Por que eu penso em comida o tempo todo?

Feita por >khadourzinha · 31 mai 2023 Transtornos alimentares

Eu queria entender porque penso em comer o tempo todo, mesmo quando não estou com fome fico pensando em comida! Isso faz com que eu coma muito e em excesso! Não aguento mais :(

A melhor resposta 1 JUN 2023

Olá, Khadourzinha!
Essa obsessão ou pensamentos constantes em relação à comida podem ser indicativos de uma relação complicada com a alimentação. Esses pensamentos podem ser influenciados por diversos fatores psicológicos, emocionais e até mesmo biológicos.
Na perspectiva psicanalítica, a alimentação pode ter significados simbólicos profundos e estar relacionada a questões emocionais e afetivas. É possível que a comida tenha se tornado um meio de lidar com emoções difíceis, como ansiedade, tédio, estresse ou até mesmo como uma forma de buscar conforto.
Além disso, pode haver aspectos inconscientes envolvidos, onde a comida pode ser usada como uma forma de preencher um vazio emocional ou como um mecanismo de defesa para evitar lidar com questões mais profundas.
Pode ser uma especie de vício, por conta da boa sensação que se tem quando se come. Enfim, pode ser alguma dessas possibilidades, pode ser várias delas ou, até mesmo, outra que nem foi cogitada.
Recomendo buscar o apoio de um psicólogo, pois ele poderá te ajudar a explorar esses pensamentos e comportamentos em relação à comida, identificar possíveis gatilhos emocionais e trabalhar na construção de uma relação mais saudável com a alimentação.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 JUN 2023

Pensar em comida o tempo todo e comer em excesso é sua válvula de escape de alguma coisa. O prazer que você sente comendo algo doce ou gorduroso, ele é momentâneo e ainda sim não preenche o vazio que você tenta preencher. A melhor maneira é fazer terapia, entender seus pensamentos que ocasionam isso para mudar seu comportamento alimentar.

Bruna Giovani C. Siqueira Psicólogo em Ribeirão Preto

3 respostas

1 JUN 2023

Olá khadourzinha. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo aqui da plataforma que possa te ajudar.
Precisa haver uma avaliação mais acurada para entender se é um caso de ansiedade.. Mas principalmente para que aprenda a lidar com teus pensamentos em relação a comida. Assim poderá manter tua saúde e autoestima em dias.

Atenciosamente,
Brenda Lima.

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

40 respostas

1 JUN 2023

Isso se chama ansiedade...
Voce deseja viver uma realidade só que precisa ser bem planejada, detalhar, estabelecer metas para chegar ao que voce deseja.
Tudo é possível realizar, mas precisa de método e colocar´se em ação.
Faça Psicoterapia para compreender bem isso e realizar o que precisa realizar.
Caso contrário, o abuso da alimentação vai dar problemas no teu corpo, por preguiça mental.
Come-se para viver .... não se vive para comer.

Abraços

5948 respostas

1 JUN 2023

Bom dia, Khsdourzinha,
Normalmente pensamos naquilo que experimentamos com frequência, ou por um processo de aprendizado.
Nossa mente tentará nos levar a momentos tranquilos, e normalmente na nossa infância a hora de comer costuma ser aquela onde a família se reúne, e a convivência acontece.
Pode ser que seu inconsciente esteja usando estas lembranças para te levar a momentos bons, talvez como uma forma de lidar com o estresse e a rotina do seu momento de vida atual.
Tente puxar pela memória como eram esses momentos pra você, se eram bons ou tinham tambpem suas dificuldades, e vai perceber que sua mente tentará preencher estas lacunas de comportamento.
Mas lembre-se que o melhor nunca será tentar NÃO pensar em algo. Pelo contrário, é PENSAR em outra coisa.
Como anda o seu cotidiano? Por que será que sua mente quer te levar a outros momentos da sua vida?
Pense nisso.
A psicoterapia pode te ajudar, se isto estiver sendo um problema pra você.
Se tiver interesse, fico à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

1 JUN 2023

Bom dia, geralmente esse comportamento está ligado com ansiedade, fome emocional e compulsão alimentar. Comer é um grande prazer na vida e pode se tornar um vício como o álcool e outras drogas. Busque ajuda de um psicólogo que possa te ajudar a tratar esse problema.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

1 JUN 2023

Olá Khadourzinha! Obrigado por perguntar. Você quer mesmo construir resposta? Se sim, permita a um de nós, psicólogos, conhecer mais especificidades de tua história, rotina de vida, personalidade, metas, dentre outros aspectos. Geralmente as pessoas querem comer o tempo todo, por sensação de vazio existencial, por ansiedade. A visão geral não faz sentido para as pessoas de forma individual. Por essa razão, precisaremos te conhecer de forma específica.
Vamos aprofundar reflexão.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.