Por que não consigo aproveitar as oportunidades?

Feita por >Amanda · 26 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 21 anos, aos 19 eu entrei na faculdade em um curso que não era o o que queria, mas era o que eu consegui passar, não demorou muito e eu decidi sair da faculdade, acontece que meu psicológico e minha autoestima não ajudavam, eu estava me sentindo triste, burra e ansiosa, e sabendo o que era ter depressão desde criança eu logo me evadi pois já estava ficando apática quando chegava em casa. Recentemente tive a oportunidade de trabalhar de garçonete aos domingos em um restaurante, fiquei muito feliz porém receosa pois tenho fobia social. No primeiro domingo eu consegui me sentir bem comigo mesma durante o trabalho, o ruim foi quando cheguei em casa e comecei a pensar no que eu fiz de errado, me senti insuficiente, não consigo me sentir adulta e muitas pessoas não me tratam como tal devido eu aparentar ter 15/16 anos. Chegou o segundo domingo e o movimento foi maior ainda, as mesas extensas para as famílias grandes, minha ansiedade começou a atacar bem de leve, até que ocorreu uma situação de confusão entre as mesas dos clientes e os mesmos riram de mim, aquilo foi o maior motivo da minha desistência além de sentir que estava atrapalhando as moças da cozinha, naquele momento a minha fobia se tornou realidade, as pessoas rirem de mim por eu fazer algo estúpido ou atrapalhado. Decidi parar, não sou psicóloga e nem psiquiatra, mas acho que a fobia não vai embora só tentando enfrenta-lá, preciso de tratamento e ajuda de um profissional para conseguir lidar com isso, preferi desistir para não ficar com traumas maiores. Agora estou me sentindo um lixo, fraca, por mais que eu me orgulhe de botar a minha saúde em primeiro lugar. O que pegou pra mim foi dizerem "isso acontece com todo mundo aqui". Estou me sentindo uma vergonha para minha mãe. Parece que sempre vou desistir para botar meu psicológico em primeiro lugar.

A melhor resposta 27 JUL 2021

Oi, Amanda. Sinto muito que esteja passando por isso.

Saiba que apesar de tudo que relatou, o fato de você reconhecer a importância do acompanhamento com psiquiatra e psicóloga será o diferencial para seu caso. Realmente, o desejo de melhora as vezes não é suficiente sozinho, é preciso aliar isso ao acompanhamento com dedicação.

As questões de fobia social e sentimento de insuficiência, incapacidade são completamente passiveis de melhora, sobretudo, por você parecer ser uma pessoa dedicada. Tente não se culpar pelos caminhos que trilhou até o momento, você fez o que podia fazer, foi no seu limite com as ferramentas que tinha na mão.

Quanto antes contatar uma profissional e iniciar seu cuidado, melhor será! Desejo força para esse momento. Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 JUL 2021

Oi Amanda,
Voce está insegura, é uma boa pessoa, quer fazer direito, quer se realizar, mas não tem informações seguras.
Isso é possível atingir, desde que voce tenha um acompanhamento temporário que te ajude a superar determinados pontos de vista que tens a respeito da vida, do profissional, do futuro...
É preciso diferencial a VIDA do SISTEMA.
VIDA é o que você é, força e energia. Da vida (Deus) viste e pra lá vai retornar. A vida te deu a liberdade para fazer tudo, todas as experiências que quiser fazer e pelo teu livre arbítrio, poder escolher o que te agrada e o que não quer. Segundo esta coordenada da vida, tu é a criadora de tua realidade e como criadora, é responsável pelos resultados. Portanto, não existe nada e nenhum Deus castigador que te pune por coisas que fez,; Não existe nada e nenhum Deus recompensador, que salva pelo que voce fez; Só existe consequências das tuas escolhas e decis~]oes, afinal, é criadora de tua realidade.
O Sistema é o conjunto de coisas que voce encontrou quando nasceu: família para te cuidar e te auxiliar nos primeiros passos, educação para te ensinar, sociedade, normas, valores, crenças, costumes... todas as coisas criadas pelas pessoas para tornar possível a convivência em grupo, em sociedade. Este sistema te deu limites e normas de como viver com amigos, no trabalho... mas, segundo oque o sistema quer. Não como voce quer. O sistema sempre tenta te condicionar ao que ele quer e não ao que voce quer.
Agora, você precisa se fortalecer em ti mesma, saber quem é, de onde veio, qual o teu onjetivo de vida, quais os teus talentos e qual o desejo de fazer nesta vida e, com muita flexibilidade e diplomacia, driblar o sistema para realizar a si mesma.
Voce não veio aqui para agradar os outros; Veio aqui para se realizar e ser feliz.
Creio que a primeira coisa a fazer é identificar qual a tua vocação, qual a tua missão de vida, quais os teus talentos e dentro destes, desenvolver habilidades necessárias para lidar com o sistema de crenças e modos de vida da sociedade.
Porém, sem se submeter a ele, sistema.
Tudo começa a se encaixar quando tens claro isto e enquanto se prepara para concretizar a tua vocação, qualquer ocupação temporária é bem vinda, pois esta te dará o dinheiro para as tuas necessidades e te treinarão para tornar-se hábil.
Precisa de acompanhamento Psicoterapêutico porque precisa entender porque as pessoas riem de ti, porque fica chateada, porque fica magoada, porque da desistência do curso superior... Teu emocional está abalado e precisa te tranquilizar, acalmar e curar as feridas de tua alma. Enquanto isto, as coisas podem dar errado para que tome consciência do que precisa antes saber e fazer.

