Gostaria de saber o que fazer, meus pais que são muito rígidos

Feita por >lizyerz · 25 mai 2023 Abordagem psicológica

Estou em um relacionamento a 3 meses com uma pessoa boa, que trabalha muito o que significa que ele é muito esforçado, meus pais o conheceram e ele fez tudo o que foi solicitado pelos meus pais que são muito rígidos e religiosos, tenho 19 anos, sou jovem aprendiz em uma empresa boa mas ainda moro com meus pais, meu namorado mora sozinho, trabalha em uma empresa muito boa também, tem carro próprio e com isso fui proibida pelos meus pais de ir a casa dele e de dormir na casa dele também consequentemente, quando ia sair com ele eu deveria pedir permissão, informar cada passo meu e tinha horário para voltar pra casa caso eu me atrasasse começava a receber ligações e mensagens, nisso sempre precisavamos ir para a minha casa correndo, chegando em casa era tratada com silêncio pela minha mãe e levava uma bronca do meu pai, sexta feira decidi ter atitude e defender o que eu gostaria (passar mais tempo com meu namorado) e ajudar ele com alguns trabalhos, acabou que recebi várias mensagens do meu pai me solicitando para voltar para casa dizendo que é minha autoridade e que devo fazer o que ele manda, após dizer educadamente que não desmarcaria meu encontro e que em casa poderiamos conversar ele me ligou e ligou para meu namorado, fomos correndo para casa novamente e meus pais sairam sem dizer uma palavra, no dia seguinte meu pai decidiu tirar coisas de mim como castigo e me trataram como errada por ter escolhido fazer o que eu queria e não o que eles gostariam.. Com tudo isso gostaria de saber o que fazer?

A melhor resposta 29 MAI 2023

Voce já tem 19 anos, tempo de cortar o cordão umbilical Psicológico com a sua familia e se responsabilizar pelos suas escolhas e decisões. Significa que é responsável delas escolhas e decisões: se ainda é dependente dos teus pais, deve observar as regras impostas por eles.
Pode e deve sair de casa sim, mas se ainda depende deles financeiramente (não tem trabalho próprio) eles continuam responsáveis por voce. Se voce ficar grávida, quem assume a criança? Eles. Portanto, por mais que voce precise de liberdade, precisa provar para eles que sabe se cuidar e isso voce consegue com o diálogo.
Abraços

5817 respostas

26 MAI 2023

Olá Lizyerz! Obrigado por escrever. Será prudente conhecermos mais detalhadamente tua história. Em termos gerais, aos dezenove anos, os pais apresentam suas razões. Não há ex pai, não há ex mãe, mas há ex-namorado. De outro lado, é preciso verificar em cada caso, o quanto as pessoas, aos poucos, vão adquirindo sabedoria, maturidade e discernimento, para que vivam certo grau de liberdade. Na sociedade atual, muito complexa, consumista, altamente competitiva, com informações banalizadas pela comunicação virtual, a maior parte das pessoas demoram-se até após os trinta anos, para desenvolverem razoável maturidade. Até isso acontecer, correm riscos, com elevada potencialidade de comprometimento. Por exemplo: AIDS, filhos, envolvimentos em crimes, dentre outros.
Mães e pais, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, querem o bem de seus filhos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.