Por que eu existo?

Feita por >Allê · 15 dez 2019 Depressão

Olá, saudações.
Me chamo Allêy, tenho 11 irmãos, moro com minha mãe, irmãos e padrasto. Tenho 22 anos e desde os meus 14 anos tenho desgosto com a vida, não sinto vontade de viver e as vezes penso em suicídio. Claro que eu brinco, faço graça, sorrio a maiorias das vezes não dá pra imaginar que eu tenho esse pensamento obscuro! De 12 filhos eu fui o único que nasceu com uma maldição de ser gay, eu me sinto um monstro, insuficiente, e incapaz de fazer minha família ou alguém feliz. A minha família não me critica. Obs: mais na hora da raiva elas dizem tudo que alguém não merece ouvir. Não sei nem oque falar ou perguntar a vcs... na verdade não sei nem o pq que eu estou escrevendo aqui. O meu caso não existe soluções. A não ser a morte. Eu sou o um lixo em pessoa...

A melhor resposta 16 DEZ 2019

Oi Allêi! Para dar conta das suas questões vc acredita mesmo que a melhor solução seria o suicídio? Que tal agendar uma sessão para que vc possa falar de tudo que lhe causa dor e que o faz perceber como uma pessoa tão incapaz? Ser gay não é uma maldição, muito menos ser incapacitado de fazer alguém feliz.

Cássia Galvão Hage Psicólogo em Belém

1 resposta

30 MAI 2022

Oi Allêy, provavelmente você esteja deprimido. Tem várias crenças irracionais que precisam ser trabalhadas, será que é mesmo uma maldição ser gay? Será que é sua função fazer sua família ou alguém feliz? Sua família não te critica mas acredito que você se auto critica, não é mesmo? Na hora da raiva nossa boca pode se transforma numa arma violenta, não é mesmo? Não acredito em você em relação ao seu caso não ter solução. Na verdade, acredito que a única coisa impossível de ser mudada, é a morte. Estou aqui pra conversar se você sentir vontade. Um abraço.

Danielle Ribeiro Psicólogo em Sertãozinho

4 respostas

16 DEZ 2019

Olá, Allêy!
O seu relato demonstra o quanto está em sofrimento psíquico e o quanto está sendo insuportável para você. Você cita que desde os 14 anos você está sofrendo. Isso indica que estes pensamentos e sentimentos negativos em relação a si mesmo ganharam força ao longo dos anos. Não foi cuidado, nem tratado. E aí chega uma hora que fica insustentável continuar a vida sofrendo deste jeito, tentando encobrir que nada está acontecendo para quem está ao nosso redor. Tudo que acontece a sua voltar, assume uma proporção enorme. E você se vê sem recursos emocionais, físicos e cognitivos de lidar com as situações. Mas saiba que tem jeito sim, há recursos que podem ajudá-lo a enfrentar, superar essa depressão, e resgatar a sua autoestima e seu valor. Pois cada um de nós tem a sua importância no mundo. A depressão é uma doença e deve ser tratada, pois sozinho é mais difícil. Com a ajuda profissional, o processo se torna mais acessível e você se sente mais fortalecido no enfrentamento deste sofrimento. Busque ajuda profissional e não desista de você!

Um abraço!

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

16 DEZ 2019

Você precisa procurar ajuda. Sozinho dificilmente você vai conseguir ficar bem. Com ajuda psicológica você pode vencer essa tristeza e superar essa situação recuperando sua autoestima e adquirindo mais resiliência diante de situações ruins. Em momentos de desesperança você pode contar com a ajuda do Centro de Valorização da Vida (CVV), você disca 188 e conversa com uma pessoa treinada pra te ajudar, a ligação é gratuita.

Danielle Ribeiro Psicólogo em Sertãozinho

4 respostas

16 DEZ 2019

Olá, Allêy. Com uma família de muitos membros, imagino que possa se ver muito diferente e preterido entre tantos, afinal, onze irmãos são onze irmãos. Quando você fala que sente “desgosto pela vida” desde os quatorze anos, fico curiosa para saber um pouco mais sobre como foi a sua infância e adolescência. Talvez nesse período tenha localizado como um momento mais complicado, e talvez os pensamentos ruins possam ter partido daí? Bom, se pensa de modo recorrente na possibilidade de tirar a sua vida, isto precisa ser falado. É preciso tentar colocar em palavras o que faz você pensar sobre isso, de modo que outras coisas possam ser tratadas e devidamente colocadas nos seus lugares. Sem acompanhamento devido, com terapia regular, não conseguimos trabalhar as nossas questões e alimentamos aquilo que nos sufoca, nos machuca. A homossexualidade não é uma doença, muito menos “uma maldição” como colocou. É preciso saber como lidar com quem você é, para que a percepção das pessoas não interfira ou gere angústia ou outros efeitos que possam vir a ser danosos para você.
Abs, Fernanda Barbosa

Fernanda Barbosa dos Santos Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

16 DEZ 2019

Olá, Allêy! Cada pessoa neste mundo tem a sua importância e o seu valor. E com você isso não seria diferente. Mas quando estamos em sofrimento psíquico, como você mesmo disse que “desde os 14 anos”, então você já tinha percebido que algo não estava bem, e os pensamentos que tinha a respeito de si próprio. A nossa interpretação do mundo exterior reflete muito na qualidade de como está o nosso interior. E se você não está bem consigo próprio, se não reconhece as suas virtudes, o seu valor, a sua importância no mundo, realmente fica difícil enxergar coisas boas no externo. E aí, esses sentimentos de inutilidade, em não conseguir enxergar uma solução para tudo isso que está nublado e te causando muita dor, tomam proporções maiores, se não cuidados. Chega uma hora que a própria dor parece pedir socorro. Então, nunca é tarde para pedir ajuda profissional. Allêy, dê-se a chance de tentar enxergar o seu valor e o seu potencial. Dê-se a oportunidade de conhecer você mesmo, sem comparações. Desenvolvendo pensamentos mais positivos em relação a você, e se permitindo não carregar mais culpas, nem vergonha, nem sentimentos de desvalor e inutilidade. Sua família te apoia, está ao seu lado. E conflitos familiares acontecem nas famílias.
Espero que você consiga superar esse momento de sofrimento e tenha um encontro com você mesmo. Vai ver a pessoa incrível que é.
Um abraço!

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

16 DEZ 2019

Caro Allêy
Tu é um ser humano como eu, como todos... tu não é nada menos que outros.
Cada um de nós existe, está vivendo aqui para realizar o seu projeto de vida.
Tu também está aqui para realizar o teu projeto de vida e ser muito feliz.
A vida não intenciona a infelicidade, a frustração de ninguém.
Por um motivo ou outro tu não está conseguindo focar, ver este projeto de vida teu... peça ajuda para ver isso, um Psicoterapeuta, não sei suas possibilidades financeiras para isso...
Antes de nascer, foi tu mesmo, junto com a tua Inteligência, teu Eu Superior que programou vir desta forma (Gay) porque esta forma te daria condições de experimentar coisas que não seriam possíveis de outras formas.
Portanto, não maldiga o que tu mesmo escolheu e não é nenhuma desonra ser Gay.
Tu não está conseguindo ver isso porque, talvez o meio não te permitiu ver e ter orgulho de ti mesmo.
Tenha a coragem de ser exatamente como é. Aprenda a gostar de ti, tenha orgulho da tua forma de ser. És inteligente e vais saber te conduzir, driblando tudo o que for necessário para se realizar.
Faça como a água que ao encontrar uma pedra no caminho dela, não briga com a água, simplesmente a contorna e segue o seu caminho.
Faça a mesma coisa. Se precisar de ajuda, solicite. Abraços

5817 respostas

16 DEZ 2019

Olá Allêy, tudo bem! Espero que sim...
Caro Allêy você não precisa ter vergonha de ser gay, isso é uma condição sensual que está inerente a sua existência, você precisa fazer psicoterapia para trabalhar a aceitação do seu eu, trabalhar os aspectos familiares que possam está lê afligindo nesse estágio da sua vida.

Porto Psi Psicólogo em Jequié

3 respostas

16 DEZ 2019

Allêy, esses pensamentos que você relata são típicos de quem sofre de depressão. É importante você ter consciência que a depressão é uma doença e não uma escolha. O fato de você não conseguir pensar de forma diferente é provocado pela doença. É de extrema importância que você procure um psicólogo para iniciar um tratamento psicológico, pois existe muitas formas de aprender a lidar com a doença ou até mesmo superá-la. Com um tratamento adequado você passará ter pensamentos mais saudáveis e consequentemente se sentirá melhor e terá mais qualidade de vida.
Não negligencie o que está sentindo, é muito sério e deve ser tratado como qualquer outra doença! Existe luz no fim do túnel e a possibilidade de uma vida muito melhor. Não desista de você.

Patricia Zanelli Psicólogo em São Paulo

9 respostas

16 DEZ 2019

Alley, sou Heloize, psicóloga clínica em Curitiba.
Recomendo a você, iniciar terapia para, que sejam trabalhadas as questões da família, estados mais deprimidos e sua sexualidade. Coloco-me à disposição!

Att;
Heloize Neves.

Heloize Neves Psicologia Psicólogo em Curitiba

1 resposta