Por que rejeito quem eu sinto atração? Por que sinto coisas estranhas?

Feita por >Confusa · 7 mai 2024 Abordagem psicológica

Desde pequena eu sou uma garota tímida e retraída, acredito que seja por causa de situações em casa pelo convívio assistindo o relacionamento do meu padrasto e da minha mãe, completamente conturbado. Percebi que na primeira vez que um garoto que eu gostava segurou a minha mão aos 15 anos, eu senti nojo dele. Achei que fosse uma situação isolada, porém, ao finalmente perder meu bv com 20 anos, aconteceu de novo. O beijo foi bom e eu gostei, mas eu comecei a sentir muito nojo do garoto que eu gostava e não suportava nem que ele chegasse perto de mim ou me encostasse. Deixei de gostar dele em pouco tempo, como se nunca tivesse acontecido. Se eu gosto de um garoto e ele começa a corresponder, eu me afasto, me sinto angustiada, não quero nem olhar na cara. Constantemente me vem pensamentos de que não sou digna de alguém tão bacana e bonito, que não chego aos pés dele.

A melhor resposta 15 MAI 2024

Olá!

É curioso perceber no seu relato que você sente nojo da pessoa que você gosta e, ao mesmo tempo, não se sente digna da pessoa. Ou seja, parece haver pensamentos tanto contra o outro (ele é nojento) como contra ti mesma (eu não sou digna).

Ter visto a relação conturbada da sua mãe com seu padrasto por tanto tempo pode ter promovido crenças de que relações não dão certo e não vale a pena se envolver em uma relação. Então, não é compreensível que, diante de alguém que você goste, sua reação seja se afastar tendo em visto a crença?

Através de terapia, você pode desenvolver maior clareza desses pensamentos, de quais são suas crenças, de onde elas vêm e o quanto contribuem para suas emoções e reações que te deixam confusa.

Estou aqui para te ajudar a reduzir a confusão e criar um caminho de mais clareza na sua vida.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

179 respostas

10 MAI 2024

Olá, ao analisar sua demanda eu percebo que é justamente esses pensamentos de não serem dignas de alguém que te afastam e te causam nojo da pessoa com quem, anteriormente, você se sentia interessada, visto que depois de conseguir se aproximar desse outro, se sente não merecedora daquilo, o nojo e afastamento são uma forma externa de reagir a uma questão complexa interna. É claro que a relação de sua mãe com seu padrasto te causou muitos empecilhos e questões a serem trabalhas e integradas também.

Aconselho a procura por um profissional para que dê início a psicoterapia.

Atenciosamente, Ingrid Parreira Lopes.

Ingrid Parreira Lopes Psicólogo em Três Pontas

5 respostas

10 MAI 2024

Confusa, vc se definiu assim pois é assim q vc se sente, por tudo q vc passou na sua infância.
Quanto aos relacionamentos, provavelmente vc criou essa barreira por nunca se sentir suficiente, mas isso passa, se vc buscar ajuda, fizer terapia e libertar essa criança feliz que vc pode se tornar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3184 respostas

9 MAI 2024

Olá! Você conviveu por muito tempo com atitudes ruins, pelo que você disse, da relação do seu padrasto com sua mãe. É bem provável que muita coisa que você viu, ouviu, você tenha internalizado e, agora, criou defesas para se proteger de possíveis ações que venham a te lembrar do que você já vivenciou. Tudo isso que está acontecendo é um grande muro que você ergueu para se proteger. A terapia é a melhor maneira de você colocar todos os seus sentimentos para fora e poder entender o que está acontecendo com você. Só quando você falar sobre isso, e alguém do outro lado te escutar ( e é necessário que seja uma escuta profissional) você conseguirá se relacionar sem tanto sofrimento.

Estou à disposição!

Simony Ornellas Thomazini - Psicóloga - CRP 08/23300
Atendimento online de adolescentes e adultos

Simony Ornellas Thomazini Psicólogo em Maringá

3 respostas

8 MAI 2024

Você precisa fazer Psicoterapia para curar seus traumas, ajustar tua mente e compreender as emoções que tem.
Coisas aconteceram na tua infância, na tua gestação que precisam ser saneadas, superadas.
O ter nojo é uma defesa que a tua mente tem para não se envolver na relação, no amor, sentir prazer.
Sua mente cria isso para não passar por dor novamente (traumas passados)

6395 respostas

8 MAI 2024

Bom dia, Confusa! Obrigado por se colocar. Você não está tão confusa como imagina. Acontece que muito insegura, achando-se não merecedora do relacionamento (que não acredita que conseguiu), com o desconforto, constrói justificativas para se afastar da pessoa. Você precisa trabalhar, com um de nós, psicólogos, em trabalho científico, a melhora da autoestima, a aceitação da tua humanidade com semelhante com a humanidade de outras pessoas.
Há muito o que amadurecer nesse aspecto.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9366 respostas

8 MAI 2024

Boa noite, tudo bem?
Seria necessário trabalhar (elaborar) os traumas vividos e também a questão da auto estima baixa.

Renan Marasca Witter Levorato Psicólogo em São José do Rio Preto