Sinto um vazio e uma fome de preencher esse vazio

Feita por >Samuel · 2 jun 2019 Psicologia clínica

Não sei qual meu problema, só queria entender o motivo de sentir um vazio enorme e não conseguir criar laços afetivos para preencher esse vazio, como não sinto nada por ninguém acabo preenchendo com álcool e outras drogas até comida ou sexo casual, para ver se me sinto vivo, é como se eu já estivesse morto por dentro e para mudar isso, preciso fazer coisas que me façam me sentir vivo, coisas perigosas, eu me sinto entediado o tempo todo ou irritado, não me sinto triste e para me sentir feliz preciso usar de artifícios para isso, não tenho namoradas pois não crio laços afetivos apenas faço sexo e pronto, um resumo rápido da minha vida eu sofri bullying na infância e abuso sexual porém tive uma infância até normal apesar disso, fui bem cuidado, não sou uma pessoa que quer machucar ninguém nem nada disso, só gostaria de entender o motivo desse meu vazio e fome pra me sentir vivo mas não consigo chegar nem perto disso

A melhor resposta 3 JUN 2019

Samuel, você falou de vazios na sua vida e da necessidade de preenchê-los.
A vida para ser vivida em sua plenitude precisa ser valorizada em suas grandes áreas como familiar, social, profissional, financeira, espiritual, Física, estudos, ecologia. Se uma dessas áreas estiver desequilibrada você sente essa falta e ela se reflete em outras áreas também. Portanto , o sentimento da falta precisa de uma observação mais profunda para que sejam observados os pensamentos que surgem diante de cada situação e quais idéias irracionais você usa para resolver cada situação da vida. Na psicoterapia, através da palavra, você poderá receber ajuda do psicólogo para observar seus pensamentos negativos e suas reações emocionais. Algumas emoções levam à ações precipitadas e estas podem levar à culpa e ao sofrimento intenso depois.
Grata por sua pergunta,
Fico à disposição
Psicóloga Maria Nair.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 JUN 2019

Olá Samuel.
Como sempre digo, nossos pensamentos, emoções e ações possuem uma motivação inconsciente. Nossas motivações possuem várias raízes, entre elas estão as primeiras interações que tivemos com nossos pais e pais substitutos nos primeiros anos de vida. Essas interações criam marcas profundas em nossa mente e essas marcas irão determinar o restante de nossas vidas. Entender essas interações e as marcas que elas nos causaram é condição fundamental para o sucesso da psicoterapia.
Um psicólogo que tenha como meta entender essas causas poderá te ajudar a ressignificá-las mudando, assim, toda a dinâmica de tua vida de uma forma profunda.
Abraço.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

3 JUN 2019

Olá Samuel! Grato pela participação. Você coloca relato de sofrimentos na infância, coloca relacionamentos rápidos, mas sensibilidade para entender que você e as pessoas merecem interações mais aprofundadas, mais comprometidas Até que ponto as experiências da infância, atualizam lembranças que te fazer evitar aprofundamentos. Hoje você é, pelo que pude deduzir, jovem. Aprendeu muitas coisas da vida, é capaz de perceber e delimitar as interações, de forma mutuamente respeitosa, por isso, precisa exercitar mais. Espero ter contribuído. Será muito interessante você procurar um psicólogo experiente. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - Psicólogo Clínico.