Por que eu sinto explosão de raiva quando se trata da minha mãe?

Feita por >Confusa · 9 mai 2022 Terapia familiar

Ela tá com demencia diagnosticada e não aguento....

A melhor resposta 10 MAI 2022

Oi Confusa.
É comum nossas emoções ficarem a "flor da pele" quando se trata de familiar.
Nossas interações (relacionamentos) mais significativos são, geralmente, os mais difíceis de lidar quando surge algo.

Sobre sua pergunta, existem várias respostas, mas só encontraremos uma caso você trabalhe isso em uma psicoterapia. Pois qualquer resposta que surja simplesmente da pergunta que você fez, será apenas suposição, achismo.
Porque não temos nenhum contexto para nos basearmos.

Procure um profissional para te auxiliar nisso tudo.
Se desejar, estarei aqui.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

13 MAI 2022

Bom dia
Talvez pra você ser cuidada por ela ainda seja o esperado e ter que cuidar dela pode frustrar e gerar toda essa raiva. A terapia pode ajudar
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

11 MAI 2022

Quantos anos voce tem?
Já é de maior idade? Nada mais se pode falar com poucos dados assim.
A raiva é uma energia, pode usá-la para o bem ou para o mal.

5817 respostas

10 MAI 2022

Olá.
Não é fácil cuidar de uma pessoa com demência. Sugiro que procure ajuda para te ajudar com ela, nem que seja por algumas horas semanais.
O cuidador também adoece. A falta de paciência ou reação de raiva pode ter relação com excesso de responsabilidades assumidas.
Cuide-se.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

10 MAI 2022

Olá!
Veja, raiva não vem do nada, muito provavelmente há algum acumulo de experiências que te provocaram raiva, possivelmente, tiveram sua expressão negada e talvez tenha se transformado em ressentimento de forma tal que ficam apenas aguardando uma situação propícia para encontrar uma forma de descarga, como as explosões. Esse seria um esboço teórico, mas a resposta definitiva e detalhada para sua pergunta só pode ser encontrada dentro de sí mesma.

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

10 MAI 2022

Olá Confusa.
Entendo você e todas as pessoas que passam por isso. Você precisa conversar com psicólogo que ajude nesse momento pois as mudanças que terá na sua rotina e da família causam estresse e se estiver sozinha fica muito pesado mesmo. Fico à sua disposição para auxiliá-la essa questão.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

10 MAI 2022

Olá Confusa! Grato por citar. Você precisa falar, contextualizar, contar um pouco a história tua com ela; contar a idade dela, possíveis fatores dela que te fazem explodir. Precisa contar a composição da tua família, tuas metas, tua rotina de vida.
Estaremos a disposição para te ouvir, depois poderemos te ajudar a construir a resposta que você quer.
Abraços virtuais ( A pandemia e a dengue são reais: a maior parte dos políticos são faltos, a grande maioria dos chamados líderes religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso da máscara, evite criadouros de dengue. Melhore a afetividade mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

10 MAI 2022

Olá
Cuidar de pessoas adoecidas gera um desgaste enorme. Esse cansaço precisa ser reconhecido e expresso num contexto saudável para que não prejudique terceiros. Essas explosões de raiva podem ser a única forma que você encontrou de passar por isso.
Buscar um porifssiinal pode te ajudar a pensar nas possibilidades que esse momento tem para ti. O que pode ser feito que te sature menos, como criar espaços de descanso adequado, etc.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha