Porquê minha filha tem vergonha que eu a veja dançando e não deixa tirar fotos

Feita por >DFG · 22 ago 2022 Terapia familiar

Olá, tenho uma filha de 12 anos e há uns 2 anos que ela não gosta que eu tire foto dela, eu sempre fui muito coruja e tirava foto dela dormindo também ás vezes, mas não postava, ficava apenas pros familiares da casa. E atualmente ela fez um trabalho de dança no colégio e gravou, fiquei muito curiosa mas ela não quis me mostrar de jeito nenhum.isso me ofende muito, eu não entendo e ela simplesmente diz que não quer e pronto. Mas o mais engraçado é que eu dou aulas de Zumba e sempre amei dançar, ela até já fez algumas aulas.e não é somente esse vídeo que não me mostrou...

o que fazer, isso me entristece?

A melhor resposta 23 AGO 2022

Olá
É natural e até saudável que a criança, na medida em que for crescendo, invista energia em um espaço de privacidade dela. Mesmo que não haja nada de "errado" para ser escondido, aquela privacidade é dela.
Isso também pode gerar muitos conflitos com os pais, uma vez que eles não estão acostumados a essa nova configuração. Assistir os filhos crescendo pode gerar muita dor, por isso, caso seja difícil pra ti, considere buscar a ajuda de um profissional. Pode ser muito bom a você.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

24 AGO 2022

Olá, boa tarde!
Os adolescentes tem fases realmente incompreensíveis, está deixando de ser criança e por outro lado também não são adultos, é uma fase que exige muito diálogo e acolhimento. Não sei se como mãe coruja que vc disse, talvez esteja invadindo um espaço que é novo de construção dela na escola, ela precisa ter uma privacidade, porém desde que vc se assegure que ela está num bom ambiente, seguro e protegido.
O diálogo é a melhor forma de aproximação no mundo dos adolescentes, mesmo assim tem experiências que vc como mãe não vai saber, pois ela está se constituindo, fazendo escolhas, é importante vc dizer e estará aí sempre que ela precisar, é como se soltasse um pouco e abraçasse depois, tipo vai lá ver o mundo, mas se precisar estarei aqui. Lembrando que 12 anos não dá o direito dela dizer que vc não vai o celular dela e pronto. É preciso existir uma flexibilidade da sua parte, porém também precisa existir a autoridade, a interdição para impor os limites, as regras da vida, da casa e do relacionamento entre vocês.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

23 AGO 2022

Boa tarde!

É normal acontecer isso, ela é pré-adolescente, nesse período começa a querer passar mais tempo com os colegas e amigos e ter um espaço pra ela, é saudável.

Fico à disposição
Karen Borowski

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

23 AGO 2022

Olá DFG! A pré adolescência e adolescência é um período em que o jovem começa a querer se preservar de alguns comportamentos que antes eram comuns na infância, como a manifestação de afeto público, de não continuar recebendo os cuidados.
Isso não significa que não tem mais amor, nem que essa situação vai permanecer assim; mas é importante que esse espaço seja dado e que tenha tempo disponível para desenvolver situações de confiança e respeito nessa nova fase.
Sua filha está crescendo!

Elaine Spinassé Psicóloga Psicólogo em Vila Velha

20 respostas

23 AGO 2022

Olá DFG! Obrigado por escrever. Com o passar dos anos, a partir dos seis anos, a criança vai organizando valores comparativos, observações de incompletude, adequação e inadequação, e isso se reflete na autoestima, no conceito de certo e errado. Assim ela vai construindo a própria identidade e direções. A figura da mãe contém um teor de ofuscador do exercício de autonomia. Dados esses aspectos é normal acontecer isso. O que se precisa verificar é o grau, a continuidade e intensidade.
Caso deseja, estarei a disposição para detalhamento das fundamentações.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

23 AGO 2022

Cara DFG
Por alguma razão, ela se sente inibida contigo, talvez te mostre sensuradora com ela, talvez pegue pesado nos julgamentos, nos juizos de valor, talvez postou alguma coisa sem a permissão dela, mesmo só entre familares.
A sua chateação com a recusa dela indica que tem uma expectativa com ela e ela não quer ser aquela pessoa que voce quer.
Melhor é pedir permissão para voce dançar junto... SE ELA PERMITIR! Se não permitir, respeite ela.
O ficar triste é um problema seu! Não dela.