Tratamento para TOC

Feita por >Lizzie · 18 nov 2020 TOC

Fui no caps para tratar meu TOC, lá me receitaram topiramato 50mg
Sei que enquanto psicólogos não é da sua área a questão dos medicamentos, mas acredito que devam saber sobre as possibilidades de tratamento.

Todos livros e profissionais que escutei falando indicam que a primeira linha de tratamento pro TOC são antidepressivos, em especial os ISRS. Então, o médico do caps (que nem era psiquiatra) me receitou um remédio para convulsão: o topiramato.
Além de que esse remédio tem efeitos colaterais muito mais severos e menos evidências de eficácia no tratamento do toc.

Estou exagerando ou realmente tem algo estranho nisso tudo?

A melhor resposta 18 NOV 2020

Lizzie. O médico tem conhecimento para medicar uma pessoa e ao ler uma bula ou buscar na internet realmente podemos ficar confusos... recomendo que se tem dúvidas qto a medicação procure uma segunda opinião.
Abraços
Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 NOV 2020

Olá Lizzie! Obrigada por sua participação.
Primeiramente quem te diagnosticou com o TOC? Essa consulta que compareceu lhe deram o diagnóstico, ou um médico anteriormente o fez? Não somos responsáveis por passar receita de medicamento a pacientes, nossa responsabilidade é ter conhecimento na área, mas principalmente saber o tratamento psicológico mais adequado para cada um.
Pelo seu relato, está insegura quanto a medicação. Por que não pergunta para seu médico? Ou então possa procurar outro profissional da saúde que confie e tenha segurança em relatar o que sente? A desconfiança é um traço da sua personalidade? Penso que além do medicamento é preciso você ter acompanhamento psicológico para lidar com os sintomas do TOC e demais situações que venham ocorrer durante o processo. Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Caso precise de mim, estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

19 NOV 2020

Olá Lizzie! Grato por escrever. Precisaremos te conhecer de forma muito mais profunda para te ajudar. Medicamentos seguem padrões; pessoas são muito complexas e ricas, precisam de atenção personalizada.
Os medicamentos também apresentam suas descrições não tão claras, variações e efeitos que modificam de pessoa para pessoa.
Não é bom procedimentos levar ao pé da letra o que está escrito nas bulas. É preciso que profissionais com vivência e consistência cientifica, possam ajudar a analisar.
TOC sem psicologia, signfica ingnorar a essência da organização desse comportamento. Procure por um de nós e passe por caminhada científica profunda, em psicologia. .
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.