Por que eu existo? Qual motivo da vida?

Feita por >Porque?8462 · 19 jul 2020 Depressão

Eu não consigo entender pq eu existo, não consigo entender qual o sentido da vida, se eu morrece acho q 10 pessoa sou menos sentiriam minha falta e com o passar dos anos nem se quer lembrariam da minha existência, a vida e tipo viver e no fim morrer e perder tudo, ninguém sabe o que tem do outro lado, se Deus realmente existe, ou se simplismemte desaparecemos. Viver uma vida toda aproveita la ao máximo ou não, ser feliz ou não, ser rico ou pobre, não leva a nada, no fim nada faz sentido todo mundo morre.

A melhor resposta 20 JUL 2020

Porque 8462. Grata por sua pergunta.
O que você está questionando vai de encontro aos valores da vida. Como você bem observou se a pessoa fixar-se em adquirir bens materiais estará se preocupando exclusivamente em "Ter" coisas que estarão sujeitas à todo tipo de perdas e desgastes pelo tempo. Nesse caso a pessoa poderá sentir o vazio existencial, o que causa muita angústia, solidão e isolamento social. Existem muitas pesquisas na área científica que comprovam que a pessoa que investe no Ser ao invés de só ter coisas é mais feliz.
Toda pessoa tem o livre arbítrio para fazer as escolhas na vida. Não importa o seu passado, sempre pode recomeçar e se transformar numa pessoa melhor. Todo dia quando o sol nasce no horizonte todo Ser Humano tem uma nova oportunidade para se transformar. Se você observar, na natureza é assim que acontece. O sol nasce, faz com que as sementes germinem, cumpram o seu objetivo e assim tudo se renova. As flores fornecem a sua beleza e perfume por um novo período e depois se transformam em novas sementes. Assim funciona toda a natureza que com as suas estações do ano influencia a estabilidade na terra. Cada ser vivo cumpre o seu objetivo por instinto. O Ser Humano por natureza tem o poder de intervir e mudar aquilo que não está bom e causa o seu sofrimento. Então, se você mudar a forma de pensar sobre você e outras pessoas para formas mais positivas como deixar de julgar-se e de julgar as outras pessoas com certeza a sua vida pode ficar bem mais leve. Se você tem o hábito de exigir das pessoas aquilo que elas não podem dar, você continuará frustrada com elas. Procure o contato com tudo o que for natural na sua vida, ou seja aceite as pessoas como elas são e faça a sua parte para criar boas situações na sua própria vida. Se necessário se afaste de pessoas que causam transtornos na sua vida. Faça as mudanças que vem postergando. Agradeça pela experiência e siga em frente. Estude, faça meditação, exercícios físicos, cuide da sua saúde física, mental e espiritual. Procure ajuda profissional para conseguir entender os seus sentimentos, fazer suas metas e objetivos e ter apoio até sentir-se mais segura para seguir a sua vida.
Espero ter ajudado,
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

20 JUL 2020

Olá Por que? 8462! Grato por participar. Um dos grandes caminhos para elevar o sentido da vida é o que você está praticando. Perguntar, questionar. A busca por resolver esse mistério dá muito sentido à vida. Os pequenos e corriqueiros enigmas que resolvemos a cada dia, vão compondo, tijolo por tijolo, a construção da vida. Por exemplo, como ajudar você a entender a transcendência da existência de cada um de nós, no sentido de representar atenção, olhares, sensações nas outras pessoas. Você, por exemplo, desperta em mim o desafio de querer entender melhor por quais caminhos, passa tua cabeça, na busca do sentido da vida. Há pessoas que veem esse sentido na beleza de um pássaro, outros na música, alguns no esporte, outros mais, na escrita, outros ainda na oração,...Há muitos outros sentidos. Encontrar um sentido pode ser o sentido.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, dê sentido ao jeito de lidar com a pandemia, use máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento físico!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

20 JUL 2020

Sim, porque eu existo? Quem sou? De onde vim? Para onde vou? O que quero na vida? O que estou realmente fazendo? Quais meus objetivos de vida? Quais são os meus talentos?
São perguntas básicas que surgem que exigem respostas. Esta é a chamada CRISE EXISTENCIAL.
O que é a Vida? Força, Energia, Frequência vibracional, Deus... Einstein dizia que talvez Deus seja apenas uma altíssima frequência.
Na Física Quântica aprendemos que para existir a matéria precisamos de baixas frequências, assim como não podemos usar a energia elétrica diretamente da usina, ela tem que passar por estações para diminuir a frequência até chegar a 110 ou 220 volts. caso contrário explodiria com a nossa casa.
Contudo, do nada não vem nada, Portanto somos uma essência e como tal sempre somos. Aqui existimos, adquirimos um corpo quando nascemos, mas antes de nascer eramos energia, essência.
Se aqui viemos foi para realizar alguma coisa, arquitetamos um objetivo e queremos realizá-lo.
A vida é liberdade na qual tudo podemos fazer e experimentar, dependemos apenas das experiências realizadas. Temos o livre arbítrio para nos conduzir nas nossas decisões e escolhas, Sofremos as consequências dessas escolhas, com responsabilidade.
Enquanto isso, o sistema, esse conglomerado de leis, deveres, crenças, valores, dogmas instituídos pela convivência limitam a nossa ação e nos impede de sermos livres ou, somos livres enquanto permite a corda.
Estamos aqui para nos realizar e não para satisfazer caprichos de outros.
Acontece que o meio, o sistema nos adestra a um sistema de vida construído pelo sistema. Nós, nos adequamos a este sistema e esquecemos de nós mesmo, esquecemos de nós e sentimos as consequências: falta de amor, falta de objetivos, falta de motivação, sem vontade de viver, desânimo, tristeza, doenças... são todas consequências de nossa adaptação a algo externo a nós mesmo.
Portanto, somos energia, espírito, força e temos um corpo. pegamos emprestado uma quantia der matéria para nossa existência.
A morte, o que é a morte? É fim de uma fase e início de outra. O feto morre como feto e nasce à vida como criança, quando adquire uma porção de matéria. A morte é a fim da matéria que entra em colapso, mas não sua essência, sua energia, seu espírito. A energia não se perde, tudo se transforma.
Mais informações?... Faça Psicoterapia.

5817 respostas

20 JUL 2020

Olá.
Muito obrigada pela sua participação, ter a disponibilidade de externalizar os seus desconfortos mostra uma grande coragem.
O seu relato fala sobre o que costumamos chamar de questões existenciais.
A maior premissa da filosofia é o questionamento. Já dizia o filósofo que pensar é existir, logo, diante de tantas perguntas, acho que podemos afirmar que há muita existência dentro de você.
Procure buscar um espaço para dar voz aos seus pensamentos e sentimentos, pode ser importante ter acolhimento neste momento.
Espero ter contribuído.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

20 JUL 2020

Me chamou a atenção como sua fala não parece tanto uma pergunta, mas sim um questionamento. E um questionamento que todos nós, seres humanos que nascemos e morremos devemos passar. Então primeiramente parabéns pela coragem e iniciativa de tomar contato com essas questões. Mas acho importante dizer que o peso de lidar com essas questões sobre viver e morrer... sobre as consequências ou não da vida em nós e nos outros... Pode ser muito mais leve se compartilhada com outras pessoas e com psicólogos preparados para caminhar com você na jornada por estes questionamentos. Porque não é fácil... Mas estamos juntos nessa

Espaço Hope Psicólogo em Campinas