Qual o meu problema? Queria entender melhor!

Feita por >Larissa · 28 mai 2024 Abordagem psicológica

Olá, sou a Ana.
Esses últimos dias estou me sentindo muito desanimada, estou sem vontade de cozinhar, arrumar a casa, sem ânimo até para trabalhar, minha autoestima está bem baixa também.
Não entendo o motivo disso, só estou me sentindo muito desanimada.
Com muitas brigas no meu relacionamento também, não conseguimos ficar 1 dia sem brigar, muita cobrança da parte dele ( trabalhamos juntos ), alguns comentários da parte dele como “ vc está me atrasando “ “ acho que eu fantasiei você de uma forma e você é outra “ “ se continuar assim não vamos pra frente “ me machucam muito e eu entendo que eu estou muito acomodada mais não é por vontade própria, ele me cobra mais agilidade e mais estudos, quer que eu traga algo novo pra nossa empresa como ele está fazendo mais nada me anima.
Também fico bem chateada com a falta de respeito, ele tem um temperamento forte, onde me xinga de todos os nomes, se estressa rapidamente com qualquer coisa, exemplo se eu estiver vendo o gps do carro e errar uma entrada ele já me xinga, briga comigo e eu fico evitando o máximo fazer qualquer coisa errada para não brigarmos, tirando que fica agressivo..
Acredito que eu esteja sobrecarregada, dia todo fazendo tudo pra não errar e mesmo assim ele arruma alguma coisa para brigar comigo.

Só sei que isso está me matando, tudo que eu queria era uma vida e um relacionamento normal, antes não tínhamos dinheiro mas a nossa vida amorosa era boa e hoje temos dinheiro e nossa vida amorosa é pessima. Já conversamos sobre isso, já colocamos na mesa tudo que um e outro não gosta mais no mesmo dia ele já se estressou comigo por motivo besta e me desrespeitou me ofendendo verbalmente.

Estou cansada mais não quero terminar, estou tentando fazer dar certo mais sinto que estou me desgastando também.

A melhor resposta 29 MAI 2024

Olá, Ana. Primeiramente, quero dizer que sinto muito por tudo o que você está passando. Parece que está vivenciando um momento muito difícil em seu relacionamento e isso está afetando a sua saúde mental e emocional.

É importante lembrar que suas emoções e sentimentos são legítimos e válidos, e que é natural passar por momentos de desgaste e cansaço diante de tantas cobranças e conflitos. Provavelmente seu desanimo e sua baixa autoestima estão totalmente ligadas ao momento que você esta vivendo, acredito que em seu texto já lhe a resposta que deseja.
Neste momento, é fundamental que você cuide de si mesma e priorize a sua saúde emocional. Procure se conectar com as suas emoções, identificar as suas necessidades e limites, e buscar formas de cuidar de si mesma, seja através de momentos de relaxamento, atividades que lhe tragam prazer, ou procurando ajuda profissional, como a terapia.

Lembre-se de que você merece ser respeitada e cuidada, e que é importante colocar a sua saúde e bem-estar em primeiro lugar. Não hesite em buscar ajuda e apoio, seja de familiares, amigos ou profissionais de saúde mental, para encontrar caminhos que possam te ajudar a lidar com essa situação de forma mais saudável e construtiva. Você não está sozinha!
Fico feliz que tenha encontrado um espaço aqui para desabafar!
Espero que fique bem, abraços.

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

23 respostas

4 JUN 2024

Olá, Ana, espero encontrá-la bem.
Imagino que esteja claro para ti que existe agressividade e violência no teu relacionamento. Antes de buscares atenuar isso para que não se depare com a difícil pergunta "como eu me viraria sozinha", peço que leia o teu relato novamente, mas agora como se tu não fizesse idéia de quem é a Ana.
Eu falo isso, pois me parece que quando falas do desanimo e da baixa autoestima, podes não estar percebendo o que uma relação na qual convivemos e normalizamos a violência pode fazer com uma pessoa. Eu não sei qual a tua realidade, mas te garanto que existe sim um cenário na qual tu podes ser forte, confiante, certa de si e livre para erra e também para acertar.
Sugiro fortemente que inicie um processo psicoterapêutico o quanto antes. A transição para uma vida feliz só parece difícil, mas quando é feita é como se sempre parecesse necessária!
Eu me coloco à disposição e iremos encontrar um valor que fique bom para ambos. Fico aguardando o teu contato.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

93 respostas

4 JUN 2024

Bom dia Larissa.
Pelo seu relato você se sente cansada de tentar manter a relação e não entender o que está acontecendo.
Iniciei seu processo terapêutico para que você possa ter um.auto conhecimento e ir resignificando seus sentimentos, bem como entender qual é o seu lugar dentro da relação do casal. Ok
Espeto poder ajudar.
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

130 respostas

30 MAI 2024

Oi Ana Larissa,
Voce se coloca com problemas, mas não há problemas. Há situações. Estas situações podem ser tranaformadas em possibilidades ou problemas.
Voces estão trabalhando juntos, mas necessariamente o objetivo de vida de voces não é o mesmo. Cada um tem o seu objetivo.
Por não se conhecerem, um joga sobre o outro os conflitos, os traumas, os bloqueios que deveriam ter sido resolvidos antes de se casarem e não o fizeram. Podem sim resolver agora desde que aja mutua ajuda e não jiulgamentos, cobranças, agressividade.
Se querem permanecer trabalhando juntos, precisam fazem Psicoterapia para ver, analisar e sanear cada um as suas demandas internas. Os conflitos que estão aparecendo são oportunidades para aprenderem, achar soluções, mas não estão percebendo e por isso, estão se destruindo, como pessoas, como casal... logo logo o dinheiro também vai começar a sumir, a faltar.
Ou voces se tornam UM ou o negócio, a empresa não vai subsistir.
Pensem bem e iniciem este investimento básico: vocês mesmos.
Abraços
Estou à disposição!

