Por que não estou conseguindo me apaixonar novamente?

Feita por >Nina · 11 mai 2022 Desenvolvimento pessoal

Olá, sou a Nina e tenho 19 anos. Quando tinha 18 comecei a namorar um menino que eu estava completamente apaixonada, nunca tinha sentido coisas tão fortes por alguém quanto por ele. Namoramos por seis meses mas sempre implicávamos um com o outro e acabávamos brigando por coisas bobas então terminei o namoro, mesmo ainda gostando muito dele. Hoje eu realmente gostaria de voltar a namorar e me apaixonar por alguém mas não estou conseguindo fazer isso, por que?

A melhor resposta 12 MAI 2022

Olá Nina! Obrigado por escrever. Aos dezenove anos especialmente, mas em urgências diferentes, em todas as idades, a pessoa precisa viver a paixão pela vida, pelo que está fazendo, pela prática e admiração das aprendizagens, desenvolvimentos, habilidades, desafios. Estude consistentemente, invista na turma de colegas e conhecidos éticos, saudáveis, sonhadores de bons sonhos, foque na preparação consistente para o trabalho. Paixão por outro, é vulnerável e passageira. Haverá o bom momento dela, mas essência sempre precisará estar centrada em você mesma.
Por enquanto apaixone-se por viver com ética, saúde, harmonia aprendizado, ousadias ponderadas, tua juventude.
Estarei a disposição para maiores fundamentações.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, lideres religiosos, são muito falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações e criadouros dos mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8654 respostas

13 MAI 2022

Oi Nina,
Quem é voce? De onde voce veio?
Qual o seu objetivo de vida?
O que quer alcançar na vida?
O que é a vida?
Te faço estas perguntas porque são fundamentais para entender os resultados que estás experimentando
Voce teve uma experiência de namoro, não queira satisfação plena com esta experiência; a vida te deu a liberdade para fazer todas as experiências que quiser; te deu o livre arbítrio para sempre escolher e decidir.
Não se encante e não se decepcione com os resultados que estás obtendo.
Seja uma mulher de valor, dê-se valor, seja autêntica, seja verdadeira consigo mesma, resolva seus problemas de dependência, de carência.... nenhuma pessoa pode preencher esta falta, somente voce mesma. Isto é garantia de voce atrair bons parceiros, eliminar os ruins e fazer boas escolhas.
Desenvolva-se
A Psicoterapia pode te ajudar muito.
Abraços.

5822 respostas

12 MAI 2022

Olá Nina,
Com o término de um relacionamento, mesmo que tendo partido de você a decisão, sempre há um momento de luto e ressignificar o que aquela relação significou para você. Os motivos de ter terminado e seus sentimentos em relação a tudo. Talvez ainda não esteja conseguindo voltar a se relacionar, por não ter realmente experienciado tudo o que término do relacionamento significa para você. Fico à disposição.
Maíra Priscinotti Sahão - psicóloga

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

12 MAI 2022

Olá Nina.
Não pode controlar os sentimentos e emoções. Se assim fosse a vida seria mais fácil mas por outro lado perderia a graça. Por ser humana sente a falta, elabora o luto e tem sensações muitas vezes estranhas que não consegue explicar. Mas não vejo nada de anormal na sua atitude nesse pequeno espaço de tempo pois se você quer vai conseguir se apaixonar novamente. Apenas respeite os seus sentimentos e enquanto espera a nova oportunidade chegar aproveite as amizades, os familiares, faça atividades que gosta, saia para caminhar no sol, aceite convites de pessoas de bem para sair para parques, fazer trabalhos voluntários, dançar, cursos, trabalhos manuais, trabalhos para obter renda extra , leituras, visitas, organização da casa. Ao se envolver em atividades produtivas, úteis e prazeirosas se sentirá mais feliz e menos ansiosa. Procure um psicólogo caso essa preocupação continue gerando sofrimento. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 MAI 2022

Olá, Nina.
Obrigada pelo seu relato e por sua pergunta.
Antes de mais nada é importante lembrar que há vivências que passamos em nossas vidas que nos colocam na condição de enlutamento. Experimentamos o luto sempre que entramos em contato com a perda de algo significativo, como por exemplo falecimento de um ente querido, desligamento de emprego, mudança de escola, morte de um pet, perda de patrimônio, ruptura de relações amorosas. Existe um período em que é natural o movimento de recolhimento como alternativa para a elaboração da dor do luto, e cada um tem seu tempo.
De qualquer maneira, pontuo a beleza de seu desejo, mesmo tendo vivenciado um recente término de relacionamento, você se mantém esperançosa, na expectativa de que possa se envolver, se apaixonar e entregar o seu amor novamente. Você é jovem e me parece ter muita vontade e disponibilidade de experimentar o novo. Se essa situação for fonte de muita angústia, sugiro buscar um espaço psicoterapêutico para poder cuidar de si e de seus questionamentos.
Espero ter contribuído e me coloco à disposição para auxilia-la.
Abraços
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo