Questionar demais pode ser trantorno mental?

Feita por >Henrique · 2 nov 2022 Abordagem psicológica

Me questiono demais sobre tudo. As vezes me pergunto se estou vivo, se a realidade existe, nada parece real. Daí fico ansioso e agitado e me isolo. Isso vem acontecendo a um tempo. Eu passei a ficar sem dormir por mais de 1 mês pois não via sentido em dormir, então comecei com uma sensação de irrealidade ao ponto de eu nem falar com as pessoas e não estava sentindo mais nada. Comecei a ter alucinações auditivas e só voltei a dormir depois de tomar remédios. Hoje em dia ainda sinto isso, e isso me incomoda muito. Eu realmente não sei explicar direito o quê sinto, mas tentei meu máximo. O que pode ser isso?

A melhor resposta 7 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 NOV 2022

Não Henrique,
Questionar demais não é transtorno mental... é apenas estar procurando respostas tendo como referência as experiências passadas. Isto te trará só depressão, angustia ou ansiedade.
As respostas que te servem e que precisa são as informações que a vida te fornece, no presente, no aqui e agora e não buscar no teu passado.
Voce precisa encontrar o verdadeiro sentido da sua vida, o objetivo de estar aqui.
Precisa se conhecer, conhecer como a sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar os desafios que ela encontrou desde o primeiro dia de tua gestação até teus 5/5/anos, quais os recursos que ela desenvolveu para voce usar e se resolver nesta vida.
Que ótimo que percebeu isso Henrique.
Só falta agora recuperar a tua inteligência natural... voce a substituiu para se adaptar aos ditames da família, dos pais, da escola, da religião, da sociedade. Agora, precisa ser voce mesmo, sono da sua vida.
Precisa resolver o teu problema de carência, de dependência.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado, até voce mesmo tomar as rédeas da tua vida em tuas mãos.
Abraços

5830 respostas

3 NOV 2022

Olá Henrique, questionar faz parte da nossa natureza enquanto ser humano, mas é preciso de um acompanhamento psicológico para entender melhor tudo isso, desde quando começou, o que pode ter te levado a se sentir assim, quem era o Henrique antes disso, sua história família, enfim aprofundar mais. Mais de um modo geral, é normal e ate esperado que uma pessoa com privação de sono, ainda mais no seu caso que foram dias, que ela tenha algum tipo de alucinação. Por isso é indispensável que você procure ajuda profissional. Caso deseje, entre em contato comigo. Estou a disposição para auxiliá-lo a passar por isso.

Elaine Oliveira Psicólogo em São Paulo

8 respostas

3 NOV 2022

Oi Henrique! Obrigado por perguntar. Questionar demais, em termos gerais, com a devida busca das respostas, respeitando as necessidades humanas básicas como dormir, alimentar-se, ter atividade física, turma de colegas e conhecidos, estudos e/ou trabalho consistente, integração com os costumes éticos e saudáveis da nossa cultura, pode gerar pensadores, filósofos, sábios, dentre outras qualificações assemelhadas. Pelo texto que você escreveu, no entanto, você se sente desconfortável, tem vivido sono prejudicado, isolamento, com alucinações. Isso não é razoável. Não acontece as dificuldades e inadequações, pelo questionar; acontece pela falta de rotina temperada de vida, pela falta de trocas reais, pela falta de significativa integração social.
Será prudente que você conte com a assessoria científica de um psicólogo para reconstruir posicionamento de vida mais saudável.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.

8664 respostas

3 NOV 2022

Boa noite Henrique, pelo seu relato pode ser muitas coisas inclusive nada. Apenas num processo de psicoterapia que daria para entender melhor o seu caso. O que eu posso te dizer é que é esperado após muitos dias sem dormir, ter alucinações e sensações de irrealidade e devaneio excessivo. Agora, é preciso entender o que tem te levado a se questionar e ficar sem dormir e o que têm mantido esses comportamentos. Mas de novo, seria necessário um aprofundamento, em terapia, do seu caso.

Ariel Torres Psicólogo em Brasil