6349 respostas

30 MAI 2024

Olá, sugiro que busque a psicoterapia para olhar para dentro do seu casamento e refletir o que depende de você para chegar num casamento normal, como você coloca, e o que não depende você. Viver uma vida tentando atender as expectativas de outra pessoa, tentando evitar conflitos que não depende de você, é realmente muito desgaste e precisa de muita energia o que pode justificar o seu cansaço. Busque acompanhamento terapêutico para ter um qualidade de vida, seja ela com seu marido ou não.

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

29 MAI 2024

Olá Ana!

Você comentou não saber o motivo para estar tão desanimada. Ao mesmo tempo, relatou uma situação bem estressante de constantes brigas, xingamentos e pressão na sua relação.

Embora pelo curto relato não seja possível afirmar, é possível que esse contexto cansativo da relação com seu companheiro tenha, se não contribuido para gerar, ao menos contribuído para manter esse desânimo e baixa autoestima.

Você dizer que isso está te matando indica o quanto essa situação está realmente sofrida e adoecedora. Apesar disso, não há desejo seu em terminar, quais são suas motivações para manter a relação? Há motivos para crer que seu companheiro está disposto a mudar?

É importante nesse momento se cuidar para que tudo isso não afete mais a sua saúde mental. Foque em si, permita-se ter momentos de autocuidado e de lazer e busque ajuda se o sofrimento continua. Na terapia você pode encontrar meios para fortalecer sua autoestima e lidar com essa situação.

Desejo que encontre alívio e melhora. Fico à disposição para auxiliar nesse caminho Ana.
Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

29 MAI 2024

Olá Ana, espero que esteja tudo bem com você.

Muito obrigado por compartilhar um pouco de sua história conosco. Pelo seu relato, muito do que você tem sentido parece ser fruto da maneira como tem se relacionado com seu companheiro. Esse tipo de excesso de cobrança e insatisfação, de maneira continua, como você aponta, traz um desgaste natural na relação, e um afastamento entre as partes. Isso, ao longo do temo, prejudica demais a qualidade de uma relação. Geralmente quando temos problemas de comunicação e comportamento, que demonstram cenários de insatisfação, é porque existe alguma necessidade que não está sendo atendida em alguma das partes, ou em ambas. É importante que, para você dois, esteja claro quais essas necessidades que não estão sendo atendidas. No entanto, essas necessidades de cada um não precisam sem colocadas com agressividade ou rispidez, como seu companheiro tem feito. Elas podem ser colocadas de maneira assertiva, em um diálogo adulto e franco. Por isso, inicialmente, sugiro vocês descobrirem quais as necessidades que não estão sendo atendidas na relação, do ponto de vista de cada um. É interessante também que vocês possam fazer uma auto reflexão sobre a possibilidade, ou não, dessas necessidades serem atendidas, pois se isso não for possível, cabe refletir também sobre a possibilidade da relação de vocês. É importante você identificar seu limite, como você está fazendo agora, e buscar ajuda sempre que ele estiver sendo ultrapassado, como é o caso. Um acompanhamento psicoterapêutico pode te ajudar neste momento, e um profissional de Psicologia pode atuar para melhorar a comunicação do casal, em vários sentidos. Se possível, busque esse profissional e inicie um processo de psicoterapia, pois você pode encontrar uma melhora considerável para lidar com esse contexto que relata, resgatando sua autoestima e seu sentimento de realização pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

29 MAI 2024

Bom dia, Ana! Obrigado por escrever. Lidar com o papel de marido e mulher já é um papel complexo, difícil. É preciso sabedoria, tolerância, empatia, reciprocidade, para lidar. Imagine se sócia, colega de trabalho, ao mesmo tempo em que esposa, ainda carregando o peso de não poder errar. Esse não é um problema seu, é um panorama de vocês, que ele também pode, deve e precisa melhorar.
As questões mais específicas, mais íntimas tuas, devem ser aprofundadas, ter sua análise enriquecida em processo científico a ser vivenciado com a assessoria de um de nós, psicólogos.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9308 respostas

29 MAI 2024

Boa Noite, Larissa
Entendo sua necessidade de compreender melhor seus problemas e isso é um passo importante rumo ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal. Na psicoterapia, nosso objetivo é justamente explorar essas questões juntos, identificar padrões de pensamento, emoções e comportamentos que podem estar contribuindo para seus conflitos internos e para suas dificuldades. É um processo de investigação e reflexão que nos permite acessar camadas mais profundas de nossa mente e emoções, para que possamos encontrar novas maneiras de lidar com as situações que causam sofrimento.

Durante nossas sessões, estaremos juntos nessa jornada, trabalhando para identificar suas preocupações, angústias, medos e questões mal resolvidas. Através do diálogo, da reflexão e do autoconhecimento, vamos colaborar para que você possa entender melhor seus problemas, reconhecer suas forças e fraquezas, e buscar soluções eficazes para lidar com suas dificuldades e alcançar seu bem-estar emocional e mental. Lembre-se que o processo de psicoterapia é individualizado e respeita seu tempo e suas necessidades, sempre visando promover seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Gabriela Back Psicólogo em Santa Cruz do Sul

1 resposta