Qual é o tempo de atendimento de um psicólogo do serviço público?

Feita por >Jose Elias Silva Dos Reis · 5 abr 2016 Terapia cognitivo-comportamental

Olá! Gostaria de tirar uma duvida. Estou procurando há tempos por psicoterapia e fui para um conceituado hospital público aqui do Rio. Depois de vários meses, fui atendido com psicólogo de família por 30 minutos por sessão. Achei o tempo insuficiente para uma terapia, mas um funcionário que trabalhava lá disse que o tempo não é pela demanda. Além disso, o terapeuta foi frio e não pude escolher o tipo de terapia. Abandonei o tratamento depois de algumas sessões (a briga foi feia ). Fiquei sabendo que em São Paulo o tempo é de 50 minutos para cada sessão (mas é por estagiário e na abordagem que cair tem ficar ou sair, não se pode escolher). Por que essa diferença de tempo se a gente paga imposto? O tempo deveria ser igual. Que lei é essa? Ela existe mesmo? Meu colega disse que várias sessões dele foram de 20 minutos no mesmo hospital de psicanálise Freudiana (ele também abandonou, pois o terapeuta não se entendeu com ele). Com os psicólogos particulares você pode escolher a abordagem, além do tempo ser também de 50 minutos a uma hora. Além disso, há terapeuta (público e particular) que não trata crianças, família, casais e grupos, pois depende da especialização. Gostaria de um esclarecimento. Obrigado.

A melhor resposta 6 ABR 2016

Olá CD instituição e cada consultório trabalha com um tempo. Todos estão corretos. A abordagem claro VC pode escolher o profissional particular que já trabalhe com a abordagem que vc deseja. Mas não ao contrário... Fazer o profissional trabalhar com a abordagem que vc quer! Afinal vc tb não diz qual quer. Qd eu iniciei o trabalho de psicologa hospitalar eu te nha 15 minutos p conhecer meu paciente saber algo dele p qd voltasse da cirurgia 3 dias depois q fosse destinado trazer de novo a vontade de viver. Então quero te dizer que não é o tempo q vc fica com o psicólogo é sim o que vc aproveita do tempo qd está lá. Tb um Psicoterapeuta escolhe o que quer atender. Me parece que tanto as instituições terem escolhas bem como os profissionais te incomoda e tornasse um pretexto para VC se afastar do seu tratamento. Reveja isso, comece uma terapia falando sobre isso. Sucesso.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

29 DEZ 2016

Varia muito, mas quando o profissional tem uma demanda grande já ouvi sobre sessões de 20 minutos. O mínimo que eu já fiz foram 30 minutos em uma clínica médica que atendia por convênio. Mesmo quando não se tem tantas pessoas para atender, o tempo varia muito. As técnicas psicoterápicas devem ser adaptadas ao tempo disponível. Espero ter ajudado.

Verena Freire Psicologia do Esporte Psicólogo em Salvador

28 respostas

18 ABR 2016

Olá José Elias. A maioria das terapias tem a hora de sessão de 50 minutos, mas isso é relativo, a psicanálise Lacaniana utiliza o tempo lógico e este tempo vai variar de uma sessão para outra, que pode ser só de 15 minutos por exemplo, porque o mais importante não é quantidade e sim a qualidade. Se o terapeuta souber trabalhar com os insights, pode ser muito eficiente. Você pode buscar terapia em faculdades de psicologia também, é com estagiários mas sob supervisão de professores, assim como acontece com alguns postos de saúde, mas você não deixa de ter razão, pois atendimento público não é gratuito como se costuma pensar, os impostos existem para cobrir as necessidades da população.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

14 ABR 2016

Olá José! O tempo de atendimento depende da demanda do cliente. Em clinicas que atendem planos de saúde e hospital público, o atendimento é de 30 minutos, mas em consultórios particulares de acordo com a abordagem pode ser 40 minutos ou 50 minutos. Fique tranquilo esse tempo é necessário para o tratamento, porque é feita intervenções psicológicas, psico-educação, e você vai para sua residência fazer suas reflexões. Abraço.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

