Por que estou nesse mundo ainda?

Feita por >Junior · 22 abr 2023 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho 28 anos ,não é nessa idade que eu devia chegar ápice da juventude? Por que isso é tão chato? Se Deus existisse mesmo , eu perguntaria pra ele ,quais são seus planos para mim? Por que me pôs no mundo?
Eu não consigo arrumar emprego ,não tenho amigos ,nunca namorei ,não sei o que é amor e ser amado ,gosto de viver em silêncio no meu quarto sozinho sem ninguém mim perturbar ,as vezes não tenho vontade de viver mais ,também preciso pensar no sofrimento da minha família. Mim sinto tão vazio e pensamento cheios mil loucuras. Qual a razão de viver nesse mundo? Estou tão cansado ,só quero dormir, acordar e dormir de novo .

A melhor resposta 24 ABR 2023

Olá Júnior, você parece cheio de muitas dúvidas existenciais. Pelo seu breve relato percebo muitas ausências na sua vida e o peso que essas ausências deixaram em você, mas para além disso também é claro o seu humor deprimido e a falta de energia e motivação para encarar a vida. Nem sempre as pessoas se dão conta de que esses pensamentos negativos constantes, de que essa falta de prazer e vontade podem ser sintomas de um quadro depressivo. Nesse estado é comum um questionamento constante acerca da própria existência e uma visão muito pessimista e negativa da vida. Também é comum o sentimento de não querer existir mais, o desejo que a morte venha e acabe com tudo. Em virtude disso é recomendável que busque o quanto antes atendimento psicológico para poder ser avaliado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

24 ABR 2023

Olá Junior, espero que esteja tudo bem com você.

Algumas vezes em nossas vidas passamos por períodos que nos convidam a rever nossas posições, nossos pensamentos, nossos objetivos e nosso planejamento. Esses períodos podem vir acompanhados de sentimentos que nos causam algum tipo de dor, tristeza, frustração e outros mais. São períodos de reflexão, e questionamento, como os que você está tendo, e esses questionamentos devem te mobilizar para que você obtenha as respostas que busca, e também para que você comece a enxergar a vida com outras possibilidades, e a si próprio também. Talvez você precise de mais autoconhecimento, para compreender como pode desenvolver melhor suas potencialidades, e usá-las para seu próprio desenvolvimento pessoal. Adquirindo mais autoconhecimento você poderá, por exemplo, entender como pode desenvolver suas capacidades em direção a um emprego que goste, ou alguma área que você deseje estudar, além de compreender como pode construir relacionamentos positivos com as outras pessoas. Procure ir preenchendo esse vazio que sente, com informações e conhecimentos que possam ser úteis para seu desenvolvimento, que possam ir dando sentido aos poucos para sua trajetória. Buscando agir dessa forma, você vai começar a ter a chance de entrar em contato com o sentimento de realização pessoal, fruto do conhecimento de seu propósito de vida. Não deixe que esses questionamentos te paralisem, mas que eles possam sim te motivar a buscar aquilo que é importante para você e para seu desenvolvimento. Se você está vivenciando isso a muito tempo, não deixe de buscar um Psicólogo para te auxiliar neste momento. Com esse profissional, você será capaz de ampliar seu autoconhecimento, e buscar outras formas de experimentar a realidade, que possam ser mais positivas e te trazer mais benefícios em seu desenvolvimento. Existem muitas possibilidades ainda a serem exploradas, e você pode ainda encontrar incríveis oportunidades nessas possibilidades., o que pode mudar sua vida radicalmente para melhor.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

23 ABR 2023

Olá Junior. Muito bom você solicitar ajuda e apoio psicológico para sua severa crise existencial. Quando as questões tais como você descreve se tornam recorrentes nos pensamentos de um indivíduo, os sentimentos de tristeza e frustração também se acentuam. E, como não poderia deixar de ser, surge o grande vazio no seu interior. Dentro desse pedido seu de socorro, há algo interessante a se observar referente à última frase do seu apelo; "estou tão cansado, só quero dormir, acordar e dormir de novo". Isto evidencia um desejo em seu subconsciente de se movimentar para sair desse quadro de melancolia com traços depressivos. Tome a decisão mais certa e objetiva para você mesmo: busque imediato acompanhamento psicoterapêutico.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada terapêutica e esclarecer dúvidas inerentes ao seu processo. É só entrar no app e fazer sua solicitação. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

23 ABR 2023

Olá Júnior! Que bom que você escreveu. Sem perceber, muitas vezes, alimentamos, com nossos hábitos, exatamente o que não queremos. Todo ser humano, toda pessoa, é encantadora, rica de possibilidades e potencialidades. Certamente em você estão adormecidas muitas possibilidades. Ficar no quarto, sozinho, em silêncio, sem ninguém perturbar, é certeza de resultado ruim. Não se esqueça que casa, quarto, televisão, geladeira, internet, celular, redes socias, é invenção cultural, não é da natureza humana. Inventar soluções, modificações, sim. Vamos inventar soluções para você. Trabalho é algo que, desde que não fiquemos escolhendo no início, será razoavelmente fácil conseguir. Namorada é algo que é da natureza humana. Basta você ser natural, você mesmo, agindo com harmonia interna, vivendo sua espontaneidade, sem forçar as coisas, será visto e percebido com alguém interessante. Todos somos carentes, queremos companhia. Todas as mulheres também. A nossa maior beleza está em sermos nós mesmos, de forma respeitosa com os outros, sem querer ser o que não somos; sem querer agradar a enganosas expectativas sociais.
Com certeza, você conta com enormes potenciais e possibilidades.
Será aconselhável que conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para que organize os primeiros passos dessa caminho expansivo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8651 respostas

23 ABR 2023

Cada um caminha no mundo de acordo com seu próprio tempo. Se apegar ao caminho dos outros, que muitas vezes nos colocam como sendo o “ideal”, é talvez uma violência. Nenhuma comparação neste sentido faz bem.
Cada um tem seu tempo e sua história de vida e não há como fugir disso.
Qual o sentido da vida? Me parece que você tem se perguntado isso. O sentido da vida é o sentido que você precisa encontrar nela.

Gustavo Vinicius Psicólogo em Curitiba