Psicólogo TOC

Feita por >Ivan R. · 9 abr 2015 TOC

É verdade que uma pessoa pode desenvolver TOC porque não resolveu bem um caso de perda (fim de um relacionamento)?

A melhor resposta 12 ABR 2015

Boa noite, Ivan! O Transtorno Obsessivo Compulsivo e transtornos relacionados se diferenciam das preocupações e rituais típicos das diferentes fases do desenvolvimento. Requer uma avaliação cuidadosa que pode incluir vários fatores relacionados. Qualquer relação de impacto emocional pode fazer emergir qualquer significação clínica importante a ser investigada por conta de prejuízo no funcionamento do indivíduo, seja a nível de pensamentos, sentimentos ou ações. O término de um relacionamento pode vir a consubstanciar isso. Sugiro o início de uma Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Boa sorte. Márcia Cristina Gil.

Márcia Cristina Gil Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

14 ABR 2015

Vários fatores estão associados ao TOC. No caso específico da sua pergunta acho pouco provável. Não se conhece bem a etiologia, ou seja, o que causa o TOC, mas sabe-se que está relacionado a fatores genéticos e ambientais.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

13 ABR 2015

Olá Ivan, boa noite!
Existem vários fatores em relação à doença ainda não esclarecida, porém, pode ser considerado alguns aspectos envolvidos. Geralmente, pessoas com essa doença, acreditam em certos rituais que conflituam seu modo de pensar, assim chamados de "Distorções cognitivas". Esses pensamentos acabam interferindo no funcionamento diário em todos os setores da vida de uma pessoa. Sugiro acompanhamento psicológico. Abraços, Adélia

Psicóloga Adelia de Jesus Psicólogo em Mogi das Cruzes

17 respostas

10 ABR 2015

Bom dia Ivan,
Muitas podem ser as causas de uma pessoa desenvolver TOC. Pode estar relacionada a predisposição genética (alterações funcionais e da neuroquímica cerebrais). Como também relacionado a fatores psicológicos no processo de aquisição de aprendizagem. Onde de forma equivocada ocorre a compreensão das informações e da realidade que o cerca e assim ocasionando dificuldades em lidar com situações gerando muito medo e ansiedade. O TOC é um transtorno que causa muito sofrimento, buscar ajuda profissional o quanto antes evita maiores desgastes e perdas emocionais. Independente da causa, há um sintoma que deve sim ser cuidado com tratamento adequado.

10 ABR 2015

Olá Ivan, o Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC, é um transtorno de ansiedade que envolve obsessões (pensamentos) e compulsões (comportamentos). Geralmente os pensamentos são intrusivos e como tentativa de pará-los a pessoa começa a ter comportamentos com o intuito de eliminar os pensamentos. Ex: eu acredito que estou com alguma sujeira que vai adentrar pelos poros e que pode me levar à morte, então eu só sossego se lavar as mãos cinco vezes seguidas. Então as causas do TOC são muito variadas e vai de acordo com a experiência de vida de cada indivíduo. Talvez o fim do relacionamento seja só a última gota d´água para agravar comportamentos já existentes anteriormente.
Espero ter ajudado.

Att,
Vanessa Castro

Vanessa Silveira Castro Psicólogo em Fortaleza