Por que não posso acabar com a minha vida?

Feita por >Cris · 1 ago 2024 Abordagem psicológica

Sou fracassada profissionalmente e já desisti disso. Já aceitei.
Tive péssimos pais. Ausentes. Fui criada pela avó. Já aceitei.
Tive filhos. Cuidei deles e hoje são adultos.
Não quero ser um fardo para ninguém na velhice.
Amo meu marido. Mas acho que ele merece uma pessoa mais jovem, alegre e disposta a trabalhar fora. Sou inapta socialmente. Sempre fui. Tenho formação, mas não consegui trabalho por ser covarde e inapta para a vida social. Eu já aceitei a derrota.
Eu não gosto de viver. Nunca gostei. Sempre fingi. Faço tratamento há anos. Mas minha personalidade é depressiva, pessimista. Eu não sou o tipo " amo a vida e quero acabar com a dor". Eu não quero mais viver. Por que dificultam o suicídio assistido nesse país? Tudo por causa de religião. Gente hipócrita, se eu morrer, não fará diferença alguma. Todos morrem mesmo. Por que não podemos abreviar a nossa vida simplesmente?

A melhor resposta 9 AGO 2024

Olá Cris,
Sinto muito que você esteja passando por um momento tão difícil e doloroso. A dor que você descreve é profunda e compreensível, dado tudo que você enfrentou. Parece que você tem carregado um peso emocional por muito tempo, e isso pode fazer com que a vida pareça insuportável. Entender por que o suicídio assistido é um tema tão controverso pode envolver várias camadas, incluindo valores culturais, legais e éticos. Muitas sociedades, incluindo a nossa, têm leis que impedem o suicídio assistido, em parte por questões de proteção à vida e em parte por influências culturais e religiosas. Mas, além desses aspectos, há também a esperança de que as pessoas possam encontrar maneiras de viver com menos sofrimento, mesmo em situações extremamente difíceis.
A decisão de acabar com a vida pode parecer, em certos momentos, uma forma de escapar da dor e do sentimento de inutilidade. Mas é importante lembrar que esses sentimentos, por mais reais e esmagadores que sejam, não definem totalmente quem você é ou o valor que você tem. Há uma parte de você que buscou tratamento, que continuou cuidando dos seus filhos e que ainda expressa amor pelo seu marido. Esses são sinais de que, apesar de tudo, você tem uma força incrível e um desejo profundo de conexão.
Eu quero que você saiba que existem pessoas que se importam e estão dispostas a te apoiar nesse momento. Conversar com um terapeuta ou profissional de saúde mental sobre esses sentimentos pode ser um passo importante, mesmo que você já tenha feito isso antes. Eles podem te ajudar a explorar outras formas de lidar com essa dor.
Se você quiser continuar conversando sobre isso, estou aqui para ouvir e ajudar no que puder.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

3 AGO 2024

Bom dia, Cris! Primeiramente, me compadeço da sua dor e te parabenizo pela coragem de buscar apoio, afinal falar dos nossos problemas nunca é fácil. Teu escrito é  um grito, onde tu buscas com todas as tuas forças vencer esse sofrimento e utilizas a raiva para lutar contra essa sensação que te persegue há tanto tempo. Lembre-se de que pode não parecer no momento da crise, mas no teu contexto também existem coisas boas. De fato, isso não suprime os acontecimentos ruins e dores da nossa trajetória. Às vezes, as nossas distorções cognitivas '' nossas lentes'' apenas estão embaçadas demais para conseguirmos identificar os aspectos positivos.

Fico a tua disposição caso queira conversar mais sobre ou marcar uma sessão. Muita força!
Bruno Machado - Psicólogo Clínico.

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

3 AGO 2024

Olá Cris, eu sinto muito que se sinta assim. De qualquer modo vejo em você o privilégio de ter conseguido viver tanto, a ponto de ter filhos, criá-los até estarem crescidos, estudar, casar. Sabemos que há tantas pessoas cujas vidas são interrompidas antes de terem qualquer oportunidade destas e isso nos entristece muito. Vejo em sua fala mais um pedido de ajuda do que uma desistência completa da vida. Entendo que o passado foi difícil para você e que existam frustrações que a façam pensar que não é digna de viver. Mas a vida é bem mais do que conquistas profissionais ou sociais e não digo isso por religião, muito pelo contrário. Entendo o seu ponto de vista da hipocrisia de muitas religiões e inclusive concordo. Mas penso que mesmo que faça tratamentos há anos, deve existir algo que possa ser feito profissionalmente para ajudá-la a ver mais sentido na sua existência e decidir viver. Ainda que não seja essa a conclusão, também poderia ser benéfico para que você possa pesar pós e contras de encerrar a vida e ter mais certeza da sua decisão. Não desista de encontrar um suporte psicológico para você neste momento, tenho certeza de que há inúmeros profissionais que poderiam ajudar mais efetivamente você. Fico à disposição. Um abraço, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

3 AGO 2024

Olá Cris, boa tarde!
Li seu relato, e observo como pode estar sendo difícil, ter auto cuidado; mas vejo também que essa atitude em vc escrever aqui, demonstra ser um primeiro passo!
Essa plataforma vc encontra excelente profissionais que possam ajuda-lá!
Estamos à disposição!
Ana.

