Por que minha familia me odeia ?

Feita por >licy · 18 fev 2023 Abordagem psicológica

Desde pequena minha familia por parte de pai me trata com diferencia, mas só fui perceber depois que cresci, comecei a trabalhar com meu avô que é dono de empresa, na qual minha familia inteira trabalha aqui também, porém eles me excluem de tudo, esses dias meu pai que é divorciado da minha mãe foi para a praia e chamou minha prima, o namorado da minha prima, minha vó e o meu avô e não chamou eu e o meu irmão para ir, sendo que somos filhos. Minha família odeia minha mãe e acho que por isso descontam a raiva em mim e no meu irmão o que é injusto. Além do mais meu vô fica me inferiorizando o tempo inteiro na frente de todo mundo, quero muito sair desse emprego mas não consigo nada. Eu choro quase todo dia por que me sinto um lixo aqui

A melhor resposta 23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 FEV 2023

Oi, Licy. A melhor coisa que você pode fazer por você mesma é se libertar dessa prisão que é esse ambiente altamente tóxico para sua vida, sua integridade mental e física também. Quando você mudar sua mentalidade (o que requer tempo e muitas viradas de chave), você adotará outras posturas perante a vida, mas são necessários certos movimentos para isso, um deles é você buscar terapia para trabalhar tudo isso que anda entalado dentro de você para conseguir também dar os limites respeitáveis para si mesma, não permitindo posturas como inferiorização por parte da sua família de origem. Estou à disposição para te ajudar nesse processo !
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

21 FEV 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. A família da gente, de fato, pode ser pessoas que nos fazem se sentir ruim; nesse contexto um psicólogo é assertivo. Para que possa te auxiliar e ajudar com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | (Oliveirapsic)

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

20 FEV 2023

Licy
Trabalhar numa empresa familiar, não é nada fácil...
Principalmente quando há separações e não são resolvidas as pendengas entre as partes...
Os filhos são usados para fazer sofrer a outra parte...

Sim... já devia ter saído da empresa, mas, antes disso se prepare e não conte para ninguém.
Prepare-se emocionalmente e mentalmente...
Conheça-se a si mesma, resolva teus problemas de dependência, de carência.
Quais os teus talentos? Qual o teu objetivo de vida?
Desenvolva um trabalho com base nos teus talentos... isso é garantia de prazer, alegria e prosperidade.
E não fica focando as "isjustiças" sofridas pelo pai, avò, mãe ....
Foi voce que escolheu nascer através dessas pessoas; foi voce que escolheu passar por estas experiências.
Precisa saber agora como conseguir vencer.
Faça Psicoterapia... vai precisar!

Abraços

5818 respostas

20 FEV 2023

Licy, bom dia. Realmente um contexto como este traria muito sofrimento a qualquer pessoa, não é verdade? Sei que deve estar sendo bem difícil para você, e que muitas vezes você terá dificuldade em encontrar opções (como na questão do emprego), porém o que eu sugiro primeiramente é que tu busque aproximação e conforto em quem te quer bem, podem ser amigos (e não precisam ser muitos, tendo um bom ou uma boa amiga...), mãe, irmão, etc. Muitas pessoas demonstram instabilidade em sua relação com o outro e com o mundo, e quando nossa vida passa a depender do humor destas pessoas para "funcionar" bem e feliz, com certeza também acabaremos ficando muito instáveis emocionalmente. Por isso, uma outra sugestão que deixo é que tu busque entender que estas pessoas (pai, avô) são sim, imagino, importantes na tua vida, mas não são a tua vida, de forma que terão vários outros aspectos em que as coisas vão ocorrer bem e haverão fatos positivos, digo isto apenas para sugerir que âmbitos negativos da tua vida não prejudiquem ela por inteiro. Naturalmente, além da ajuda de amigos e familiares, sugiro se possível que busque também ajuda profissional. Obrigado por ter vindo até aqui buscar ajuda, estas foram algumas sugestões iniciais tá? Abraço

Pedro Ferreira Mendonca Junior Psicólogo em Porto Alegre

3 respostas

19 FEV 2023

Olá Licy! Obrigado por escrever. Certamente há emoções que fazem você ler os sentimentos da família de forma distorcida. Também é preciso considerar que as pessoas que amam são as mesmas que odeiam. Isso acontece porque no espaço da convivência é preciso ceder, renunciar, acontece de criar expectativas que não são correspondidas. Nesse sentido, em todas as convivências intensas esses extremos de amor e de ódio, estão presentes. É preciso aprender a administrar, a conduzir. Nas situações de trabalho em família, dois papeis se sobrepõem e são dificílimos de separar: parente e parte de um organograma de trabalho.
Sempre que possível, é bom trabalhar com neutros, com estranhos. De maneira simplificada, em certo sentido, poderemos dizer: "todas as famílias, em convivência intensa, se odeiam, pois explicam seus fracassos através de ações dos próximos, abrindo mão da promissora oportunidade de se melhorar.
vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.