Existe cirurgia hoje no Brasil para quem sofre de TOC?

Feita por >Isabel · 27 jul 2021 TOC

Tenho TOC desde os meus 15 anos e hoje tenho 45. Faço tratamento sem sucesso. Existe cirurgia para meu caso ???

A melhor resposta 28 JUL 2021

O TOC é um transtorno que envolve questões de natureza biológica, como predisposição genética, alterações funcionais e da neuroquímica cerebrais, além de fatores psicológicos, como aprender de maneira errada a lidar com o medo e a ansiedade, como a realização de rituais para se livrar do sofrimento ou evitar contato que cause medo com objetos, pessoas ou situações, ao invés de enfrentá-los. O psiquiatra deve recomendar o tratamento para o transtorno obsessivo-compulsivo com base no uso de medicamentos. Antidepressivos geralmente são usados ​​para adultos e crianças. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é o método de tratamento psicológico mais adequado para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, sendo essencial para reduzir a ansiedade e controlar os comportamentos causados ​​pela doença. Não existe cirurgia nesse caso.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto

25 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 AGO 2021

Olá Isabel, existe um tratamento inovador no Brasil à base de radiocirurgia com o uso de um equipamento chamado Gamma knife,mas ainda é bem experimental para o transtorno obsessivo compulsivo. Contudo, existem tratamentos com eficácia científica comprovada que podem te ajudar a tratar o transtorno. Esse tratamento engloba psicoterapia e uso de medicações específicas.

Graciele Gomes Psicóloga Psicólogo em Recife

2 respostas

28 JUL 2021

Isabel,
Tem cirurgia sim para o TOC e se chama PSICOTERAPIA.
Um bom Psicoterapeuta pode esclarecer como voce pode terminar com o TOC
Ele vai poder esclarecer se precisa de outros atendimentos, como Terapia Espiritual.

5817 respostas

28 JUL 2021

Olá Isabel! Grato por perguntar: pergunta objetiva, resposta objetiva: não existe, nem existirá. O que é possível é interpretar, alargar pensamentos, dar novo significado à vida e aos comportamentos, reorganizar rotinas e prioridades. Mas isso requer tempo de psicoterapia com abertura mental, muita persistência, disciplina e regularidade.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha, com mente aberta, para uma longa caminhada de autoconhecimento.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.