Problemas com o celular no relacionamento

Feita por >Matheus Garcia · 8 set 2020 Terapia de casal

Depois de muita pensar sobre resolvi postar no site sobre o que tenho passado nestes últimos dias. Minha namorada e eu estamos juntos há 1 ano e 4 meses e já tivemos outros desentendimentos e boas resoluções também. Estamos bem. Nos últimos dias tenho me sentido inseguro quanto a um amigo antigo que ela tinha, cujo ela já havia comentado comigo sobre, mas como é algo normal, ter amizades sejam masculinas e femininas, não dei muita importância. Passei a ficar incomodado com essa amizade dela depois de pegar o seu celular e procurar por uma mensagem que eu havia enviado, porém logo abaixo haviam mensagens dele enviadas anteriormente, não resisti e as vi, as quais ele mencionava que havia sonhado com ela e que mal esperava para poder vê-la e tocá-la. As respostas da minha parceira foram indiferentes ao que ele disse e no mesmo dia eu a chamei para conversar sobre isso, assim, ela me afirmou que aquilo não era nada e que estava com ciumes ( o que dificilmente acontece numa situação destas), mas me disse que iria falar com o tal amigo e pedir que tomasse cuidado com o que dizia.
Pois bem, depois disso não esqueci o tema, mas não fui bisbilhotar, nem procurar coisas no celular dela sobre, porém em outra oportunidade ela me entregou o celular para que eu enviasse uma mensagem a sua mãe e no momento em que eu estava fazendo isso, o tal amigo passou a enviar mensagens dizendo que gostava de transar e algo do tipo, nada muito explicito, mas aquilo me incomodou muito novamente e, na conversa dos dois, que vi por ter entrado novamente neste chat, ela dizia também que gostava de transar e enfim. Novamente a chamei para conversar, porém muito inseguro, pois eu não me senti bem invadindo a privacidade dela, sempre confiei nela e no nosso relacionamento, mas eu precisava falar sobre aquilo, mesmo acanhado por ter feito uma coisa que não achava legal (olhar o celular do parceiro) e assim conversamos e ela me disse que não havia motivo para que eu ficasse inseguro, que não tinha interesse de encontrar este amigo pessoalmente, já que ele vive em outra cidade e que se eu quisesse, ela se afastaria dele. Isto não aprovei, não quis ser controlador, nem fazer com que ela se afastasse de amigos, pois não acho isto correto. A conversa foi boa, mas eu sabia que isto não acabaria de uma hora para outra. Uma semana depois ela me disse que já não falava mais com o tal amigo, pois a amizade deles já não era a mesma, ela não tinha tempo, nem ele. Isto não me aliviou, já que no facebook messenger, que também é logado no meu celular, começou a chegar mensagens de outro rapaz, em que ela pedia o seu número do whastapp e ele dizia "Queria te pedir desculpas , Paramos de conversar, foi por coisa boba, gosto muito de você"e isto novamente me deixou muito inseguro.
No nosso relacionamento, minha namorada sempre demonstrou-se incomodada com eu falando com outras garotas do passado, antigas amigas e acima de tudo, se falasse sobre temas como sexo ou coisas afins, portanto sempre evitei. Ela sempre me passou uma ideia de moralista regrando as coisas que deveríamos fazer no nosso relacionamento e agora está fazendo justamente o que pediu para que eu não fizesse. Não quero terceiros no nosso relacionamento e acho que não cabe voltar a falar com antigos amigos que deram em cima dela ou tentaram alguma coisa, pois se isso acontecesse comigo, ela também se sentiria da mesma forma. Ela já me disse que alguns desses amigos antigos sela deixou de falar depois que tentaram alguma coisa com ela ou a desrespeitaram, mas não aceito que voltem a se falar justamente quando ela está namorando, ainda mais sendo ela a ir atrás destes amigos de internet para manter contato. Não estou me sentindo nada bem e ontem a chamei para conversar e ela me disse que achava que eu só estava "arrumando problemas" e não reagiu bem ao o que eu dizia. Esta reação dela me fechou portas. Já estou acanhado por ter visto suas mensagens e agora estou ainda mais por ela não ouvir as minhas chateações e os motivos de eu estar me sentindo inseguro sintetizar isto a eu estar arrumando problemas.

A melhor resposta 9 SET 2020

Olá Matheus! Obrigado por participar. Pelo relato, se não existisse o celular não haveria problema. Isso é um equívoco. Qualquer celular que pegarmos, olharmos os detalhes, encontraremos potenciais mensagens de incômodos. É preciso amadurecer, é preciso confiar em si. Nela, talvez você possa confiar ou não, com fundamentos ou não, mas em si mesmo, você precisa confiar. Isto é: se você se colocar como uma pessoa ética, respeitosa, com bons hábitos, você será uma pessoa muito valorizada. Te perder será perder uma pessoa de muito valor. Quem vai querer isso? Porém, antes de outros, você precisa desenvolver essa autoconfiança.
Não será a ausência de celular, de amigos, de contatos, que fará uma pessoa ficar com você, ou respeitar. O respeito se organiza na essência não controlada ou vigiada de pessoas que desenvolvem valores nelas mesmas.
Confie em você!
Persistindo essa sensação ruim, sugiro que conte com a conduta científica de um psicólogo, para desenvolver maior autoconfiança.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 SET 2020

Olá Matheus.
O relacionamento está alicerçado no respeito, companheirismo, afinidades. É necessário cada um ter a liberdade de expor os seus sentimentos e ser ouvido.
Observe se estão negligenciando algum ponto que antes preservavam e deixaram de fazer, como passeios, assistir filmes, estudar algo novo, fazer cursos, planejar algo juntos, atividades prazeirosas, diálogos.
Procure ouvir o que ela tem a dizer sobre como está sentindo em relação ao lazer, á vida futura, planos.
Fico à disposição. Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba