Por que eu copio, sem querer, o jeito de uma pessoa?

Feita por >Ewerson · 10 fev 2017 Psicologia social

Eu sou diácono de um igreja evangélica, toda vez que eu vou pregar eu gosto de ver um vídeo de algum pregador no YouTube, só que quando eu vou pregar eu acabo, inconscientemente, falando e gesticulando com jeito do pregador. Queria saber pq isso acontece, e como corrigir.

A melhor resposta 11 FEV 2017

Oi, Ewerson, como vai?
Primeiramente, não há nada de errado nesta duplicação gestual à qual chamamos de Mímica, ou Rapport. É muito comum, quando espelhamos o comportamento de alguém a quem temos de modelo, imitar seus gestos e maneirismos.
Siga exercitando, e uma hora vai desenvolver os seus próprios trejeitos.
Isto é prática. nada a ver com insegurança.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

13 FEV 2017

Ewerson,
O espelhamento e imitação de alguém, além de ser uma ótima forma de elogio, é também uma maneira de se colocar no lugar do outro e obter crescimento pessoal. Imitar alguém que você admira ou tem como modelo é a forma mais rápida de aprender qualquer coisa. É assim que aprendemos sobre o mundo, a falar, andar e interagir com os outros quando somos bebês.
Não há problema!

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

13 FEV 2017

Isso é comum para todo mundo. Só significa que você apreciou algo no que viu. Como você disse, é muito inconsciente e automático, então para não fazer igual é necessário treinar consciência corporal, como se fosse um ator. Minimamente, faça pregações na frente do espelho e se avalie.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

11 FEV 2017

Ewerson, pode ser alguma insegurança sua, e aí você acaba se espelhando em outras pessoas que são referência na sua área, ou seja, você acaba fazendo o que sabe que funciona. Até aí não há grandes problemas. Procure acompanhamento psicoterápico, pode te auxiliar com suas inseguranças e te proporcionar mais autenticidade no seu trabalho. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo