Por que sinto culpa irracional?

Feita por >Maria · 20 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Meu relato é o seguinte:
Bom, há algum tempo vi aqui um relato de uma pessoa sobre sentimentos de culpa e etc, então decidi por aqui o meu. Eu estou me sentindo exatamente assim: Sinto isso desde o começo do ano. Eu sinto uma sensação ruim a todo momento, é como se algo ruim fosse acontecer e se eu não puder fazer nada ficarei com a culpa e a mágoa em cima de mim. Eu me sinto infeliz com tudo na minha vida, faz um bom tempo que não consigo ter uma conversa com meus pais, avós e meu irmão, e ainda assim, me sinto culpada por abandoná-los e fazê-los se sentirem sozinhos. Eu sinto que não serei capaz de me sentir feliz, é como se eu não pudesse estar experimentando a felicidade ou o prazer da vida. Isso é extremamente nocivo para mim, me sinto muito culpada por estar me isolando, me afastando das pessoas que amo e a todo momento surgir um pensamento terrível: "Se alguém que amo morrer, eles nem irão saber o quanto eu os amo pois não houve tempo de eu dizer isto" - E é a isto que minha culpa se resume, eu quero expressar amor, quero sentir felicidade e carinho, mas não consigo pedir por isto, o que acaba me deixando frustrada e magoada comigo mesma. Detalhes: Não sei exatamente A RAÍZ e como isso se iniciou em primeiro lugar, sempre fui assim, mas isso não era tão frequente na minha vida, porém, eu creio que isso piorou devido a pandemia e o meu medo de não conseguir expressar o que sinto para quem amo a tempo.
Eu me conheço e não me conheço ao mesmo tempo, sei que sempre fui o tipo de pessoa que sempre me auto culpou a vida inteira, desde a infância, mas isso vêm piorando
Os momentos de culpa se instalam na minha vida devido a outras pessoas, por exemplo: Se eu falar algo para alguém o qual acho q não deveria falar, eu me auto destruo com meus próprios pensamentos e me odeio por ter dito algo determinado. Ou seja, isso sempre envolve pessoas pois sinto que tenho um compromisso com elas, e se não cumpro estes compromissos, eu me afasto e me culpo por estas coisas.

A melhor resposta 23 MAR 2021

Olá, Maria!
Lendo seu relato fiquei com a sensação de que você está confusa, com dificuldade em lidar com suas emoções. Ao passo que decorri a leitura, me chamou a atenção sua frase "Eu me conheço e não me conheço ao mesmo tempo", que vem de encontro ao que pensei inicialmente.
A culpa é um sentimento que paralisa, causa angústia e confunde... Durante toda sua vivência você pode ter experienciado situações que ficaram mal compreendidas pela sua mente, dando liberdade para fantasias inconscientes emergirem.
O processo de psicoterapia vai lhe proporcionar uma melhor e maior compreensão de você mesma, vai ajudar nesse contato mais íntimo e detalhado com suas emoções, e consequentemente vai lhe deixar mais segura. Quanto mais você conseguir dar significado para as coisas que sente e vive, mais leve elas se tornam.
Espero ter lhe ajudado.

Kayane Lages Psicólogo em Pelotas