Preciso de conselhos. Não consigo sair direito de casa.

Feita por >Rafa · 16 abr 2024 Abordagem psicológica

Não consigo sair direito de casa, tenho um pouco de dificuldade de interação e de manter relacionamentos, principalmente amorosos por causa da demonstração de afeto tanto dentro de casa como em publico, quando eu saio de casa, na maioria das vezes eu passo vergonha porque fico muito nervosa e simplesmente ligo no automático, praticamente tudo me incomoda na rua, pessoas passando pra la e pra ca, carros, lojas, n sei nem pra onde olhar e as vezes fico desnorteada, tenho crises muito fortes, onde me bato, grito compulsivamente, as vezes é agressivo e as vezes não, e sou muito lerda, a última a entender as coisas ou a perceber algo, tenho 18 anos ja e nao sei o que eu faço mais.

A melhor resposta 28 ABR 2024

Olá Rafa, é preciso começar um acompanhamento para que possamos entender a sua história de você e refletir sobre os gatilhos que a leva às crises. Conhecer a sua história, seus pensamentos e relacionamentos irão ajudá-la a ressignificar todos esses gatilhos. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

26 ABR 2024

Olá, Rafa!

Talvez você esteja sofrendo por processos de inibição que foram sendo construídos ao longo dos anos até chegar nesse momento que você já não aguenta mais lidar com eles. É preciso buscar entendê-los. Talvez não seja tão rápido como você queira, talvez sim. Espero que dê tudo certo.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

25 ABR 2024

Bom dia, Rafa! A situação que você relata tem sido muito frequente porque as pessoas criam leituras de mundo com base em redes sociais, vivenciam preponderância de interações virtuais, com telas, tvs, abusam das coisas comodamente entregues em casa, produzidas pela indústria.
Socialização é necessidade muito mais importante do que diploma universitário. Convivo real e em cores, exige treino, muito treino, persistência, muita persistência. Cada pessoa real, ao vivo, harmônica, é extremamente rica e ao mesmo tempo desafiadora. Precisamos aprender a lidar com esse lado rico e desafiador da convivência real.
Sair para interações leves, sem grandes comprometimentos, com conhecidos, colegas gera o contexto para potenciais futuros aprofundamentos para amigos e amores. Contando com interações leves e tranquilas, somente com elas, será possível evoluir para situações de trabalho, namoro e amizade, com harmonia abrangente. Você com certeza, se defendendo, supondo reprovação do outro, que na verdade é tua.
Com persistência, abertura mental, disciplina e regularidade, conte, inicialmente, com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8689 respostas

24 ABR 2024

Olá, Rafa, espero encontrá-la bem.
Imagino o sofrimento que seja toda esta situação. Por mais que possa parecer um beco sem saída, saiba de uma coisa - não é. Percebo que existe uma represa gigante de emoções dentro de você e qualquer situação que gere alguma tensão essa represa transborda em forma de agressividade. Imagino também a vergonha depois que passa e a raiva ou revolta por ser assim, agir assim. Se for algo assim, peço que busque identificar os ciclos desses comportamentos apenas para compreendê-los num primeiro momento.
Olha, aconselho fortemente que inicie o quanto antes um processo psicoterapêutico individual. Busque um psicólogo ou psicóloga que se sinta à vontade e comece a terapia ainda nesta semana. Garanto para você que será um divisor de águas na sua vida. Espero de coração que siga este conselho.
Estou à disposição.

Abraço,
Lourenço Torresini.
Psicólogo

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba