Relacionamento com minha mãe

Feita por >Branca · 8 jun 2021 Terapia familiar

Boa noite!!
Eu sou apaixonada pela minha família (mãe, pai, irmãos )... sou casada e tenho a minha família (marido e duas filhas bebês).

Minha mãe sempre me ajudou em tudo, é uma ótima pessoa. Muito prestativa, mas o que me traz hoje aqui é uma questão que muito me atormenta.

Vamos lá: Minha mãe controla todos os meus passos desde sempre, a minha infância, adolescência e até mesmo depois que eu casei. Eu me casei super rápido exatamente pq não aguentava mais isso.. mas nada mudou, inclusive piorou, agora que tenho filhos então parece que controla mais ainda. Ela quer saber exatamente tudo que eu faço o dia todo, não sei se isso é extremo cuidado ou controle.

Eu não posso sair sem levá-la, que ela começa com os jogos psicológicos dizendo que não precisa mais dela, que ela está abandonada em casa.. fala pro meu sobrinho que eu saí e não chamei ninguém. Acabo me sentindo culpada, não consigo viver com a minha família de casa.. preciso sair às vezes “escondido” não posso postar nada, pq meu marido quer sair só com a gente e mesmo saindo assim não consigo curtir pq me sinto culpada por não ter levado ela( ela sabe muito bem como controlar a minha mente, mas eu não quero mais isso

A melhor resposta 10 JUN 2021

Bom dia Branca.
Vc sofre de dependência afetiva parental.
A solução é o processo de enfrentamento, como é relatado questões psicológicas aflitivas, sugiro acompanhamento psicológico.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

10 JUN 2021

Branca,
Voce mesmo disse: me sinto culpada por não ter levado ela...
O problema não é sua mãe, voce que não consegue tirar sua mãe das tuas prioridades.
Voce precisa ser mãe para ti mesma e não mais depender dela.
Voce veio a este mundo para se realizar e não para continuar dependendo dela.
Esta dependência só eiste na tua mente... precisa se independizar afetivamente da familia.
Amar a si mesma é ousar romper com todos os padrões impostos...
Tem medo de que eles não possam te mar se fizer o que voce gosta.

5817 respostas

9 JUN 2021

Ter uma mãe que tenta vigiar cada passo seu pode ser frustrante e desencorajador. O comportamento dela talvez desgaste a relação entre vocês e seu amor por ela. Para lidar com uma mãe controladora, seja assertivo porém afetuoso ao discutir com ela e estabeleça limites claros. Procure ajuda de um psicólogo

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

9 JUN 2021

Olá Branca.
Grata por participar.
Família é mesmo tudo de bom. Mas essas ponderações que você fez são mesmo de extrema importância para que o clima familiar se mantenha funcional. Os sentimentos de culpa, opressão e mágoa reprimidos podem causar sintomas psicológicos como irritabilidade e até mesmo a depressão. Procure ajuda psicológica para aumentar a sua auto estima e assertividade, com isso ficará fortalecida e se sentirá mais confortável para enfrentar essa questão que lhe atormenta.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

9 JUN 2021

Olá Branca!
Nesse processo faz se necessário vc fortalecer sua identidade. É preciso estabelecer limites e somente você pode controlar seus pensamentos bem como delimitar o domínio de outros sobre você. Lembre se que as pessoas só fazem com você o que vc permite. É preciso força e auto estima. Podemos trabalhar isso de diversas formas na psicoterapia! Estou aqui para te ajudar!
Me chame aqui e vamos conversar!
Um abraço!

Daniela Santos Psicólogo em Belo Horizonte

17 respostas

9 JUN 2021

Olá Branca! Grato por escrever. Seu texto é bastante esclarecedor da situação. Há um modelo de convivência que os personagens se completam. Sua mãe experimenta a sensação que precisa cuidar de você, conduzir você, porque não sente você preparada para lidar com as questões (quem te preparou foi ela), o que implica culpa. Você se sente culpada por sair sem ela; assim vocês se completam. Acontece que está desconfortável, é necessário modificar a situação.
O outro somente controla a tua mente se você permitir e participar disso.
Certamente você precisa delimitar tua identidade, amadurecer a separação de papeis. Uma observação importante: pais se sentem úteis, sábios e importantes quando experimentam a sensação de que são necessários no direcionamento dos filhos, assim como apresentam alguma sabedoria de vida, e por essa razão, sabem que todo ser humano apresenta seus erros ou suas limitações, inclusive eles, pais, na educação dos filhos.
Por essas razões a autonomia dos filhos, envolve certa colocação de limites, com algum grau de desconforto.
Seja firme, mas considere que, com adequação ou inadequação, com erro ou com acerto, a intenção da sua mãe é fazer o bem para você.
Você fará o bem para si mesma, lutando por teu amadurecimento e autonomia, colocando limite nas coisas.
Estarei à disposição para aprofundamentos que se fizerem adequados ou necessários.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar se quiser entrar em contato comigo é so chamar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém