Por que sinto a necessidade de lembrar de algo quando na verdade quero esquecer?

Feita por >Lucas · 1 jul 2018 Traumas

Por que quero lembrar de algo que me traumatizou e não me da nenhum prazer? Por que forço minha mente? Por que ela só fica focada nesse problema e não consigo esquecer? É como se eu tivesse a necessidade de lembrar de todos os detalhes, isso está relacionado a ansiedade?

A melhor resposta 2 JUL 2018

Olá, Lucas! Algumas vezes nós fazemos um esforço tão grande para esquecer alguma situação que ela acaba realmente voltando à nossa memória, mesmo que não seja o que queremos de fato. Inclusive, mesmo quando esquecemos, a lembrança pode continuar provocando alguns comportamentos que não nos damos conta.
É possível, por outro lado, conversar com um ou uma psicóloga para buscar um novo significado para o acontecido e relembrá-lo de forma mais leve. Te desejo muita tranquilidade nesse caminho, será um processo muito bonito!

Luísa Quadros Psicólogo em Brasília

26 respostas

2 JUL 2018

Bom dia quando há presença de um trauma psicológico há formação de memórias de longuíssimo prazo que não se apagam com o tempo. Além disso, há presença do Kindlind que a reativação constante da memória, isso faz com ela esteja sempre presente. Nesses casos é preciso que você procure um psicólogo que seja especialista em tratar traumas para que ele possa dessensibilizar essas cenas traumáticas para que essas memórias possam causar menos impacto na sua mente.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

2 JUL 2018

Oi Lucas , toda experiência que passamos necessita ser elaborada e integrada . Muitas vezes quando passamos por alguma situação traumática nossa mente faz um esforço no sentido de integrar e resolver a situação. É quase como aqueles filmes em que a pessoa volta sempre no mesmo dia, porque tem que resolver algo para ir adiante.
Seria importante que pudesse buscar ajuda de psicoterapia para que pudesse entender o que te prende a essa situação.
Tem duas técnicas ( emdr e brainspotting) que tem tido resultados interessantes em pessoas que passatam por situação traumática.
Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto