Meu esposo sempre leva a mal tudo que digo. Como não me abalar?

Feita por >FRANCINE CAJE SARDINHA · 2 mai 2022 Terapia de casal

Meu marido sempre malda tudo que falo. Sempre foi uma pessoa distante, que não compartilha a vida e também não costuma me ouvir por estar sempre ocupado. Sempre eu me sinto culpada pelo que digo. Por vezes é agressivo quando se expressa e eu gostaria de não mais me abalar com isso...

A melhor resposta 3 MAI 2022

Oi Francine,
Para resolver isso, precisa de autenticidade, precisa se dar valor, precisa se dar dar conta do que a levou a escolher este tipo de pessoa. O fato de amar não justifica... os brutos também "amam" ... há diferentes formas de amor. Se dis que uma mãe que mata seu filho também o ama... que tipo de amor é esse?
Quando voce aprender a ser autêntica consigo mesma, não voltará a sofrer, a se importar com estas atitudes.
Quem voce está atraindo ? Qual a sua necessidade de sofrer? De ficar na humilhação? de ficar submissa?
Curar a si mesma é a única forma de se livrar dessa situação e de garantir uma mudança pra ele também.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5830 respostas

3 MAI 2022

Um relacionamento amoroso pode tornar-se bastante complicado quando um dos parceiros sempre pensa que o outro está errado, e a melhor forma de discutir esse assunto com a pessoa amada é explicando como você se sente quando ela age assim. Porém, se seu parceiro realmente acredita que sempre está certo (ou seja, se sempre coloca a culpa em você ou nunca dá o braço a torcer durante uma briga), talvez ele seja um narcisista, e isso dificultaria bastante a situação. Além disso, considere se você não está preso em um relacionamento abusivo — nesse caso, a melhor opção é colocar um ponto final nessa história.
Não adie a conversa discutir esse assunto é extremamente importante, já que talvez seu parceiro não tenha percebido que sempre a acusa de estar errada. Às vezes, podemos sentir que é melhor evitar um determinado assunto, mas essa atitude só vai prejudicar ainda mais seu relacionamento com a pessoa amada, portanto, o melhor é enfrentar a situação de uma vez por todas. Um terapeuta poderá ajudá-la a desenvolver estratégias saudáveis para encerrar ou continuar no relacionamento.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

3 MAI 2022

Oi Francine.
As frustrações que temos frente aos nossos relacionamentos, majoritariamente, estarão envolto de questões sobre comunicação.
A comunicação é, até para o senso comum, uma das mais importantes "chaves" para se ter um bom relacionamento.
Sendo bem objetivo com seu questionamento: a forma como você irá conseguir não se abalar mais com a forma com que seu marido é... É reconhecendo essa realidade, reconhecer significa você entender que não haverá mudança da parte dele, pois ele sempre foi assim com você (é o que me leva a imaginar pelo que você escreveu).
Reconhecendo essa realidade você passará em algum momento não idealizar mais ele, não irá fantasiar sobre o "como ele deveria ser", "como ele seria melhor respondendo assim e assim..."

Esse processo será difícil? Talvez. Depende muito de você.
A psicoterapia com certeza te ajudará a encontrar sua melhor forma de lidar com essa questão.

Caso esteja interessada, caso esteja disposta... estarei aqui para te ajudar!
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

3 MAI 2022

Olá Francine.
Grata por sua participação aqui.
A comunicação humana é realmente bastante complexa em muitos aspectos. A forma como nos expressamos pode ser interpretada de forma completamente diferente daquela que estamos querendo transmitir. As causas que levam ao abalo nos relacionamentos pela forma de se expressar, pela forma que o outro recebe e se defende de forma agressiva ou interpreta até mesmo de forma inversa e pode se fechar em seu próprio mundo. Esse padrão de comportamento pode levar ao distanciamento, culpa e muitas vezes até a ruptura da relação. A terapia psicológica poderá ajudá-la muito para trabalhar a assertividade e desenvolver uma comunicação positiva e eficaz. Com o desenvolvimento da auto estima e assertividade que é o olhar para o outro com aceitação e menos julgamentos a comunicação começa a acontecer de forma mais leve e verdadeira. O diálogo franco sempre é o primeiro passo. Procure o melhor momento e comece a falar a ele da sua necessidade. Procure ajuda profissional de um psicólogo para trabalhar a sua auto estima, se fortalecer para fazer as mudanças necessárias que deseja nesse momento.
Fico a disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 MAI 2022

Olá Francine! Grato por escrever. A partir do que você escreveu, conseguimos deduzir que você quer desenvolver melhor forma de lidar com ele; aprender a não se abalar com o jeito dele. Cada pessoa é composta de milhares de aspectos. Certamente você está citando um aspecto do teu marido que te incomoda, mas está deixando nas entrelinhas que ele apresenta inúmeros aspectos positivos. De certa forma, muitas vezes não conseguimos modificar a outra pessoa, de maneira direta, mas podemos modificar a nós, na forma de interpretá-las e senti-las, logo, de maneira indireta elas se verão com a necessidade de se adaptar à nossa nova forma de interagir com elas.
Será interessante você fortalecer tua verdade, lidar com inteireza tua, lidar com inteireza dele, integrando os diversos aspectos de cada um.
Estaremos a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (A pandemia é real, a maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara! Aprimore o afeto, evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

3 MAI 2022

Boa noite Francine
Tu conhece bem a forma de que teu marido se expressa e essa forma faz com que tu fique culpada. Tente falar isso para ele.
Em algum momento do dia ou da semana ele tem um tempinho livre entao aproveite e converse.
Psicóloga Andréia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

3 MAI 2022

Oi, Francine. Talvez você esteja precisando trabalhar sua autoestima e a partir disso entender se faz sentido continuar essa relação. Ninguém merece ter ao lado alguém que não quer se comunicar ou que só fica pondo defeito no que você diz o tempo todo. Enfim, reveja essa relação.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte