Por que sinto tanto incômodo com o toque de estranhos.

Feita por >O cara de Brasília · 22 fev 2023 Abordagem psicológica

Quando estou num transporte público, eu simplesmente odeio quando tocam em mim, ainda mais se é nas costas. Vou me afastando, dou sinais e as vezes reclamo mesmo. Certa vez, tive pensamentos de agredir a pessoas, antes de passar por um tratamento e tomar remédio para depressão e ansiedade. Não estou tomando remédio a mais de sete meses, parei. Não sinto mais raiva, mas continua a repulsa..

A melhor resposta 23 FEV 2023

Olá
Me interesso mais pelo sentimento de raiva do que pela supressão dele por meio de um remédio. Por isso te sugiro explorar os significados desse sentimento num processo de terapia, não com a intenção de contê-lo, mas de compreendê-lo (e assim ele possivelmente regredira).
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

23 FEV 2023

Olá, que bom que buscou ajuda?
Existe o que chamamos de "traço de carácter", eles são em 5, todos temos uma parcela de cada um. No seu caso, provavelmente você tenha um pico do 1º deles - "E". Quem tem pico dele tende a não gostar muito de contato físico, costuma ser mais magro, com os olhos maiores, cabeça alongada, boca fina, articulações mais evidentes, pernas mais finas (alguma ou todas essas características, em maior ou menor grau). Essa sensação que você descreve é bem comum nesse tipo de pessoa, não se trata de doença e sim característica; dentro de perfil existem vantagens e desvantagens, como em qualquer outro traço.
O que você pode fazer para melhorar isso, no seu dia a dia:
- Sempre que possível, prefira horários que não tenha tanta gente no transporte público, evite essas aglomerações
- Ter algum momento no dia sozinho, se divertindo com algo que goste (música, video game, livro etc), antes de preferencia, ou depois (durante o tempo que precisar estar no transporte, lembre a si mesmo que logo terá esse momento sozinho)
- Para não sofrer tanto no transporte, se estiver cheio, pode usar de algo que te ajude a não se concentrar nessa parte que não te agrada (ex.: estar ouvindo musica, lendo um livro etc)

Para sua vida no geral (Costuma ser criativo)
- pode expor as suas idéias para alguém que goste de te ouvir sem julgar
- Exercer alguma atividade criativa (arte no Canva, desenho, marcenaria, artesanato etc)

Importante também pensar nas pessoas que você ama, e cuidar de não passar todo o tempo isolado, ou concentrado em algo só seu, e esquecer dos que querem sua presença.
Para melhor ajuda, me procure ou busque um outro profissional da sua preferencia.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

23 FEV 2023

Olá! Tem pessoas que não gostam do toque físico e pode estar relacionado ao que pensa sobre isso. O que significa pra você te tocarem? É qualquer tipo de toque?
Busque a terapia para entender o que te traz e como lidar com essa situação.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 FEV 2023

Cada pessoa é única. Aqui é importante ressaltar que ninguém deve se sentir obrigado aceitar o contato físico apenas para atender convenções sociais. Também é importante estar atento pois se um fato ou acontecimento típico causa grande desconforto emocional, recomenda-se procurar ajuda de profissionais especializados como por exemplo buscar por um processo de psicoterapia que poderá contribuir para aumentar seu autoconhecimento e entender melhor esse sentimento.

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados

28 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 FEV 2023

Olá O Cara de Brasília! Obrigado por perguntar. Cada um de nós vivencia um parâmetro de intimidade, um delimitador físico, que varia de pessoa para pessoa. Estramos apresentam analogia com alergia. É corpo estranho: incomoda. Provavelmente você se compare com os outros e perceba que para a maioria, essa situação possa parecer mais confortável. Você citou ansiedade, depressão, remédio. A construção de uma resposta consistente, passa pelo entendimento de tua história, dinâmica de vida, possíveis vivências, dentre outros aspectos.
Será esclarecer um estudo científico a ser conduzido por um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8644 respostas

23 FEV 2023

Precisa se conhecer.
Precisa entender como a tua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar as circunstâncias do dia a dia.
Precisa conhecer que resursos voce tem e que pode usar para enfrentar os problemas.
Precisa fazer análise.