Um psicólogo pode dar conselhos?

Feita por >Morgan le fay · 6 set 2020 Psicologia clínica

estou atualmente fazendo terapia com uma psiocologa que ao meu ver só me dá conselhos.
Na minha visão, psicólogos deveriam fazer você se dar conselhos

A melhor resposta 7 SET 2020

Morgan, boa tarde!

Durante o processo de terapia é de extrema importância criar um vínculo terapêutico, por isso recomendo você conversar sobre isso com o(a) profissional. Exponha o que você está sentindo e fale sobre suas expectativas em relação a terapia. A partir daí, vocês podem trabalhar sobre isso.
Espero que tenha te ajudado. Fico a disposição.
Psicóloga Marina Rosa

Anônimo-380120 Psicólogo em Canoas

3 respostas

7 SET 2020

Olá Morgan! Grato por participar. Pelo relato você ainda não conseguiu solidificar vínculo de qualidade e profundidade psicoterapêutica com ela. Isso algumas vezes acontece e deve ser objeto de conversa verdadeira, com abertura mental entre cliente e psicólogo. A criação de vínculo profundo, acompanhado de psicodiagnóstico e melhor conhecimento, costuma exigir certo tempo de tolerância, disciplina, abertura mental, assim como fala sincera.
Fale com sua psicóloga; se fosse comigo gostaria de receber parâmetros e tentar melhorar a situação.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia: empatia, persistência, disciplina, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8669 respostas

7 SET 2020

Oi Morgan,
Na Sessão Terapêutica é feito uma análise, através da fala, do comportamento não verbal, das ferramentas da psicologia.
O terapeuta vai ajudar a identificar os sofrimentos psíquicos, para que o paciente tome contato com essa parte não compreendida, redirecionando o conteúdo falado.
Se a forma conduzida pelo psicólogo tem incomodado, procure falar com ele a respeito, entender qual abordagem que atua, com certeza fluíra melhor as sessões terapêutica.
Um abraço.

Rute Martins - Psicologa Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

7 SET 2020

Morgan boa tarde!
Primeiramente seria adequado que se perguntasse quais são suas expectativas, com relação a profissional. Outro ponto super importante é se abrir para relação terapêutica, justamente partilhando com ela seu desconforto .Muitos podem ser os equívocos, ou más interpretações, quando entra e sai do atendimento se sentindo descontente, mas de alguma forma, já parou para pensar o motivo de ainda estar lá! Imagine que sim, pode estar certa, estar em terapia com uma profissional pouco experiente, ou que tem métodos mais dinâmicos, ou... ou... É preciso avaliar se esta dando conselhos mesmo, ou se de alguma forma, você pode estar resistente ou armando barreiras nesta relação, que deve ser empática. Se isso ainda não se estabeleceu, pode ser o caso de procurar outro profissional. Abraço!

Fátima Hayashida Psicóloga Psicólogo em São Paulo

13 respostas

7 SET 2020

Olá Morgan le fay.
Grata por sua pergunta.
Seja franca e converse com a sua psicóloga sobre como está se sentindo. O tempo da terapia deve sim ser usado para que você exponha as suas questões e juntas escolham o melhor caminho a seguir. De nada adianta você tomar uma atitude com a qual não concorda ou não refletiu o suficiente sobre ela.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba