Eu não consigo entender o que quero

Feita por >Dina Paula · 14 jun 2019 Angústia

Bom, estou passando por um momento que está me deixando angustiada ! Não consigo me entender ! Eu quero muito algo e quando eu consigo vejo que não era aquilo que eu queria e não sou feliz com tal !
Exemplo que estou vivendo no momento: Queria muito sair de onde eu estava para morar em outro lugar , tinha tentado mais não dava certo, agora deu certo , só que agora estou angustiada no lugar , não estou feliz e vejo que aqui não é o lugar que eu quero estar ! Eu não sei o que eu quero mais , nem o que é melhor para mim nem o lugar nem nada mais ! Me ajudem estou tendo pesadelos constantes , muita insônia por conta disso

A melhor resposta 15 JUN 2019

Olá Dina.
Nossos pensamentos, sentimentos e ações são controlados pelo nosso emocional inconsciente. Vivemos com a errônea sensação que podemos controlar as situações da vida através de força de vontade e decisão pessoal consciente. Muitas vezes, assim como acontece contigo, podemos até ter atitudes diferentes para resolver conflitos, atitudes essas sugeridas por familiares, amigos ou conselheiros que nos pareçam boas e que nos ajudam a mudar alguns detalhes da vida. O fato é que lá na frente, depois de algum tempo, maior ou menor dependendo de cada um, as angústias e conflitos retornam, ás vezes da mesma forma, outras vezes esses conflitos voltam com uma "roupa" diferente, ou seja, um conflito diferente mas que está ligado à mesma causa emocional.
Dessa forma, sugestões para você ter tais ou quais atitudes pouco ajudam. Em uma psicoterapia você precisa trabalhar o emocional inconsciente. No teu caso, entendo que você possui uma programação ligada a uma insatisfação profunda que você precisa ficar, constantemente, projetando em tua vida como que para "mostrar" ao mundo como você está infeliz. Esse teu "método" ,lógico, faz você sofrer. Porém, em algum ponto no fundo de tua psiquê ele alivia algum tipo de ansiedade que você carrega. É esse ponto que precisa ser trazido à consciência e resolvido dentro de um processo terapêutico. Abraço.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

15 JUN 2019

Olá Dina Paula Martins! Obrigado pela participação. Há inúmeros poetas que descrevem esse estado. Consigo visualizar com certa riqueza esse processo interno seu. Ele faz parte das pessoas. A pergunta que você deve se fazer é se você tem se permitido aprofundar suficientemente cada experiência? Outra pergunta: você tem conseguido ter um estado mental de "degustar" suas conquistas? Certamente há ansiedade e idealização do desconhecido. Redimensione o tempo e a variação das buscas, para que você possa buscar menos coisas, com mais qualidade e com oportunidade de conhecer e desfrutar de forma mais profunda. Isso vale para cursos, amizades, vínculos, experiências. Espero ter contribuído. Um abraço: Ary Donizete Machado