Por que não consigo me livrar do sentimento de culpa?

Feita por >Juliana · 20 jun 2024 Abordagem psicológica

Olá, me chamo Juliana e tenho uma dúvida. Recentemente comecei na terapia devido à um relacionamento traumático - (meu caso foi tão triste que remexer nas minhas emoções antigas foi muito doloroso, deixei de ir à terapia) - de idas e vindas de quase 8 anos, começou quando eu era mais nova, mas ele me traía desde o início. Como forma de defesa, eu comecei a mentir que também estava traindo ele, apesar de nunca ter coragem de fazer isso, mentir fazia eu me sentir menos tosca por alguém me trair. Na verdade, no fundo, eu me sentia um lixo por ser traída. Às vezes, andando na rua, eu apontava pra uma pessoa aleatória e dizia que era com ela que estava saindo, mesmo que fosse mentira. Há 2 anos eu comecei um relacionamento no qual sentia que não estava 100% preparada, mas resolvi começar porque eu sentia que valia a pena. No entanto, no primeiro vacilo dele, eu pensei em fazer a mesma coisa que fazia com meu ex traidor (mentir e dizer que tinha interesse em outra pessoa) só pra me defender caso ele fizesse algo comigo. Acontece que ele não fez, e vira e mexe me sinto culpada por pensar em fazer algo ruim com uma pessoa que me faz bem. Como lido com isso?

A melhor resposta 25 JUN 2024

Olá, Juliana, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Juliana, paciência é fundamental para olharmos e acolhermos nossos afetos, nossas feridas, medos e desejos, muito bom você ter iniciado o trabalho psicoterapêutico, pois é nesse processo de fala e escuta que você poderá gradativamente, respeitando seu ritmo interior, olhar, tocar e interagir com essas memórias, essas marcas de um passado que vem condicionando a qualidade do seu presente, da sua atual relação amorosa. Juliana, confie na paciência, confie no trabalho da/o profissional que está te acompanhando nesse momento ímpar de se enxergar, se acolher, se aceitar e mudar.

Um cordial abraço, Juliana, confie em seu processo terapêutico.
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

290 respostas

22 JUN 2024

Oi Juliana
Perfeito Juliana. Se voce sabe do problema, é suficiente para se curar. Mas acontece que antes desse evento há outros problemas que originaram o conflito. E agora precisa resolver. Veja que você está impedindo a tua realização, impedindo amar, está se defendendo em cima de fatos do passado que nada tem a ver com o hoje.
Você quer namorar, ou fazer outras escolhas, mas está buscando referências para sua escollha e decisão no que tem impresso no arquivo de memória do ego e lá só tem o que passou, traumas e conflitos e com base nessa irformações errôneas, se defende.
Precisa resgatar a sua inteligência de vida, corrigir sua mente, deletar o que está gravado e não te permite escolher o que te faz bem.
Precisa fazer Psicoterapia. Dá para resolver sem traumas maiores do que os que teve.

Abraços

6356 respostas

22 JUN 2024

Bom dia, Juliana! Obrigado por escrever. Que história interessante. Você ainda não está sendo namorada de si mesma. Você está confundido imaginações com fatos. Você não traiu. Sente-se culpada. Repetiu fantasiou tanto que acreditou nesse invento. Era uma luta interna para se defender, não se sentir por baixo.
Você, antes de namorar com outra pessoa, precisa aprimorar autoestima, precisa se respeitar, ser namorada de si mesma, vivenciar senso de autonomia, delimitação da essência pessoal, da identidade. Isso se faz em processo de trabalho científico com psicólogo, com a devida abertura mental, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9316 respostas

21 JUN 2024

Relações com pessoas, seja namoro, romances, amizades, famílias, relações humanas em geral são bem complexas. É preciso investigar mais a fundo esses sentimentos e os eventos que levaram a isso.

Me coloco a disposição.

Natália Gonçalves dos Santos Psicólogo em Guarulhos