Psicológo pode dar encaminhamento para outro psicológo?

Feita por >Maria Clara · 1 ago 2020 Psicologia clínica

Olá, gostaria de saber se um psicólogo pode dar um encaminhamento para outro psicólogo? Por exemplo, chegou até meu consultório o filho do meu ex-namorado e não me sinto confortável em atendê-lo, eu mesma como psicológa posso encaminhá-lo a outro psicólogo?

A melhor resposta 2 AGO 2020

Olá, Já vi algumas respostas muito boas de outros colegas nossos, então vou só acrescentar.
Sim. Pode:)
E deve, por 4 motivos:
1) Por você não se sentir a vontade.
2) Por ser alguém próximo.
3) Por ser o encaminhamento um recurso técnico muito poderoso.
Pois, o cliente já chegará ao segundo profissional com uma "pré-avaliação inicial".
4)Ao encaminhar vocé pode endereçar o cliente a alguém que trabalha com um nicho específico. O que pode ser o início de uma parceria sua com outro profissional, inclusive.
Att

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

2 AGO 2020

Ola Maria, tudo bem?

Sim, podemos encaminhar para um outro profissional! Isso de acordo como nós enxergamos e estamos lidando com esse caso, é completamente comum isso acontecer, pois varia de acordo com a demanda que nos é solicitado, sendo assim, precisamos sempre analisar "cada caso"!
Alguns questionamentos:

Está dentro do meu perfil como psicologa? Qual o meu conhecimento em relação a essa demanda?
Assim poderemos analisar em um contexto por completo!

Att,
Guilherme Bondezzan

Guilherme Bondezzan Psicólogo em Osasco

10 respostas

2 AGO 2020

Olá Maria Clara! Grato por participar. Essa condição é uma condição básica para que o psicólogo, quando atender, atenda por inteiro. Parentes ou pessoas de convivência próxima, não devem ser atendidos por nós, pois experiências passadas, papéis de vinculação diversa se sobreporão ao de cientista. Nesse caso, psicólogo deve encaminhar para outro profissional neutro, sem vinculações anteriores.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

2 AGO 2020

Sim, quando um psicólogo tem ou teve um relacionamento pessoal com o paciente de forma direta ou indireta ele deve por uma questão ética encaminhá-lo para outro profissional. Existem também outros motivos que podem te levar a encaminhar o paciente. É bem comum recomendamos um colega.

Psicóloga Raquel G Teixeira Psicólogo em São Paulo