O psicólogo pode passar um encaminhamento escrito para outro profissional?

Feita por >deborasousa · 2 mar 2021 Psicoterapias

O psicólogo pode fazer um documento encaminhando para outro profissional, no caso neuropediatra, relatando os pontos observados e que acha importante? Por exemplo, atendeu um paciente e acredita que o mesmo tenha autismo leve, ele pode preencher um encaminhamento e pedir para os pais procurarem o profissional?

A melhor resposta 11 MAR 2021

Debora, que bom que vc teve um profissional que encaminhou, isso é zelo, isso é cuidar do seu paciente. Se vc tem dúvidas quanto ao parecer ou diagnóstico de um profissional, sempre recomendo que, primeiro vc tente esclarecer todas as suas dúvidas com a pessoa que atendeu a vc ou a alguém de sua família, caso vc permaneça com a dúvida, procure um outro profissional e coloque a situação. Mas procede sim, a maneira com que o profissional agiu. Abraço
Psicóloga Mara Dias

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

3 MAR 2021

Olá Débora! Grato por perguntar. Pelo seu relato, parece que você está em dúvida sobre a forma como se faz, e não o que se faz.
O psicólogo precisa ser de confiança, sigiloso, respeitoso, explicar os fundamentos das suas atitude, ter acolhimento, empatia, seguir as regras éticas do seu trabalho.
Com esses temperos, quando adequado, deverá contar com os saberes científicos de outras profissões.
Cabe ressaltar que "suspeita de autismo leve" é algo extremamente subjetivo, que precisa ser profundamente analisado, antes de atribuir a alguém, essa característica.
Espero ter ajudado. Caso restem dúvidas, estarei à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

3 MAR 2021

Olá Débora, sim , não só pode como deve. Ao atendermos um paciente e percebermos que o mesmo necessita de atendimento e/ou avaliação de um outro profissional, devemos fazer o encaminhamento e preferencialmente já informar o por que estamos encaminhando.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

3 MAR 2021

Olá Débora,
Pode sim. O encaminhamento tem como fim apresentar ao outro profissional da área escolhida, os motivos mais relevantes (dentro do sigilo profissional) para a avaliação.
Um abraço,
Letícia de Paulo
Psicóloga clínica

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte