como controlar a vontade de comer tudo o que vê pela frente e sem ter fome?

Feita por >whoiam13 · 10 dez 2022 Transtornos alimentares

tenho uma relação péssima com a comida, sinto que meu mundo gira em torno dela. eu passo o dia todo comendo, sejam "porcarias" ou comida normal mesmo (arroz, feijão, pão etc). mesmo depois de almoçar, por exemplo, 2 horas depois eu estou comendo uma panela toda de comida, parece que sou um saco sem fundo e nunca me sinto satisfeito. já pensei que tudo isso está ligado as minhas emoções, mas mesmo quando eu estou bem acabo comendo a geladeira toda, e não sei porquê. apesar de estar no meu peso ideal eu estou preocupado com minha saúde, pois praticamente sou viciado em comer e não consigo parar de jeito nenhum. não sei o que fazer pra conseguir mudar isso.

A melhor resposta 12 DEZ 2022

Algumas coisas importantes a se pensar: Qual o significado de comer para você? O que você tenta saciar o tempo todo e simboliza com a comida? Quais vazios talvez você vem tentando preencher e desde quando? Acredito que existam raízes mais profundas sobre esse comportamento de compulsão que podem ser explorados em uma abordagem psicanalítica.

Stefanie Hansen Jung Psicólogo em Araçatuba

12 respostas

14 DEZ 2022

O nome disso se chama ansiedade!
você não sabe quem é, não sabe seu objetivo de vida, pode ter sonhos, mas não faz planejamento de como alcançar, não é disciplinada e afoga a ansiedade na comida.
Sim, isto é procupante porque vai deformar teu corpo e depois tem a desculpa de que teu corpo não te ajuda.
Precisa fazer Psicoterapia para harmonizar tua energia, teu amocional, teu mental e teu espiritual.
Desenvolva um Projeto de longo prazo... 5 - 10 anos e fateie este projeto em metas... para cada dia uma atividade.
Te discipline, faça avaliação diária, semanal, mensal e não vá dormir antes de terminar a tua tarefa diária.
E.... coma para viver e não viva para comer!
Voce se torna o que come, o que compartilha, o que pensa.

5817 respostas

12 DEZ 2022

Olá Whoiam,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmado em suas sensações. Realmente reconhecer e lidar com nossas emoções é um exercício trabalhoso. Muitas vezes encontramos modos disfuncionais de equilibrar o que sentimos, pensamos, vivemos. O comportamento alimentar realmente tem sim uma ligação direta com quem somos, como pensamos, o que sentimos, como lidamos com tudo isso. Talvez, uma possibilidade seja entender o que você busca, o que esse comportamento alimentar traz para você, o que te faz agir assim?!

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparadas para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

12 DEZ 2022

Olá Whoiam13! Obrigado por escrever. Nossa mente se ocupa daquilo que nela alimentamos. Será preciso um de nós, psicólogos, te conhecer mais detalhadamente, conhecer tua rotina, personalidade, história, dentre outros fatores, para que possamos te ajudar. Parabenizo-te por ter escrito aqui, mas isto não basta.
Precisaremos muito que você veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica com muito abertura mental, e muita, mais muita mesmo, disciplina e persistência.
Abraços!

8644 respostas

11 DEZ 2022

Olá.
Transtornos alimentares tem como causa alto grau de ansiedade. A compensação, modo adquirido de evitar ansiedade, tem como foco a comida.
Comer é uma das fontes de prazer na vida, quando comemos sentimos satisfação, porém é algo passageiro, motivo que estimula a busca constante pelo alimento.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar ansiedade e compulsão.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro