Por que meu companheiro não vibra minhas conquistas?

Feita por >EUNICE OLIVEIRA · 28 out 2022 Abordagem psicológica

Olá, tenho 27 anos, estou nesse relacionamento há 7 anos, construimos uma família, filhos, casa... Mas, me incomoda a maneira como meu companheiro me trata, tenho a sensação que sou só pra satisfazer seu prazer. Ele não me apoia 100% nos meus estudos, terminei minha faculdade com muita luta, tive que parar 1 ano porque ele não aceitou ficar com as crianças para mim ir estudar. Com apoio da minha família vó e mãe consegui terminar. Nesse período de faculdade, passei em um concurso na minha cidade, ele chorou copiosamente, dizendo que eu iria deixá-lo. Não era pra ele se alegrar comigo? Gosto muito de estudar, e estou agora estudando pra passar no concurso público na área da minha formação. E as vezes ele dá aquela impressão de está com inveja de mim, esnoba meus esforços, acha que estudar não cansa, voltou as insegurança, acha que o traio, e recentemente troquei de departamento de trabalho, e um colega me enviou mensagem dizendo que estava com saudades, ele viu e fez um show, como se quisesse só um pé pra brigar, e eu respirei fundo pra não entrar novamente naquela paranóia de desconfianças, é muito desgastante se explicar pra quem malda o tempo todo de mim, ele repetiu que não confia em mim, como não revidei, ele ficou mais desconfiado dizendo ser verdade, que quem cala consente . Só não surtei porque estou cansada disso, e também pelo foco nos estudos pra concurso público da área da minha formação, mas isso me deixa triste, meu companheiro, pai dos meus filhos, a pessoa que eu sou apaixonada, me esforço para agrada-lo, mas nunca está bom, sempre tem um defeito. Estou cansanda, cansada mesmo. Cheia de tristeza no momento, ele disse hoje que não tem mais nada comigo, me pegou de surpresa pq eu não sabia que não estávamos mais juntos, ele terminou comigo?!. Não consegui comemorar minha classificação no processo seletivo da faculdade do meu estado, ele me deu um parabéns seco e inventou essa briga da mensagem do meu colega. E nem consegui, hoje, me concentrar pra estudar, não quero que isso afete meu rendimento. Já melhorei muito, em outros tempos, eu já teria surtado, ficado deprê, me sentia doente, procurei melhorar pq ele sempre me culpou da nossa relação ser assim por minha culpa. Então, busquei melhorar, mas da parte dele, não vejo esse querer de melhorar também. Ele diz as vezes que me ama, outras vezes que só está comigo por causa dos filhos. Qual conselho vocês me dão?

A melhor resposta 5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

29 OUT 2022

Oi Eunice! Obrigado por escrever. Parabéns pelas conquistas e superações. Pelo texto, entendo que ele falou que não tem mais nada com você, muito recentemente. Isso pode ser uma fala impensada. Na verdade, sensações com inveja e ciúmes, são componentes a prestar atenção e entender com maior cuidado. O conselho que te dou, sendo isso realmente recente, que você fale com um de nós, psicólogos, para não agir no calor dos acontecimentos. Com o levantamento mais detalhado e técnico do panorama, poderemos te ajudar a organizar as melhores estratégias para não permitir que as coisas se desorganizam rapidamente, não deixando margens para corrigir o rumo das coisas.
Contate, ainda hoje, um de nós, psicólogos, com a devida descrição e cuidado.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas. Chega de ditadura!