Saber o que fazer

Feita por >Aline · 19 mar 2014 Ludoterapia

Meu filho de 5 anos tem medo de fazer cocô e prende as fezes. Como agir? É um desgaste emocional e físico muito grande.

A melhor resposta 21 MAR 2014

Aline, antes de mais nada é preciso investigar as possíveis causas orgânicas, como anomalias anatômicas ou até mesmo alguma fissura anal que esteja causando dor ao defecar, fazendo com que ele passe a reter as fezes. Descartadas essas possibilidades, as causas de fundo emocional são diversas e vão desde uma manifestação de teimosia por parte da criança, rigidez na limpeza por parte dos pais, etc... É difícil dizer como agir em uma situação assim sem conhecer as reais causas. Procure uma investigação emocional detalhada por um profissional qualificado que, certamente, o tratamento obterá ótimos resultados.

Att. Essence Clínica de Terapias Integradas

Eliane Aparecida Abreu Silveira Psicólogo em São José

11 respostas

22 ABR 2014

Você vai ter que atacar em duas frentes da saúde, a médica e a psicológica. Caso os médicos não encontrem nenhuma causa orgânica, a ajuda de um psicólogo especialista em crianças se faz necessário, pois muitas vezes as crianças se recusam a defecar por birra, retaliação, vergonha, constrangimento, o que deve ser avaliado. Abraço.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

21 MAR 2014

Olá Aline! Geralmente essa retenção das fezes tem aspectos emocionais envolvidos, não é uma regra, mas é comum acontecer. Algumas crianças, por exemplo, prendem por estarem envolvidas em atividades interessantes e não quererem "deixá-las" naquele momento, outras por haver algum tipo de trauma envolvido. Mas cada caso é um caso. Por isso a importância de avaliar as particularidades do seu filho. Estarei à sua disposição para uma conversa mais esclarecedora se julgar necessário.

Juliana Diniz Avelar Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

21 MAR 2014

Mãe, é provável que de algum modo a atenção que seu filho recebe de você não esteja sendo suficiente para amenizar a angústia dele ou satisfazer sua libido. Pelo seu relato, ele está apresentando um comportamento anal-sádico onde as fezes (objeto dessa atividade) é utilizada para manipular você, assim, todas as suas atenções acabam por ficar voltadas para ele, daí a razão dele postergar ao máximo sua eliminação.

O que você precisa é criar um ambiente e um relacionamento mais seguro e acolhedor para seu filho, fazendo-o entender a importância que ele tem para você, bem como impor limites e repreendê-lo (com castigos) sempre que ele não cumprir as regras do lar, como por exemplo, evacuar, tomar banho, ir dormir na hora certa, etc.

Mas lembre-se: o castigo só pode existir se antes dele você puder proporcionar um ambiente organizado e prazeroso, assim você estará proporcionando um desenvolvimento equilibrado do ID (desejos) e do Superego (regras e limitações) de modo a construir um Ego saudável em seu filho.

Abraços.

Consultório Dr. David Pecis Psicólogo em Nilópolis

1 resposta