Por que tenho fome e quando como sinto culpa?

Feita por >Mel@3789 · 21 nov 2023 Abordagem psicológica

Por que tenho fome e quando como sinto culpa? Me sinto muito cheia e com uma pressão na caixa toraxica.

A melhor resposta 30 NOV 2023

Olá, Mel!

Sentir culpa após comer pode estar relacionado a fatores emocionais, sociais ou até mesmo a padrões alimentares restritivos. A relação com a comida é complexa e pode envolver questões de autoimagem, influências culturais e experiências passadas.

Como você falou que sente uma pressão no corpo, é importante consultar um médico para descartar qualquer problema orgânico, e um nutricionista para verificar se o seu plano nutricional te oferece todos nutrientes necessários para se sentir satisfeita e bem. Já o(a) psicólogo(a) também te ajudará a compreender as causas e a manutenção da culpa, a desenvolver seu autoconhecimento e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com suas emoções.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Mel!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

5 JAN 2024

Quando temos nossos sentimentos reprimidos, ou de modo que nos incomodam, geralmente negativos, eles geram energia, e temos vontade de colocar essa energia em algo. Até com alegria é assim, porém, é mais fácil de liberá-la. No seu caso, acabou escolhendo a comida. Suponho que pela forma que se preocupa com isso, deva querer emagrecer. Não tem nada de errado em gostar de comer, o problema é se isso está sendo demais ao ponto de realmente estar te fazendo engordar além do necessário.

Tente comer pequenas quantidades, de alimentos que não irão te engordar. Um biscoito, uma barra de chocolate. Ao invés de um prato inteiro de comida ou dois cachorros quentes.

Procurar uma terapia para saber como lidar com seus sentimentos que te incomodam e fazem procurar a comida como forma de aliviar o stress, é o outro passo. Quanto a se sentir cheia e dor, se isso acontecer até quando você come pouco, é hora de procurar um médico.

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

30 NOV 2023

OI, obrigada por nos procurar. Veja, são vários elementos que podem contribuir para uma compulsão alimentar seguida de culpa. A parte emocional está altamente ligada nesse quesito. É preciso que seja investigado em terapia para uma melhor intervenção e melhora dos sintomas.
Se precisar, estou aqui.
Abraços!

Daynara Almeida Psicólogo em Jequié

28 respostas

29 NOV 2023

É muito importante se conhecer para entender gatilhos, se priorize e busque por um atendimento de psicoloterapia.
Abraços Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo