A PNL pode ser utilizada por psicólogos?

Feita por >Maria · 18 out 2017 PNL

Fiz um treinamento chamado "Momenttum", baseado em técnicas de PNL e achei um absurdo! Através de dinâmicas de humilhação, stress e intimidação, os instrutores fazem-nos acreditar que simplesmente por "decorar" ou "ouvir" determinadas frases ou palavras podemos mudar nossas atitudes! Essa não é uma ciência comprovada, como o conselho de psicologia admite esse tipo de técnica de lavagem cerebral em cursos de capacitação coordenados por psicólogos? Desde quando irei me motivar a mudar através de GRITOS, ÁGUA NA CABEÇA, horas extenuantes de dinâmicas (acabavam o treinamento 3h e tínhamos que decorar um texto para às 7h). E no final, para que tivessem certeza de que a lavagem cerebral e a tortura tinham sido eficazes, tínhamos que entregar 20 reais. PELO AMOR DE DEUS! Parecia que eu estava em um culto da Igreja Universal...graças a Deus eu tenho um mínimo de discernimento para entender que esse tipo de técnica não MUDA EM NADA, nenhum tipo de comportamento. Porque o cérebro NÃO MUDA com palavras de ordem. Desculpa os adeptos dessa "ceita", mas não me venham com os papos "mas você não estava preparada", "mas você não se abriu para a experiência", eu sou aberta sim! Por isso faço terapia, mas não aceito usarem técnicas arcaicas como esta para que haja qualquer tipo de mudança. Atenção: não se deixem levar por pseudo especialistas! Eles querem seu dinheiro, eles farão você gastar quase 2 mil reais e ainda não deixarão você falar NADA do que houve no final de semana.

A melhor resposta 18 OUT 2017

Maria,
sim a PNL pode ser usada por Psicólogos. E não, o nosso Conselho não fiscaliza essas práticas... infelizmente...
Mas eu sinto muito que você tenha passado por uma experiência terrível dessas.
PNL nada tem a ver com práticas estressantes ou humilhantes. Infelizmente, você pode ter caído nesses treinamentos mal preparados, mal elaborados e de uma má pratica sim que deve visar so interesses financeiros proprios... eu sinto muito mesmo...
Mas como em qualquer profissão existem os bons e maus profissionais...
Será que eles eram mesmo Psicólogos? Tem tantos fraudadores por aí....
Um beijo
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

19 OUT 2017

maria!!!!! saudaçoes!!!!! sinto muito mas o que vc fez neste treinamento que vc relatou nao tem nada á ver com a pnl pura....realmente vc foi submetida ´situaçoes traumaticas e humilhantes que nao sao nem de longe tecnicas de pnl...sinto muito por vc...é porisso mesmo que antes de participar de eventos como este, é necessario saber mais á respeito e nao ir somente pela empolgaçao, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

19 OUT 2017

Olá, Maria.
Que pena que essa experiência não foi positiva para você. Conheço muita gente que já fez um curso parecido e que mudou a vida após o curso, mas isso acontece pq as pessoas são diferentes, e nesses cursos o formato é fechado, não conseguindo assim ser aproveitado por todos.
Entendo sua revolta e preocupação.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo