existe um motivo para existirmos

Feita por >1905 · 29 out 2022 Crise existencial

porque nascemos? temos algum objetivo neste mundo? porque nao conseguimos colocar para fora o que realmente sentimos, a vida e engraçada, parece que viemos para satisfazer a vontade alheia, mas e a nossa vontade, porque fica tao retraida, trancada a sete chaves.

A melhor resposta 30 OUT 2022

Olá, boa noite!
Obrigada por escrever...
São muitas questões, e de resposta muito particular para cada indivíduo, cada pessoa busca e encontra sentidos diferentes para continuar.
É importante que se tenha desejos, e satisfazê-los faz parte do processo de se sentir vivo e ter uma vida que valha a pena ser vivida.
Referente a satisfação da vontade alheia e a sua vontade retraída, teria que ser tratado de forma individual, conhecer sua história de vida, seus medos, possíveis traumas que o faz retrair e fazer as coisas para outras pessoas que não te fazem bem, todas essas questões podem fazer sentido durante o processo de psicoterapia.
As respostas vêem durante o processo, mas precisam vir de vc, muitas vezes o que faz sentido pra alguém, pode não fazer pra você.
Encontrar o que faz sentido pra você pode ser o início.
Me coloco a disposição

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

28 NOV 2022

Oi, 1905. Olha, isso de existir para satisfazer a vontade alheia , essa crença é distorcida e talvez tenha vindo da sua vivência na infância. Você tem que ser você mesma, sentir e agir como lhe convém, apesar de que existem coisas chamadas de regras que precisamos seguir para um bom convivio social, ter bom senso nas coisas também. Venha se entender e colocar suas questões na terapia, isso que você tem trancado aí e possivelmente esteja te sufocando. Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

31 OUT 2022

Oi 1905! Obrigado pela provocação do título "existe um motivo para existirmos". Existem infinitos motivos para existirmos. O ponto de partida pode ser quais as razões da nossa existência. Vou ilustrar para você, algumas hipóteses:
Existo para trabalhar como psicólogo e refletir com profundidade, remetendo-me aos acúmulos da Ciência, a empatia, sensibilidade, para ponderar motivos, comportamentos, emoções e razões. Existo para trocar olhares com um cachorro amoroso, com uma flor encantadora, com um pé de jabuticaba e suas metamorfoses, para trocar comunicações com a pureza da criança, vivacidade e revolucionalidade do jovem, intensidade do adulto e sabedoria do idoso. Em sua fala, você diz não estar podendo expressar tua originalidade. Esse é um motivo comum frequente: a cultura quer que abandonemos nossas vontades individuais e atendamos aos desejos do consumismo, das vontades alheias. Um grande motivo para você será delimitar tua essência, reorganizar tuas metas, personalidade, rotina de vida, metas e objetivos. Tudo isso precisa ser feito integrando com cultura, natureza e pessoas, mas fazendo prevalecer tua essência.
Será lindo o resgate predominante de tua essência, que é individual, mas que contém a inserção cultural.
Vamos aprofundar?

8634 respostas

31 OUT 2022

Bom desafios para voce... comece a responder a cada um...
Antes de tudo, QUEM É VOCÊ?
De onde voce veio?
Qual o seu objetivo de vida? Sim, temos um objetivo, não é por acaso que estamos aqui...
Não conseguimos colocar para fora o que sentimos porque fomos forçados a abandonar a nossa inteligência natural para ouvir e fazer o que os outros permitiam. Crescemos fora dos nossos próprios padrões; hoje, somos o que os outros (pais, profrssores, pastores, padres, sociedade...) quiseram.
Hoje, voce não se conhece... precisa saber, se descobrir, precisa resgatar a sua inteligencia natural.
Não, não viemos aqui para satisfazer os outros... viemos aqui para nos realizar. Por isso sofremos...
A dor, tanto física quanto emocional é um alerta, uma mensagem que a vida nos dá... que algo está errado e precisamos conscientizar, corrigir. Enquanto voce se esforça para viver a sua vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Busque sua autenticidade através da Psicoterapia.