5817 respostas

27 JUL 2021

Bom dia Amanda.
Imagino que esteja sofrendo muito, mas existe uma forma de trabalhar isso, que é através da terapia e se for necessário o acompanhamento médico. Você parece se cobrar muito e ser perfeccionista, isso cria muita ansiedade e em alguns casos pode levar a crises de pânico. O quanto antes iniciar a terapia melhor é o ganho com o tempo. Terapia não é mágica, é trabalho em parceria com o terapeuta para encontrar maneiras mais funcionais de atuar no mundo e se sentir melhor dentro de si mesma ok. Estou a disposição. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

27 JUL 2021

Olá Amanda.
Comece a prestar mais atenção nas coisas boas que te acontece, evite focar no que acontece que não é tão bom. Não queira ser perfeita, isto não existe para ninguém, sempre acontecerão coisas boas e ruins, a diferença é focar mais nas coisas positivas. Quando uma pessoa diz "isso só acontece comigo" ou " sou azarada", é porque não conseguiu ver o lado bom do que aconteceu. Há pessoas que ouvem muitas palavras positivas e apenas 1 negativa em um diálogo, daí ela foca só na única palavra negativa, e assim seu "mundo desaba" sua auto estima cai, se ao contrário esta pessoa não perceber a palavra negativa que lhe foi dita, mas perceber as outras que são positiva, se sentirá bem com sua auto estima elevada. As pessoas com depressão tendem a não observar o lado positivo de tudo que vivencia. Sempre que estiver focada no negativo busque algo de bom na situação e vá mudando seu padrão para observar o positivo de tudo, isto ajuda a diminuir a depressão.
Evitar situações, embora pareça ser o mais adequado, não é a melhor situação, porém para enfrentar uma fobia precisa começar entendendo porque ela se instalou, e a exposição será feito progressivamente, dos mais fáceis aos mais difíceis, e quem vai definindo o que consegue enfrentar é a própria pessoa com a ajuda do psicólogo. O que aconteceu com você, é que não houve preparo para a situação que vivenciou, e você se expos em uma condição muito difícil para sua realidade, daí a tendência a dar errado é muito grande e a pessoa sem condições de vivenciar a exposição pensa que será sempre assim, mas não houve um preparo anterior para isso.
Espero ter ajudado.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 JUL 2021

Olá Amanda! Grato por escrever. Pelos argumentos apresentados, falta maturidade, falta vivência. Certamente cada pessoa é muito rica de caminhos mentais, de aspectos, potencialidades e possibilidades. Quando trabalhamos com pessoas, nos deparamos com essa riqueza de cada um. Quando inseguros, atribuímos a qualquer comportamento deles, reprovação ao que nós fizemos. Não há outro jeito de amadurecer a não ser, exercitar com persistência, tomada de consciência, estratégia e técnica.
A tomada de consciência, estratégia e a técnica, nós, psicólogos, poderemos te ajudar a ponderar.
Outra frente importantíssima é a questão da construção profissional. Uma forma muito comum de fugir dos desafios da faculdade, é ponderar que entrou no curso que não queria. Na maior parte das vezes, aprendemos a gostar do que nos é possível fazer, ao mesmo tempo em que podemos e devemos dar personalidade ao nosso jeito de ser um profissional com formação universitária.
Estaremos à disposição para aprofundamentos e esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições sólidas como: Universidades Públicas, Instituto Butantan, TV Cultura, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

27 JUL 2021

Amanda, são várias questões que precisam ser analisadas e trabalhadas. Durante um processo terapêutico vc passa pela compreensão do seu autoconhecimento que te leva a maior assertividade nas suas decisões e posicionamentos. Realizar treinamento de habilidades sociais entre outras técnicas q te auxiliam ao longo da vida.
Psicóloga Daniella Dornelas.

Daniella Dornelas de Freitas Oliveira Psicóloga Psicólogo em Nova Friburgo

8 respostas

27 JUL 2021

Olá Amanda.
Grata por sua participação aqui.
De certa forma você demonstrou que sabe o que precisa fazer para se tratar e melhorar em todos
os aspectos da sua vida. Procure sim ajuda psicológica para ter apoio que necessita nessa questão da ansiedade social.
O psicólogo é o profissional que poderá orientá-la e dar o acompanhamento.
Fico á disposição.
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba