Pra quê viver se minha vida é insignificante?

Feita por >Marilisaaa · 19 mai 2022 Motivação

Faz um tempo que penso que minha vida não tem significado e sou como um grão de areia em uma praia. Isso pra mim me parece ser um fato, mas isso me perturba um pouco. Eu não coloco nenhum esforço no que faço, nem tento melhorar nas coisas em que sou ruim, e eu não ligo sobre as pessoas ao meu redor. É triste saber que não importa o que você faça, vai morrer que nem todo mundo, até quem nunca fez nada na vida, e no final, vai cair no esquecimento eterno. Não gosto disso.

A melhor resposta 20 MAI 2022

Oi Marilisaaa.

Que incrível! Eu não sei quantos anos tem e nem o quanto já sentiu na pele o sofrimento, mas seus apontamentos estão todos muito alinhados com os mais renomados filósofos da história.
Sua percepção de si e da vida são fabulosos. Quem poderia dizer o contrário de você?
Bom, respondendo a mim mesmo, muitos! Muitos poderiam contra argumentar suas falas, mas é justamente isso que nos faz quem somos! Somos únicos! Somos humanos, somos falhos, somos imperfeitos. Mas também somos graciosos, somos vida, somos potencia!

Que tal Mari, vamos conversar?
Gostaria de fazer terapia comigo e nos aprofundarmos em tudo isso que chamamos de vida?
Estarei aqui por você,
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

25 MAI 2022

Olá marilisa, que bom que veio até aqui. Pelo seu relato penso que você nunca fez nada de fato para se agradar e sim sempre pra agradar os outros, isso é muito comum para quem busca aceitação. A vida meio que perdeu a graça, porque não sente prazer em nada. Isso poderá ser mudado com ajuda de psicoterapia.
Estou aqui para te oferecer um espaço de acolhimento e escuta terapêutica.
Agende uma consulta, eu posso lhe ajudar.
Sucesso em sua jornada!

Anônimo-401764 Psicólogo em São Paulo

12 respostas

20 MAI 2022

Oi marilisaaa, como vai?

Já parou pra pensar que até um grão de areia tem um propósito? E que principalmente, cada um deles é único na natureza? Eles podem servir de enfeite na vista de uma linda praia, ou ser o caminho para uma importante viagem pelo deserto, uma rota segura. Também ficam lindas numa ampulheta, aprendendo a contar o tempo das suas tarefas, e dão lindos vidros e espelhos para decoração.
Mas o principal, sem eles nada disso seria possível. Tire um grão de areia de uma vidraça e ela racha e quebra. Mude a areia de lugar e toda a forma daquela rilha no deserto ou na praia pode desaparecer.
Você hoje pode estar subestimando a si mesma, diminuindo suas emoções pra caber numa visão, talvez limitada, de mundo. Mas mesmo pequena, você tem sua importância e o seu lugar entre as pessoas.

Que tal parar de se comparar com a aparente "grandeza" do mundo e das outras pessoas, e aprender a reconhecer o seu próprio potencial, olhar pra dentro de si mesma e se reconectar com suas emoções?
Tenho certeza que há aí dentro muitos sonhos esperando pra acontecer, muitos planos a tomar forma. Muitos desejos para ser atendidos.

Então que tal brindar o mundo com a sua presença e o seu brilho? Pois ninguém mais poderá fazer isso por você.
É hora de se conhecer, e a psicoterapia pode te ajudar a ser uma você melhor pra si mesma. Alguém que entenda e reconheça a própria grandeza e o seu papel no mundo.
Que tal se dar esta chance?

Se quiser mudar sua percepção e construir uma vida melhor, fico à sua disposição. Mesmo que seja só pra conversar.
Tenho certeza que dentro desta semente há uma pessoa magnífica esperando pra dar as caras.
Fico te esperando.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

20 MAI 2022

Olá, Marisa!!! Que bom poder ler sua pergunta e acolher sua angústia!!
Um grão de areia em uma praia compõe uma linda paisagem!
A vida tem o significado que damos à ela.
Você tem sentido um vazio existencial, parece uma falta de sentido de vida. E se existe uma falta de sentido de vida, existe uma falta de motivo para criar uma vida significativa, se dedicar à se lapidar e se desenvolver pessoalmente.
Escolher como viver diz sobre escolher como desejamos viver a nossa morte e como desejamos ser lembrado por aquelas pessoas que cruzamos na trajetória da vida!
Uma vida significativa é uma vida que faz sentido para você, além de qualquer expectativa alheia.
Busque voltar o seu olhar para o seu interior!

Com afeto, Psicóloga Marina Heluy!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

20 MAI 2022

Oi Marilisaaa
Sua vida não é insignificante... voce que não está conseguinte achar significado na sua existência.
Estamos aqui para aprender, corrigir e evoluir, ninguém está aqui para simplesmente viver.
Quem é voce? De onde voce veio? Qual o seu objetivo de vida? Qual a sua verdadeira identidade? Como se enxerga?
É certo que todos vão morrer... quem fez, quem não fez, quem explorou, quem foi bom... porém, quais os resultados de cada um?
Todos estão num processo evolutivo e quando isto acontece depende de cada um. A Vida (Deus) nos deu a liberdade e o livre arbítrio. Voce é dona da sua vida e pode escolher não fazer nada ou começar a fazer alguma coisa PARA VOCE, para o seu bem, para a sua felicidade, para o seu bem estar.
Faça Psicoterapia para entender e dominar a sua vida e não ser um joguete dela.
Abraços

5912 respostas

20 MAI 2022

Olá
Talvez uma forma de encarar essa crise existencial seja reconhecendo que experiências esse grão de areia na praia tem. Essas experiências são únicas pra ti. Não é possível que outra pessoa viva as mesmas coisas que você. E isso é o que faz a vida valer a pena ao final: aquilo que eu coletei ao longo dela.
Muitas pessoas buscam viver para deixar um legado, de certa forma. O que é válido também. Mas esse não precisa ser nosso objetivo. Temos a liberdade de escolher quais vão ser nossos objetivos.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

20 MAI 2022

Olá Marilisaaa! Obrigado por escrever. Pela lógica, colheremos o que plantarmos. Inicialmente não poderemos plantar o que ainda não colhemos. É preciso começar plantando. O foco precisa ser no ato de viver agora. Cada pessoa é única, rica de possibilidades e potencialidades. Há muitos sorrisos a serem vividos, muitas alegrias e realizações a serem experimentadas, muitas belezas a serem contempladas. Um grão de areia no sentido da vida de um psicólogo, pode ser organizar uma resposta a você, com a crença de que ele te leva a pensar e impulsionar ações pela busca de modificações das coisas, em direção à energias melhores. Dê o primeiro passo para ser agradável, amável com alguém. Não espere retribuição imediata. Construa algo útil para os próximos. Insista nisso. Insistindo você colherá os frutos.
Conte com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: há muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento, falsos defensores da família - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto e evite aglomerações e criadouros da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional