Eu queria entender como posso mudar a minha mente.

Feita por >Michael · 6 dez 2023 Abordagem psicológica

Olá. Me chamo michell tenho 24 anos de idade. Eu queria entender como posso mudar a minha mente. O meu grande problema é o fato de eu não conseguir viver, eu sinto medo o tempo todo, medo de viver de tentar se sair na rua, de compromissos e principalmente de mim. Eu não sinto vontade de tentar mais nada, não consigo gostar de nada só consigo ficar um pouco bem quando posso ficar quieto no meu canto de preferência sem ninguém sem barulho deitado. E eu me culpo muito por que tenho a habilidade de muda a minha vida só não tenho força. Eu não tenho nenhum tipo de relacionamento mais nem amigos. Pra mim nada mais importa além da dor de perda que sinto, uma dor de luto como se algo tivesse morrido e levado a melhor parte de mim, e eu me sinto triste, fraco meu corpo não reage sinto um peso real como se eu tivesse morrendo de preguiça o tempo todo,e sinto invisível como se a minha vida não importasse como algo pode me salva se não consegue nem me ver ?
Toda vez que eu penso que vou acorda e ter que viver mais um dia "aguentar" alguma coisa eu já entro em conflito total. Eu já busquei a deus, ao centro, como meu orçamento não ajuda só passei por psicologo uma vez. A real é que eu não consigo mais ter esperança de que algo va acontecer pra mim ou por mim. Tô cansado eu me sinto vivendo obrigado eu nasci por acidente parece que não tenho uma história. e ao mesmo tempo parece que tudo depende de mim mais o que vive em mim me controla e me prende me esconde e me atenta o tempo todo. tanto sofrimento sem sentido. É assim que é todos os meus dias, já tive crise 3 vezes na vida uma aos 10 anos passava o dia dormindo e a noite chorando sem saber o motivo da dor, depois aos 13 quando eu cismei que o mundo ia acabar e que tudo era injusto. E aos 20 anos quando tentei me mata, nas vezes que saia na rua rezando pra apanha ou me machucar e eu nunca sabia o pq de sentir a necessidade de se ferir até perceber que essa necessidade era pq eu estava machucado por dentro e ngm tava vendo entao se eu tivesse machucado por fora talvez me sentiria mais confortável e seria cuidado então. bebia todos os dias muita dose pra trabalha pra acorda cedo pra sair de casa, pra tudo. Mais o tempo passou eu encarei o fato que eu não vou conseguir acaba com isso então aceitei e desde então eu não bebo mais nenhum tipo de bebida alcoólica. Porém continuo sem conseguir fazer minhas obrigações naturalmente e todo dia eu peço a deus pra me livra disso tenho medo de nunca mais conseguir fica bem, nem que seja por algumas horas por que eu não aguento mais juro já tentei de todas as formas acha o problema mais acho que ele tá dentro de mim. Desculpe o textao. Medo de perde a cabeça e volta a beber ou fazer algo sei lá. Obrigado

A melhor resposta 16 FEV 2024

Olá, Michael!!

Seja bem vindo! Não precisa se desculpar pelo texto, aqui é um espaço para tirar dúvidas iniciais. Perceba que essa falta de força e vontade não são irreais, e que essa falta deriva de alguma característica.. ou transtorno mental. O que você ainda não sabe é do que se trata exatamente. Nessa perspectiva, a ciência da Psicologia auxilia na identificações dos sintomas e também dos transtornos envolvidos. Para tal é essencial agendar a consulta psicológica. A primeira sessão é de entrevista, onde é realizada uma anamnese da sua história de vida. É essencial essa etapa para seu atendimento e tratamento mais assertivo. Sou psicóloga e como profissional da área há 10 anos te oriento iniciar um tratamento com profissional, querer entender o que te deixa assim e quais sao os possíveis recursos para desenvolver uma melhor qualidade de vida. O mais importante você já está fazendo, procurando ajuda. E isso é uma força dentro de ti expressa em seu comportamento. Fico à disposição. Abraços e espero que fique bem.

Carolina Macêdo de Souza Psicólogo em Ribeirão Preto

3 respostas

29 FEV 2024

Oi Michael! Que bom que você escreveu! Você escreve demonstrando bons recursos de expressão escrita. Também quero te assinalar que é muito bom você ter parado de beber. Pelo relatado, a questão central está no limite entre o seu "eu" e o seu "nós". Acontece, com razoável frequência, nos tempos atuais, tecnológicos, virtuais, de das pessoas se fecharem e depois acharem extremamente difícil trocar convivência com as outros. Quando as pessoas persistem na busca de interações, aos poucos vão se familiarizando e, depois de um tempo, a interação fica espontânea, natural. Será esse processo que você precisará tornar normal. O começo será difícil, tirará do hábito de fuga, de conforto, mais depois as coisas ficarão mais harmônicas.
Estaremos a disposição para contribuir para você se organizar, a partir dos tempos, das vivências atuais.
Atenciosamente,