Não gosto da minha psicóloga. O que faço?

Feita por >Wesley Gustavo · 27 out 2016 Psicologia clínica

Minha psicóloga é pelo SUS e eu não tenho condições de bancar um particular. Mas não gosto da minha. Não vejo ela como uma profissional qualificada, por mais que eu tente e não me sinto à vontade com ela, mas me vejo sem opções. E isso faz eu me sentir sozinho. O que eu posso fazer?

A melhor resposta 27 OUT 2016

Olá Wesley!
É importante levar em consideração a sua insatisfação com relação a profissional. De certa forma continuar insistindo em algo que não está gostando não irá te beneficiar no sucesso do tratamento.
E de certa forma, trazer para a reflexão não só o valor que é pago mas o significado da terapia pra você e o quanto você se dispõe a implicar-se com relação ao seu tratamento.
As instituições privadas e públicas ( Universidades e Faculdades) disponibilizam hoje o acesso a estes serviços com preços quase que gratuitos, o atendimento é prestado por psicólogos em formação que são supervisionados por profissionais experientes e capacitados.
Procure em sua região uma instituição mais próxima e busque atendimento, normalmente tem uma fila de espera e você terá de aguardar ser chamado.
Outra opção que muitos profissionais tem hoje é os pacotes ou valores combinados juntamento com o paciente com valores mais baixos a depender das condições.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

7 NOV 2016

Wesley, a empatia é uma das ferramentas que ajuda no processo terapêutico, se você não confia em sua terapeuta o processo não funciona. Seja verdadeiro, converse com ela sobre o que está sentindo, ou então procure outro profissional, seja assertivo

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

2 NOV 2016

Wesley, converse com ela sobre sua sensação de desconforto na terapia e também sobre a sua percepção dela. Ela saberá lidar com isso. No momento que conseguir expressar isso, você dará um salto no seu processo. Use esse momento para ser o mais verdadeiro possível. A sensação de alívio será imediata e a relação terapêutica será mais produtiva. Coragem!

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

1 NOV 2016

Wesley, será que é só com ela que você fica travado? Por isso é importante que você conte a ela da sua dificuldade em se abrir. A empatia as vezes acontece só com o tempo, por enquanto questione ela sobre seus métodos e conhecimento para que você possa se sentir mais seguro. Já que você não tem outra opção.Boa sorte.

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

29 OUT 2016

Bom dia Weslei, pela suas palavras o que me parece é que você não tem empatia com seu Psicólogo e isso não vai te ajudar durante a processo terapêutico, aconselho que busque outro, pois dessa forma não há vínculo com o mesmo.

Espaço de Ser Psicólogo em Salvador

6 respostas

28 OUT 2016

Oi Wesley.
Para que um trabalho satisfatório aconteça, é necessário que está relação tenha uma atmosfera de empatia. Além disso, em terapia aprendemos como lidar com o mundo lá fora. Comece dizendo pra sua terapeuta o que sente em relação a ela. Vocês irão trabalhar estas questões. Não saia antes de poder falar isso pra ele. Você vai ver como é importante. Pode não parecer mas trará um crescimento pra você e poderá desfazer qualquer mal entendido. Após isso, tente encontrar outro profissional em outros postos. Sempre haverá um com quem você se identifique.
Não abra mão de se auto conhecer.

Aline Rodrigues de Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

28 OUT 2016

Wesley.

Primeiro quesito para uma terapia funcionar é ter confiança no profissional que o atende. Para você isso a psicóloga que o atende nao tem essa confiança.

O melhor é procurar outro profissional com o qual tenha essa liberdade, vá em vários mas encontre um con o qual tenha vontade de estar ali e falar abertamente.

Quanto a valores existem clinicas sociais com valores bem em conta.

Sandra Reis

Sandra Reis Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

28 OUT 2016

Wesley, é importante você analisar quais são os motivos que faz com que você não goste dela... será que o tratamento está indo rápido demais? Será que não está fluindo? Será que ela fala coisas que você não gosta de ouvir? Isso é importante para a sua decisão, e se respondeu "sim" para alguma destas perguntas seria bom passar para ela o que você pensa, isso também faz parte do tratamento! Mas se ainda não é nada disso, não se sinta sem opção, as faculdades que tem o curso de psicologia oferecem psicoterapia gratuito ou a valores bem baixos, pesquise na sua cidade! O relacionamento entre terapeuta e cliente é fundamental!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

28 OUT 2016

Olá, boa noite!
Isso pode acontecer; qualquer um de nós está sujeito a isso. Mas se não foi possível a construção de um vínculo, de um rapport estabelecido, seria importante buscar outro profissional. Na mesma rede, tente verificar quais atendem. Há também a opção de atendimento junto a faculdades, universidades que oferecem os serviços. O importante é não abandonar o seu tratamento. Dê continuidade com outro profissional em que você se sinta à vontade.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

28 OUT 2016

Oi Wesley,
Que situação chata.
A sugestão que dou é que busques outro profissional. A empatia é um ponto fundamental para um bom funcionamento e desenvolvimento do processo psicoterápico. Existem alguns locais que oferecem o serviço gratuito, como as Universidades, por exemplo. Aqui em Fortaleza-CE temos a UNIFOR, UFC, FANOR, UNICHRISTUS, entre outras. Não sei aonde moras, mas sugiro que corra atrás. Espero que na próxima tenhas sorte. Um forte abraço, Dra Kédina

Psicóloga Kédina Miranda Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

27 OUT 2016

Olá, Wesley! Pelo visto você e sua psicóloga não conseguiram criar um vínculo terapêutico positivo. Você já discutiu isso com ela? Pode ser importante conversar com ela sobre isso, pois essa situação pode ser trabalhada e você obter ganhos significativos durante sua terapia. Porém, você tem a opção de buscar atendimento em faculdades e em instituições psicanalíticas que oferecem atendimento gratuito ou pagando uma pequena taxa de inscrição. Nas faculdades costumam ser alunos de psicologia supervisionados pelos professores, já em instituições psicanalíticas com clínica social, os atendimentos são feitos por profissionais aprimorandos. Ambas as opções são válidas e acredito que você poderá se beneficiar grandemente! Abraço!

Att. Rafael Ferreira
Psicólogo e psicanalista em São Paulo

Psicólogo e Psicanalista Rafael Ferreira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

27 OUT 2016

Wesley, conte para ela o que você pensa sobre ela. Faz parte do tratamento falar coisas sobre o profissional e isso se aplica em um conceito da psicanálise chamado TRANSFERÊNCIA. Segundo Freud, tal conceito é o motor da análise. Isso poderá te ajudar.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André