Ana Mondini Psicólogo em Campinas

3 respostas

3 AGO 2024

Cris
Voce está assim porque não se conhece, não sabe quem é, não sabe de onde veio, não sabe qual o motivo de estar vivendo, não sabe a forma como foi educada.
Você se sente fracassada porque não se construiu de acordo com a tua potencialidade; se construiu de acordo como outros queriam, desde o útero materno, passando pelo ambiente familiar, educacional, social, religioso você sempre foi obrigada a se adaptar ao que os outros queriam e nada como você queria.
E tudo o que te ensinaram está registrado, gravado na tua mente e são estas informações que servem de referência nas tuas escolhas e decisões hoje, Por isso, os resultados que você colhe são sempre frustrantes.
Não é verdade que você não pode acabar com a tua existência, você pode! A vida te deu a liberdade e o poder de escolha, pode mudar a qualquer momento, mas precisa abandonar o que te foi ensinado, precisa corrigir as informações que estão na tua mente.
Quem te governa não é a tua inteligência, mas os ensinamentos errôneos que recebeu.
Se escolher morrer complica a tua vida (Usa-se mal estes termos, vida e morte; não é vida e morte. É nascimento e morte. Vida, todos temos uma só e ela não termina nunca porque é uma energia, uma força, mas nascimentos e mortes sim você já teve muitas e vai ter mais)
Qual o motivo de você estar aqui? Você não conhece porque nunca foi ensinada a compreender isso e é esta força que está fazendo pressão interna... você quer ser o que é ... precisa descobrir como fazer.
Toda a educação não foi nunca um desenvolvimento das tuas potencialidades; só foi um monte de instrução que colocaram na tua mente, de fora para dentro e que te tornaram estranha de ti mesma, por isso o sentimento de vazio, de uma vida sem sentido, na falta de motivação, na baixa autoestima.
E você nasceu para aprender, para corrigir percursos, para se realizar e ser feliz.
A vida não quer que você sofra, a vida quer que você se realize e seja feliz.
Mentiram para você a respeito de Deus, quem te educou se basearam nas informações do sistema e o sistema não está interessado no teu bem-estar. Ele apenas quer que voce seja obediente a ele, obediente aos que os pais ensinaram, ao que a educação te ensinou, ao que a religião pregou...
Todos estes (principalmente a religião) são tentáculos do sistema que estão sugando a tua energia para que continue sendo escrava dele.
Precisa se recuperar, resgatar a tua inteligência de vida, você não precisa da religião, precisa apenas compreender a vida que você é.
Não desista de ti, desista de quem te deixou assim e dos seus ensinamentos.
Você precisa governar a si mesma e não se deixar governar por outros.
Não culpe os pais, você não é deles, eles apenas foram o meio pelos quais voce nasceu.
Você é de ti mesmo... sofreu sim muitos desvios na tua construção, mas hoje voce pode e deve corrigir estes percursos, deve se responsabilizar por si mesma.
E você não nasceu para os outros, nasceu para si mesma.
Ótimos que os teus filhos já são adultos... agora só tem você para cuidar.
Você pode fazer da tua existência um hino de amor a ti mesma, pode usufruir da vida e não carregar nenhum fardo.
Você já se deu conta da hipocrisia toda... só não seja hipócrita contigo mesma agora.
Precisa só de um apoio da Psicoterapia que te leva a resgatar a tua bússola interna e te desfazer de tudo o que te incomoda.

Abraços

6349 respostas

2 AGO 2024

Oi.. Cris,
Bom dia! Vejo em suas palavras muita angústia de algo que ainda não sabe compreender de onde vem e que lhe causa algumas perguntas que talvez pensa ser sem respostas.
Podemos tentar juntas responder algumas questões ocultas que poderá te trazer algum conforto emocional, talvez possa te ajudar a entender melhor por que se sente assim.

Sou Fabiana Maciel, sou Psicóloga Clínica e estou aqui a sua disposição.

Fabiana Janaína Maciel de Oliveira Psicólogo em Maceió

4 respostas

2 AGO 2024

Bom dia, Cris! Grato por se colocar. Teu escrito é uma expressão de comunicação, que dá sentido para minha vida. Marido, filhos, escrita em português, formação escolar, são exemplos de construção de vida. Lembre-se de que a morte só é concebível e incomodativa ou ilusoriamente resolutiva, aos vivos. O sentido de escrever é querer se comunicar. Queremos comunicar.
Vamos nos comunicar?
A cada momento renovamos nossa vida. Nesse sentido acabamos com a vida de ontem para viver a vida de hoje.
Estarei a disposição.
Abraços,