8 ABR 2016

Boa noite,
Trabalho em um Ambulatório de Saúde mental no interior de Sp e lá como a demanda é muito grande, a maior parte dos atendimentos é feito em grupo com duração de 1:30 e acontece quinzenalmente. Somente os casos mais graves que não é possível se trabalhar em grupo são atendidos individualmente. Nesses casos a duração da sessão é de 40 minutos e também são quinzenais.
Não há possibilidade de se escolher o profissional ou abordagem do profissional,o paciente tem que ser atendido para quem for encaminhado. No Sus geralmente os atendimento são assim, há muitos pacientes e poucos profissionais que sinal são muito mal remunerados.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

7 ABR 2016

Olá, José Elias! Você menciona vários pontos distintos para serem respondidos. Entendi que te incomodou o fato do tempo de atendimento ser inferior ao de São Paulo. Existe uma Resolução do CFP 010/2000 que especifica e qualifica a psicoterapia como prática do(a) psicólogo(a) e que foi construída com a perspectiva de orientá-los(as) no exercício da profissão, atentando principalmente aos princípios e procedimentos que qualificam essa prática.
Essa Resolução não define especificamente o tempo de duração do atendimento e, mesmo considerando as diferentes abordagens adotadas na prática psicoterapêutica, isto não dá em absoluto aos ou às instituições o direito de decidir por esse aspecto indiscriminadamente. Mas, não existe uma determinação ou lei que defina o tempo de duração de uma sessão. É importante que o(a) psicólogo(a) tenha clareza dos limites relacionados às técnicas e à teoria adotada, garantindo a qualidade dos serviços prestados. A qualidade do serviço é o mais importante. É comum, principalmente em atendimentos particulares, que o tempo seja de 50 minutos, mas o(a) psicólogo(a) é quem deverá decidir quanto à isso, desde que ofereça um serviço de qualidade. De fato, a informação que te passaram quanto ao tempo ser definido pela demanda é verdadeiro. Não é a demanda que definirá o tempo da sessão. Claro que é possível que algumas sessões ultrapassem o tempo, em ocasiões especiais e necessárias. Entretanto, a frequência e a quantidade de sessões por semana (1 ou 2 vezes por semana, 1 sessão a cada 15 dias) normalmente estão relacionadas com as demandas apresentadas, ficando a critério do psicólogo em comum acordo com o paciente/cliente.

Em relação à abordagem, isso depende do tipo de especialidade e estudo de cada pessoa, não sendo possível que o cliente/paciente decida que o seu psicólogo deverá seguir tal abordagem se não for a abordagem dele. O que é possível é que o cliente/paciente escolha o seu psicoterapeuta a partir de sua abordagem. Infelizmente, o que acontece é que, em razão da quantidade de pessoas que têm buscado por psicoterapia, as instituições públicas não possibilitam a escolha da abordagem posto que não existe tanta variação de abordagens ou agendas disponíveis e, para que seja possível agilizar o início do atendimento, ele encaminham para o profissional que tiver disponibilidade.

Alguns psicólogos(as) também são bem específicos quanto ao público que atende, sendo de escolha dele atender crianças, adultos, famílias, casais e determinados tipos de situações e casos. Isso não significa preconceito ou discriminação, mas está relacionado com o tipo de conhecimento e especialização ao longo da vida profissional do psicoterapeuta. Algo semelhante a um advogado que atua na área de defesa do consumidor que, normalmente, não aceita casos da área cível.

Contudo, o que realmente precisa ficar claro é que, em uma psicoterapia, você precisa sentir-se bem para falar sobre as coisas que te incomodam e para tirar todas suas dúvidas quanto ao funcionamento dela. Não permita que suas dúvidas sobre a estrutura da terapia te atrapalhe de realizar um trabalho que é importante e significativo na sua vida. Acredito que se buscou auxílio é porque precisa. Então, não deixe de buscar outro psicólogo e expor a sua necessidade. Como dito anteriormente, o mais importante não é o tempo da terapia, mas o aproveitamento que você faz dela. Existem terapias que têm a duração de 50 minutos, mas apenas 5 minutos são aproveitados pelos clientes/pacientes. Busca um psicólogo(a) e abra seu coração para estar presente na terapia.

Boa sorte!
Qualquer coisas, estou a disposição.

