Por que sempre me torno o culpado de tudo?

Feita por >Argento Gonaga · 17 fev 2023 Abordagem psicológica

Depois do meu divorcio meus filhos ficaram com a mae e eu termi ei indo morar em outro estado, por que aqui tenho uma melhor chance de me reerguer. Sou extrangeiro e alem de tudo sempre cuidei dos meus filhos com afinco, agora ao estar longe e batalhando para crescer todas as pessoas que convivo vivem me falando que sou isso e aquilo, eu sempre mudo para agradar os demais mas meu coracao sempre se sente culpado e nao consigo viver mais desse jeito sempre com p sentimento de fracasso, morrer seria uma solução mas isso seria justo para mim?

A melhor resposta 18 FEV 2023

Separação conjugal, falta de contato com os filhos, adaptação a um novo estilo de vida, são situações que podem gerar angústia, ansiedade e diversos sintomas. É normal que surjam vários questionamentos sobre a conduta correta durante este processo . É importante conseguir expressar suas emoções, para poder superar o sentimento de culpa. Encontrar um espaço para que possa falar, ser ouvido sem julgamentos internos e externos. Parece que está em dúvida e quer mudar seu modo de reagir a estes conflitos, isto já um começo para que ocorra a mudança de comportamento e sentimentos envolvidos.

Silvana Costa Johann Psicólogo em Chapecó

5 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 FEV 2023

Olá Argento, espero que esteja tudo bem com você.

Você tem buscado se superar, se recuperar, criar novos caminho para sua vida futura, que sejam mais alinhado com o que você deseja para si próprio. Neste percurso, procure ser mais justo consigo próprio, e busque descobrir e evidenciar seus lados positivos também, pois todos temos coisas boas pra oferecer para nós mesmos, para os outros, e para vida. Você já parou pra pensar quais as suas habilidades e potencialidades, e como elas podem contribuir para seu desenvolvimento, e para te levar aonde você deseja chegar? Se a resposta a essa pergunta for negativa, talvez esteja te faltando autoconhecimento, e junto com o autoconhecimento ganhamos mais segurança emocional, e passamos ter mais tranquilidade e clareza em nossas vidas. Procure se desenvolver, e ver também os outros lados, não apenas os que você descreve em seu relato. Busque se fortalecer, mentalmente e emocionalmente e amplie sua inteligência emocional, pois com isso, você irá ouvir o que os outros tem a dizer, sem culpa, mas com segurança e certeza de quem você é, e para onde quer ir. Por vir aqui nesse fórum, você já deseja mudar, e esse é um primeiro passo importante. Um processo de Psicoterapia pode te ajudar muito neste momento, e é um segundo passo, e vai te auxiliar a te preparar para as mudanças que você deseja para si próprio e para sua vida, te ajudando a realizar as melhores escolhas. Existe solução, e existe mudança com devido planejamento. Não deixe de iniciar seu processo de transformação pessoal agora. Se for possível, entre em contato com um Psicólogo, e busque começar seu acompanhamento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

20 FEV 2023

Argento Gonaga
O problema de sentir-se culpado é um fator emocional e enquanto não curar este emocional, ele te faz sofrer o tempo todo.
É um problema, um trauma sofrido em épocas remotas da tua vida... pessoas, pais colocaram a culpa em voce pela infelicidade deles.
Não é a verdade, mas a sua mente registrou assim e agora serve de referência para tudo: se trabalha e dá aos filhos, não faz mais do que a obrigação; se gasta um pouco para si mesmo, se sente injustiçado e se culpa... parece até que voce está aqui para sofrer.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a sua vida e a profissão permanecendo baseado nessa alienação, há somente um processo de autodestruição e perda progressiva.
Precisa se restabelecer, se curar, resgatar a sua inteligência de vida... voce a substituiu pela opinião dos outros.
Faça Psicoterapia, para curar esse emocional.
Só depois é que vai conseguir entender como a vida funciona e como o sistema funciona... então começa a crescer e ser feliz.

Abraços

5817 respostas

18 FEV 2023

Olá Argento! Obrigado por escrever. Para o ser humano, em geral, quanto mais culpado for o "outro", mais aliviado ficarei "eu". Você se sentindo frágil, vivendo essa situação de separação, facilmente acaba sendo taxado de errado da história. Acontece que sua verdade precisa ser resgatada, respeitada. Você tem certeza que cuidou dos seus filhos com afinco, você tem certeza que está batalhando, que procura agir com ética e sensatez. Essa é a tua verdade. Direcione-se pela tua verdade, não pelo que os outros falam. Para os outros conforta muito explicar os problemas sendo causados por você, ou vindos de fora.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8607 respostas

18 FEV 2023

Olá, tem contato frequente com seus filho ? Se sim estimule mais isso, ficar em contato das pessoas que amamos ajuda a estarmos em contato com nós mesmo! Busque praticar algo que se sinta bem, fazer caminha algum exercios, a psicoterapia breve para falar sobre oque não consegue falar com familiares e se fortalecer sua alto estima ajudará a superar o que lhe causa sofrimento, força em sua caminhada psicólogo Guilherme G.torres

Guilherme G Torres Psicólogo em Mauá