Quando temos poder, por que tendemos a abusar desse poder?

Feita por >Vitor · 31 mar 2019 Psicologia social

Estudando filosofia/história me surgiu essa dúvida, Montesquieu por exemplo, diz que é natural do ser humano abusar do poder quando tem, por quê? por que temos essa tendência?

A melhor resposta 1 ABR 2019

Bom dia , Vitor. "Abusar do poder" é uma ponta da explicação: precisamos verificar a natureza psicológica do ser humano. Esse chamado "abuso do poder" adquire seu limite a partir de onde? Por exemplo, quando vamos comprar um imóvel, temos informações sobre valores, as características do imóvel, muitas vezes temos também informações sobre a necessidade do vendedor, bem como dos problemas do imóvel. Isso é poder gerado pelo conhecimento, cujo limite entre o razoável e a exploração, são tênues. Os sentidos humanos, a memória, o aprendizado escolar, a capacidade de argumentação, geram diferentes jeitos e níveis de poder. As pessoas valorizam a si mesma exercitando a defesa dessas capacidades que tem. Assim, é possível concluir, que o exercício da ética, da empatia, da justiça, do senso de comunidade, nos darão melhor possibilidade de servir ao "nós" e não ao "eu", quando portarmos poderes propiciadores de ações justas ou injustas, em relação aos outros. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8654 respostas

1 ABR 2019

Olá Vitor, realmente percebemos isso mesmo na maioria da população, mas gosto de pensar na frase do Mario Sergio Cortella que diz: Um sábio orienta sem ofender e ensina sem humilhar . Então creio que o verdadeiro poder seria reconhece-lo e não usa-lo, claro que aqui estamos falando apenas de um tipo de poder - o intelectual, mas infelizmente muitas pessoas tendem a por muito pouco achar-se no direito do abuso de poder, ai creio que só muita educação, cultura e valores para tentar minimizar essa tendência do ser humano, afinal ninguém é mais nem menos que ninguém em uma visão macro do ser humano...

Psicóloga Vania Costa Psicólogo em Curitiba