Thayane Salgado Psicólogo em Salvador

21 respostas

7 ABR 2016

Olá José, tudo bem?
Serviços hospitalares de saúde não são a mesma coisa que psicologia clínica, o que pode ter te confundido. O serviço de um psicólogo dentro do hospital é diferente de um psicólogo que trabalhe com psicologia clínica seja ela pública ou particular. Dentro de um hospital, a demanda e o tipo de atendimento é diferente do de um psicólogo de uma UBS, ou de um psicólogo particular, por exemplo. NO hospital,o foco do trabalho deve ser a questão da doença que levou à hospitalização e as questões que envolvem a demanda referente ao hospital. Na UBS, por exemplo, são tratados outras queixas, mais leves e entendidas como mais gerais no que diz respeito ao funcionamento da vida da pessoa como um todo. Porém nos serviços públicos como hospitais, CAPS e UBS, sabemos que a procura e necessidade por atendimento é maior do que o número de psicólogos disponíveis, o que inviabiliza a possibilidade de uma psicoterapia de longo prazo para aprofundar diferentes questões pessoais, que é o que me parece que você está buscando. Assim, estes serviços acabam focando em determinados aspectos dentro do que é necessário de sua função e então o paciente tem alta daquele serviço, onde se trabalhou as questões necessárias de se trabalhar naquele serviço. No consultório, isso se torna mais livre, pois quem gerencia esse tempo é o profissional e, mesmo que ele tenha uma lista de espera de atendimentos, não há uma cobrança do serviço para que ele dê conta daquela lista.
Não existe uma lei ou regra específica que determine o tipo de atendimento e o tempo exato para as sessões.
Você combinar com o terapeuta é como se dar bem com um amigo: algumas pessoas se tornam bons amigos pq vocês tem afinidades e outras pessoas você não se dá bem, assim como o terapeuta. Bem provável que vocês não tenham se dado bem, acontece.
Alguns serviços podem sim, oferecer um tempo menor, outros oferecem tempo livre a depender da demanda do paciente, o que se tem, em geral, é um consenso do uso dos 50 minutos, mas isso, nem de longe, é uma regra.
Caso seu interesse seja iniciar uma psicoterapia de longo prazo e você não tenha dinheiro disponível para isso no momento, procure as clínicas escola das faculdades de psicologia, onde elas atendem de graça ou a um preço simbólico e, quando chegar ao final, você pode verificar com o terapeuta se é possível a continuidade com ele e como seria, bem como pode solicitar continuar sendo atendido por outro profissional neste mesmo serviço.
Em relação à segunda parte de sua pergunta, sobre quem trata o que é, isso é bem verdade mesmo. Existem profissionais que acabam se especializando em determinadas faixas etárias ou queixas e preferem não aceitar casos que sejam muito diferentes de sua especialidade. Em um paralelo, é como médico: não existe cardiologista, dermatologista, etc? Então, existem também psicólogos de crianças, de idosos, de casais, de avaliação, etc...
Espero ter ajudado!

Camilla Monti Oliveira Psicólogo em São Paulo

7 respostas

6 ABR 2016

ola jose elias!!!! saudaçoes!!!! te recomendo procurar um psicologo em alguma universidade que tenha o curso de psicologia...na clinica da universidade, no departamento de psicologia, ok? o tempo por sessao geralmente é de 50 minutos, 2 x por semana, no inicio de uma psicoterapia, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

6 ABR 2016

Quando o psicólogo atua dentro de instituições ou planos de saúde muitas vezes tem que se submeter as regras daquele serviço. Já trabalhei com planos de saúde e uma das regras que eles colocavam para dar conta da demanda (que era grande) era agendar o paciente com o psicólogo que tiver horário livre mais próximo, evitando que o paciente ficasse muito tempo na fila de espera. Você precisa verificar quais são os critérios da instituição onde você solicitou atendimento. Vale a pena ressaltar que o profissional formado em psicologia sai habilitado para atender qualquer público, porém conforme vamos aprimorando o nosso conhecimento, através de cursos, vamos nos especializando e refinando o nosso público, como por exemplo o meu casa, sou especialista em psicologia clínica e hospitalar e só atendo adultos. Espero ter contribuido com seus questionamentos. Abraços

Psicóloga Paula Reani Psicólogo em Jundiaí

1 resposta

6 ABR 2016

Independentemente se o serviço é público ou particular, acredito que deve haver um mínimo de 45 minutos. Se a demanda for grande, a instituição deve se organizar para que possa dar conta de deixar pelo menos 45 minutos para cada atendido. As terapias familiares, às vezes, até ultrapassam este tempo, visto que é mais de uma pessoa que o terapeuta deve escutar e observar.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo