Existe algum tipo de tratamento para o medo?

Feita por >Ana Paula · 3 fev 2016 Pânico

Ultimamente, sem um motivo específico, sinto muito medo, um medo que acelera meu coração, imobiliza minhas pernas e me deixa em pânico imaginando coisas onde não existem, como um fio de cabelo nas costas, sendo algo que vem me pegar.

É algo que não sei explicar bem, mas que tem aumentado visivelmente nos últimos meses e me fez procurar ajuda.

A melhor resposta 3 FEV 2016

Olá Ana Paula. Muita boa a sua discriminação sobre os sintomas que sente em relação ao medo. O medo é uma questão natural do ser humano, porém quando ele é exacerbado se torna patológico. O que é patológico é passível de ser ajudado, todavia, seria importante verificar se essa questão é demanda apenas psicológica, ou se precisa de intervenção psiquiátrica. Sugiro que procure um psicólogo que possa fazer essa avaliação e verificar sua demanda.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Psicólogo Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

23 MAR 2021

Oi Ana Paula! Muitas vezes pode se ter um ataque de pânico sem motivo aparente, e tem esses sintomas que você relatou e pode ter outros como: respiração ofegante, dores abdominais, tremor, suor intenso e junto vem o medo, medo de morrer, de ter um ataque cardíaco, de perder o controle. Junto vem pensamentos de coisas ruins que podem nunca acontecer. Você precisa fazer uma avaliação, pois esses medos podem trazer prejuízos para sua vida, quando você deixa de fazer algumas coisas na sua vida com medo de que isso aconteça. O medo pode muitas vezes te paralisar. Busque ajuda profissional

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

15 FEV 2016

Bom dia Ana Paula, primeiramente é importante que você entenda que todas as nossas emoções são necessárias, ou seja, foram evolutivamente selecionadas com o propósito de permitir nossa adaptação ao meio ambiente. As emoções consideradas "primárias" são: alegria, nojo, tristeza, raiva e medo (assista ao filme de animação Divertidamente!). Emoções mais elaboradas, como ciúmes, preconceito, amor, etc, são "secundárias", pois são derivações das anteriores.
Portanto, o medo é natural e importante para nossa sobrevivência. Ocorre que todo sistema de nosso corpo pode adoecer, e o mesmo ocorre com nossas emoções, e então tem-se o medo patológico. Este é o componente principal de alguns Transtornos Mentais, especialmente os Transtornos de Ansiedade, como p.ex. Fobias ou Transtorno de Pânico. Um Psiquiatra ou Psicólogo podem fazer o diagnóstico preciso (um bom profissional irá investigar a possibilidade de alterações endocrinológicas que podem interferir na sintomatologia).
Quanto ao tratamento, em alguns casos a medicação pode ser necessária, mas o tratamento de eleição para Transtornos de Ansiedade é a Terapia Cognitivo Comportamental, pois além de abordar as questões emocionais do paciente, pode ainda utilizar técnicas que de recondicionamento e dessensibilização (reaprender a enfrentar as situações causadoras de medo, tornando-se menos sensível a eles). Técnicas de relaxamento e meditação podem ainda alterar o padrão fisiológico do organismo na liberação dos neurotransmissores do medo.
Espero ter ajudado, infelizmente não foi possível explicar em menos palavras, att.

Maria Angela Marchini Gorayeb Psicólogo em Ribeirão Preto

5 respostas

10 FEV 2016

Oi Ana Paula. Tem sim como tratar o medo. Considerando as colocações das colegas psicólogas eu acrescentaria. É necessário entrar nesse quarto escuro acompanhada por um psicólogo e encontrar o que existe aí. Você poderá perceber que o que a amedronta é algo que você pode lidar de forma madura....e o medo deixar de existir. Busque ajuda e ilumine esse quarto.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

10 FEV 2016

Olá Ana Paula, tudo bem? Vejo que descreve sobre o medo em excesso. Percebemos que o medo quando nos incapacita a vivenciar nossas atividades cotidianas se torna patológico e merece atenção para que não acarrete mais prejuízos sociais e pessoais. Desta forma para o medo patológico temos intervenções no âmbito psicoterápico e/ou psiquiátrico. Sugiro que faça uma avaliação psicológica para ver qual é a indicação de seu caso. Atenciosamente, Leidiane Rosa.

Leidiane Rosa da Silva Neuropsicóloga e Psicóloga Psicólogo em Goiânia

8 respostas

8 FEV 2016

Ana , o medo é essencial a vida , ele nos protege e nos deixa alerta quanto a alguns perigos. O que deve ser observado é o grau deste medo e se ele esta trazendo prejuízos , paralisando você e te impedindo de fazer coisas rotineiras. No seu caso sugiro que você busque urgente apoio psicológico para uma avaliação mais aprofundada e avaliar se será necessário uma intervenção psiquiátrica.

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

8 FEV 2016

ola ana paula!!!!! saudaçoes!!!!!! recomendo á vc procurar um psiquiatra p avaliar melhor seu quadro e tb procurar um psicologo p te acompanhar,ok? meu nome é sandra elena carosio-psicologa e hipnologa.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

7 FEV 2016

Boa noite, Ana!

Esse medo exagerado que você relata, tem características que indicam que você esteja com "Síndrome do Pânico". Como o nome mesmo já fala "panico" de algo, medo que paralisa nossas ações. Existe formas de tratá-la. Talvez seja interessante você buscar um psiquiatra junto com um psicólogo.Nesse primeiro momento a terapia medicamentosa faz-se necessária para ajudar neutralizar a ansiedade que desencadeia a partir do das crises de pâncio e junto a isso buscar a Psicoterapia (psicologo).

Espero ter ajudado,

Francisca Vieira
Psicóloga Clínica e Terapeuta emocional.

Consultório Particular de Psicologia Francisca Vieira Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

6 FEV 2016

Ana Paula, boa tarde. Ana, o medo tem uma razão e uma causa para estar te incomodando. Tratar o medo sem conhecer suas origens pode resultar em gasto de tempo e dinheiro desnecessário.
A regressão, nesses casos, é a ferramenta mais adequada. É através do próprio medo que vc vai encontrar a solução do problema.
Tratar o medo com medicamento é Tratar sintoma sem tratar a causa.
Boa sorte.

João Francisco Grecchi Pismel Psicólogo em Cerquilho

2 respostas

5 FEV 2016

Boa tarde, Ana Paula.

Procure um psicologo e fale a respeito de suas angustias.
Qual a sua cidade?

Carla Avolio Psicólogo em Niterói

2 respostas

5 FEV 2016

Olá Ana Paula
O medo é uma das emoções naturais do ser humano, muito importante para a sobrevivência e a manutenção da raça sobre a Terra. Porém, quando tão exacerbada como você descreve, se trata de pânico, descrita como um quadro clínico e que portanto é passível de ser trabalhada em psicoterapia e com muito êxito.
Você deve procurar um psicólogo antes que se agrave ainda mais o seu quadro. Ele poderá, junto com você, verificar a necessidade de que também um psiquiatra entre em ação ou não.
não se trate somente com medicação pois os sintomas desaparecem mas a causa do problema fica sem ser elaborada e por este motivo, pode voltar.

Boa sorte
Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

5 FEV 2016

Ana Paula, se esta sentindo que o seu medo esta tomando proporções maiores, sugiro que inicie um acompanhamento de um psícólogo ,para que possa fazer a sua analise e verificar se terá necessidade de lhe encaminhar para um outro profissional, antes que os sintomas se fortaleçam ainda mais.
um abraço!
Psicóloga Tamires Macedo

Psicóloga Tamires Macedo Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

5 FEV 2016

Olá Ana Paula. Provavelmente deve ser a síndrome do pânico, que tem feito muitas pessoas sofrerem, são os efeitos colaterais da nossa sociedade nada natural. O bom é que têm jeito. Todas as linhas terapêuticas vão trabalhar com o medo, mas pense na possibilidade de usar uma medicação também, com orientação médica, durante esta fase mais difícil, pois há sintomas de paranoia e isto deixa qualquer inseguro e tenso. A terapia corporal reichiana trabalha com interpretação psíquica aliada à leitura e intervenção corporal e isso pode trazer um alívio mais rápido aos sintomas corporais, até que se libere os motivos inconscientes. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

5 FEV 2016

Você parece estar tendo episódios de pânico. Antes de mais nada, procure um psiquiatra para conseguir estabilizar os sintomas. Depois procure um psicólogo, eu recomendaria uma terapia comportamental para entender quais fatores ambientais favoreceram essa condição, para que seja possível alterá-los ou neutraliza-los.

Abraços

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

5 FEV 2016

Boa tarde, Ana!
Sugiro que procure ajuda de um(a) psicólogo(a) para primeiramente acolher o seu caso, e, em seguida dar o direcionamento adequado, pois são necessárias mais informações a respeito da situação.
Att,
Vanessa Almeida
Psicóloga clínica

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

5 FEV 2016

Boa noite Ana Paula, os sintomas que descreveu apontam algumas direções, entre elas, TEPT (transtorno de estresse pós traumático) ou até mesmo a síndrome do pânico. É preciso que vc procure um psicólogo para ter um diagnóstico mais preciso. Estou sempre a disposição!

Felipe Vasconcelos Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

4 FEV 2016

Boa noite! O medo exagerado pode ocultar outras patologias psicológicas tais como, fobia, depressão, síndrome do pânico, entre outras, é necessário que você busque auxílio psicológico para tratar, tendo em vista que isto está te incomodando, a terapia cognitivo comportamental é a abordagem mais eficiente em tais casos, trazendo resultados mais rápidos, consulte um Psicólogo.

Cristovia Paes de Souza Psicólogo em São Paulo

15 respostas

4 FEV 2016

Ana Paula, o tratamento mais fácil e rápido é a terapia cognitivo comportamental. Procure uma psicóloga dessa abordagem e você vai se sentir melhor. Que bom que está procurando ajuda logo, pois se a ansiedade não é tratada, ela tende a aumentar e espalhar para outras situações. Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

4 FEV 2016

Olá Ana Paula. Sem dúvidas, um suporte psicológico pode lhe auxiliar a superar e compreender estes medos. Sugiro que verifique profissionais Terapeutas EMDR. Estes tem apresentado uma perspectiva muito boa com fobias. Á disposição, Psicóloga Camila Tacca.
Chapecó.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

4 FEV 2016

Olá, Ana Paula
Se esse medo está causando algum tipo de prejuízo significativo nas suas relações sociais, de trabalho ou em outras dimensões da sua vida é sinal de que você deve procurar um profissional para realizar um acompanhamento.
A sua procura aqui já é um ótimo indicativo e um primeiro passo, mas, indico que você procure um profissional pessoalmente. Não há motivos para enfrentar tudo isso sozinha e existem profissionais competentes e capacitados para lidar com isso junto de você.
Abraços

Psicóloga Daiana Rauber Psicólogo em Itajaí

4 respostas

4 FEV 2016

Primeiramente definir o grau desse medo e analisar se ele está fora da faixa de normalidade. Pode ser temor, medo, fobia até pânico.
Existe tratamento sim de vacordo com o grau de desconforto causado.

Eliel Diniz Psicólogo em Curitiba

3 respostas

4 FEV 2016

Ola Ana Paula
O medo embora seja um mecanismo de defesa do organismo em resposta a um perigo real. Todavia é um sentimento desconfortável, mas importante para a sobrevivência do ser humano, pois possibilita que a pessoa esboce uma reação a situações de perigo. O medo vem acompanhado por uma ansiedade, reação ao perigo. O medo pode também ser patológico, ou seja, pode ser o sisntoma de alguma doença pré-existente e aí é prejudicial a saúde porque a pessoa não consegue controlar os estímulos gerado pelo pensamento, e aí gera um grande sofrimento e compromete o desempenho da vida. Por isso recomendo que você trabalhe esse medo com um psicólogo numa terapia.
Atenciosamente, Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

3 FEV 2016

Oi Ana Paula, boa tarde. Você pode estar desenvolvendo uma crise de ansiedade séria, oriento que procure atendimento psicológico para avaliar o seu estado. Existem tratamentos específicos para o seu caso como por exemplo a Terapia Cognitiva Comportamental. Estou à sua disposição para maiores informações. Cuide de você!
Abraços

Gilmara Coutinho Wolkartt Psicólogo em Vitória

7 respostas

3 FEV 2016

Bom dia Ana Paula!
Considero um aspecto muito importante você ter observado como tem se sentindo nesses últimos tempos, assim como, conseguir especificar todos os sintomas.
Existe tratamento para sua demanda.
No início do tratamento, o profissional psicólogo irá conhecer aspectos de sua vida de modo geral, e aos poucos especificando diante da sua demanda.
Isso permitirá observar e compreender os motivos e situações que possam estar interferindo no seu bem - estar, e assim estar apresentando-os a você.
O que acontece, por vezes, é que não conseguimos nos dar conta do que está nos perturbando. Por isso procurar auxílio é fundamental e um passo muito importante.
No momento em que o psicólogo consegue entender o que está acontecendo, se delimita e propõe formas de tratamento, diante da linha teórica que cada profissional segue. Se necessário, acontece indicações para outros profissionais, tendo em vista a melhor forma de tratamento e adaptações que se possa oferecer.
Espero ter ajudado.
Araços!

Consultório de Psicologia Karine Velasco Psicólogo em Santa Maria

2 respostas

3 FEV 2016

Bom dia, Ana Paula!
Existe tratamento sim. Recomendo que você busque algum profissional na sua região para poder falar a respeito desses medos e juntos tentarem elucidar e trabalharem essas manifestações, os contextos, as situações que disparam esses medos. E se for necessário, o psicólogo poderá encaminhar você a um psiquiatra para um possível tratamento medicamentoso para amenizar esses sintomas ansiosos. Vale ressaltar que o fator medo não é algo totalmente negativo, pois é uma forma de nos preservarmos, de nos protegermos de agentes externos ou de situações que colocariam em risco nossa vida. No entanto, pelo seu breve relato, esses medos ultrapassaram os limites do equilíbrio na sua vida e estão exacerbados, podendo vir a acarretar no comprometimento de sua vida social, laboral, emocional. Viver em estado de alerta e medo constante não é saudável.
Atenciosamente,
Giselle

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus