Queria ser bem tratada

Feita por >Maya · 17 mar 2023 Terapia familiar

Tenho 27 anos, sempre senti que não era a filha amada da minha mãe, que não recebo o mesmo tratamento que meu irmão por exemplo e faz alguns anos que percebo isso, ainda sem conseguir sair de casa, sofro calada. Quando eu falo em sair de casa, casamento ou coisas do tipo, coloca mil motivos para eu não o fazer, tentando de fato controlar isso. Já ouvi absurdos e quando eu falei que não gostei de ouvir isso, disse que eu tinha sorte, porque ela já ouviu coisas piores. Eu sinto que deixei de respeitar a minha mãe faz muitos anos e só tenho medo mesmo; sinto que eu sou um "boneco" e se ela sofreu, ela tem que fazer isso comigo tbm. Já pensei inúmeras vezes em passar no psicólogo com frequência, pra melhorar isso dentro de mim, porque ela eu acho que não mudará. Mas eu tenho pré-conceito e acho que meu "problema" não é tão grande assim. Enfim, é desesperador e a situação tem piorado um pouco. Obrigada por me ajudarem.

A melhor resposta 22 MAR 2023

Você está em relacionamento tóxico familiar, já passou por coisas terríveis, guarda isso aí em você, essa falta de amor e atenção estão gritando em você, sente-se como uma marionete nas mãos dela, e isso só vai piorar se você não se colocar, não impuser os limites. Ela vai sempre mandar na sua vida, vai continuar colocando barreiras mesmo para você ficar debaixo das asas dela. Você não deve nada a ela, a não a gratidão pela vida que ela te deu, de resto, se você não acordar e continuar pensando assim que seu problema não é grande, sua vida vai ser sempre debaixo das rédeas dela, você não vai casar, não vai ter filhos, não vai pra frente. Pense bem, e toma a decisão que pode mudar sua mentalidade e consequentemente toda sua vida. Entre em contato comigo que te mostro sobre as dinâmicas familiares saudáveis e doentias ( você vive numa doentia), e venha mudar isso. É você quem precisa tomar essa decisão,pra ela é cômodo que você obedeça e aguente tudo calada, ela consegue o que quer assim. Acorda! Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 MAR 2023

Maya
Quem é voce? O que veio fazer aqui? Por que nasceu? Qual o teu objetivo de vida?
Só isso seria suficiente para esclarecer o que está acontecendo contigo...
Maya, seja realmente o que é, não fique na obscuridade... Voce apenas nasceu através da sua mãe, mas não é dela.
E nasceu para se realizar, alcançar teus objetivos, teus sonhos...
Está com 27 anos e ainda não cortou o cordão umbilical psicológico com a tua mãe.
Assim, não conseguirá permitir o nascimento de voce mesma.
Tua mãe já cumpriu com o papel dela como mãe... ela te gestou, te cuidou, te educou; agora, desde os 17 anos, precisa iniciar ser pai e mãe de si mesma, precisa se responsabilizar por si mesma, pelas suas escolhas e decisões.
Precisa resolver seus conflitos, seus traumas, suas carências, sua dependencia para se tornar de fato, dona de si mesma.
O que voce espera dos outros (ser bem tratada) precisa fazer para si mesma; precisa aprender a se amar, a se respeitar, a se preferir, a ser autosustentável, se responsabilizar por si mesma, pelas tuas escolhas e decisões;
Precisa iniciar a tua caminhada, do jeito que voce quer. E não espere que tua mãe facilite as coisas para voce; voce precisa conquistar este espaço, é dever teu.
A vida é uma oportunidade possível a todos; cada um escolhe o que quer.
A vida te deu a liberdade, os recursos, os talentos... basta usá-los no meio onde voce está.
Portanto, não fique na queixa, nos julgamentos... comece a realizar.
Se necessário, faça psicoterapia para ser auxiliada... mas, já sei que vai dizer, "não tenho dinheiro"... esta também é uma escolha; é uma desculpa para não investir em si mesma.
Que isto sirva para acordar...
Abraços

5817 respostas

19 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 MAR 2023

Olá Maya! Obrigado por escrever. Nos tempos atuais, uma jovem de vinte e sete anos dizer que vivencia preconceito em relação a psicólogo, aos mesmo tempo, escreve em espaço de psicólogos, soa meio surpreendente. Surpreendente não no sentido de o preconceito existir, mas no sentido de integrar esses contextos.
A parte isso, se você der os primeiros passos, verá que psicólogo é extremamente mais fácil para lidar e explicar do que muitas coisas que as pessoas recorrem, como signo, sorte, falsos religiosos (o que mais tem), falsos políticos.
Permita-se começar trabalho com psicólogo, não se baseie na primeira ou segunda consulta. Tolere um pouco mais. Aos poucos você irá organizando um corpo de lógica que te fará perceber que está pensando, sentindo, concebendo, agindo de forma mais evoluída.
Uma observação importante, específica, que muitas vezes as pessoas não se atentam é que as pessoas, com vinte e sete anos ou algo próximo, querem e precisam treinar, exercitar autonomia, rotina própria, hábitos próprios, lugares que elas mesmas organizam, possam escolher com quem interagir, receber visitas, visitar, realizar coisas. Nessa idade aproximada só não podem descuidar de alguns aspectos: muito cuidado com a liberdade. Liberdade com más companhias, com hábitos errados, transforma-se em prisão. Outro aspecto é que os pais, com suas coerências e incoerências, com seus erros e acertos, com suas atualizações e desatualizações, mas com vivência, querem o bem de seus filhos.
Vamos dar o passo inicial?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

18 MAR 2023

Oi Maya, sinto muito que esteja passando por essa situação difícil. É importante lembrar que seus sentimentos e sua dor são válidos e merecem ser levados a sério. Não é saudável ser tratada de maneira injusta e sentir que não é amada ou valorizada. É natural sentir medo de falar sobre isso com sua mãe, mas é importante encontrar uma maneira de se expressar e buscar ajuda para lidar com esses sentimentos.

Te recomendo buscar iniciar terapia e estou aqui para te ajudar. É importante ter um espaço seguro e confidencial para falar sobre seus sentimentos e lidar com suas questões emocionais. Juntos podemos te ajudar a entender melhor seus pensamentos e sentimentos, além de ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com a situação.

Lembre-se de que você tem o direito de buscar ajuda e cuidar de si mesma.. Não hesite em procurar ajuda e apoio.

Abraços.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife