Por que para meu marido tudo é uma tempestade?

Feita por >Madalena · 31 mai 2024 Terapia de casal

Esqueci de avisar que um casal de amigos passariam aqui rapidamente, ele reclamou que não avisei e quando pessoal estava aqui ele ficava indiferente. Tenho que falar tudo, se chega mensagem no meu celular e for algum amigo homem ele abre a mensagem, me sinto sem individualidade, meio perdida que já não sei se o problema é ele que exagera demais ou se sou eu que tenho vida social mais ativa e acho super normal que tenhamos amigos e que sejamos amigos.

A melhor resposta 1 JUN 2024

Olá Madalena,
Para que a relação possa ser saudável é preciso respeitar o espaço do outro, então ainda que você tenha uma vida social mais ativa do que ele não é certo ter seu espaço/individualidade invadida, a atitude dele demonstra insegurança que é um reflexo da própria baixa autoestima, muitas vezes essas "tempestades" são criadas por ele como uma forma de se blindar das críticas, e talvez por ser inseguro tem dificuldade de conversar pacificamente, começa a falar mais alto ou de um jeito ríspido, pode bater/jogar coisas, pode responsabilizar você ou responsabilizar a todos pelos próprios erros menos ele mesmo. Caso você percebe algumas atitudes como estas que citei é muito importante procurar ajuda profissional para saber lidar com isto.
Madalena, nós não podemos obrigar ninguém a mudar mas nós podemos definir como queremos ser tratados, isto é uma mudança de dentro para fora, não tome toda responsabilidade de tentar fazer dar certo o relacionamento, a relação precisa que os dois saibam conversar e tratar de problemas de forma sensata, você vai perceber que quando você conseguir se ajudar poderá também ajudar ele sem prejudicar tua autonomia e amor próprio.

Lucas Santos da Silva Braun Psicólogo em Tubarão

3 respostas

1 JUN 2024

Bom dia, Madalena! Obrigado por escrever. Certamente há muitos outros dados para aprofundar reflexão. Pelo descrito, no entanto, tanto os homens como as mulheres precisam de liberdade e confiança igualitária para vivenciar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, muitas vezes, em diferentes grupos. Com isso, somente com isso amplia-se o horizonte e entendimentos e informações de diversos grupos culturais, assim como faz com que um não fique dependente do outro. Cultive seus amigos, colegas. Provavelmente seu marido encontra-se inseguro quanto ao valor que ele tem para ele mesmo, em primeiro lugar, e em segundo lugar com você.
Amadureçam, dialoguem para não alimentar desconfianças e inseguranças. Faça o possível para avisar dessas visitas.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9080 respostas

1 JUN 2024

É importante em um relacionamento ter ainda suas relações estabelecidas anteriormente, pois embora esteja compartilhando a vida e planos com alguém, ainda são duas pessoas, criadas de formas diferentes, existindo juntas. Saber seu limite, e o comunicar ao ouro, bem como o diálogo honesto sobre como se sente com relação as atitudes do outro, é fundamental para uma boa relação.

Maria Clara Queiroz Rocha Psicólogo em Nova Iguaçu