Por que eu não consigo reagir?

Feita por >renatinho · 13 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Me pego em situações onde facilmente eu poderia tomar alguma decisão rápida e eficaz para a devida situação. Mas eu simplesmente congelo. Eu não consigo tomar uma decisão, que ao meu ver era para ser automática e rápida.

A melhor resposta 14 JUL 2020

Olá Renatinho!
Obrigada por enviar a sua questão.
Se formos pensar em nossos instintos frente a sua situação que nos geram medo, sendo animais, podemos ter 3 reações: atacar, fugir ou congelar. É algo que carregamos dos nossos antepassados. Por sorte, essa é uma habilidade que pode ser treinada.
Procure um profissional que te oriente nessas situações. Existem diversas estratégias que você pode adotar, além de ressignificar crenças que o fazem agir dessa maneira.
Espero ter ajudado :)
Estou a disposição.

Psico Júlia Gasch

Psicóloga Júlia Gasch Psicólogo em Taubaté

16 respostas

14 JUL 2020

Olá Renatinho! Grato por citar. Digo citar porque você não descreveu, não contextualizou as questões. De certa forma, podemos dizer que você não consegue reagir, porque pode não reagir. Alguém ou alguma condição te propicia a possibilidade de não reagir. Toda escolha envolve abrir mão de alguma coisa. Isso gera certo desconforto e insegurança. Com ética, estratégia, técnica, ponderação, sempre é melhor agir. Muitas vezes, diante de ações externas, é preciso reagir. Se a seu ver, as decisões eram para serem automáticas e rápidas, por que não experimentar isso? Será que falta convicção ou você não quer pagar o preço da escolha? Viver é escolher. Fazer o escolhido com ética, é exercício de amadurecimento. Amadureça! Será altamente enriquecedor você contar com a condução científica de um psicólogo, para amadurecer.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia somente para o que for relevante, com os devidos cuidados!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.