O psicólogo particular pode fazer encaminhamento para o SUS?

Feita por >Marcela · 26 mai 2020 Psicologia clínica

Um psicólogo particular pode fazer encaminhamento para alguma especialidade ( médicos ou outros profissionais da saúde) que atendam pelo SUS?

A melhor resposta 26 MAI 2020

Olá Marcela!

Quando o psicólogo faz um encaminhamento, ele deve fazer de uma forma geral (sem especificar se é a rede particular ou pública de saúde). Ele pode ter algumas indicações, mas as indicações dele não devem ser restritivas. Ou seja, a partir do encaminhamento, você pode procurar o profissional que bem entender, seja ele do setor privado ou do SUS. É uma liberdade do paciente.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina

49 respostas

6 JUL 2022

Olá Marcela.
O psicólogo pode sugerir que um paciente procure ajuda em outras áreas da saúde como um médico psiquiátrico, endócrino, nutricionista... Quanto a ser encaminhamento para o SUS, é necessário entender o contexto.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 MAI 2020

Ola! Grato por participar. O psicólogo pode e deve, caso seja sentido como consistente, emitir documento esclarecedor dos fundamentos do encaminhamento dele para atendimento profissional. Considerando que o SUS (sistema único de saúde) é para todos, a pessoa em tratamento com o psicólogo particular, pode levar esse documento, como elemento para contribuir para o direcionamento de atendimento, dado que a atenção e entendimento científico do psicólogo, propiciam análises iniciais que enriquecem o entendimento do problema. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.