Por que ela é tão rígida assim, sendo que não precisa. Será ciúmes?

Feita por >Anonimo678 · 16 mai 2024 Abordagem psicológica

Bom, a minha sogra é uma pessoa difícil de lidar. Porém, comigo ela sempre é atenciosa e “boazinha”, inclusive até meu namorado já me disse que com o povo de fora ela é boazinha, mas com o pessoal da casa dela ela é totalmente o contrário. Ai, com ele ela é bem rígida, Tudo que ele faz ela repreende, briga, até quando estou lá, e fico sem jeito. Além disso, ela diz que incomoda ele vir aqui aos domingos ou dia de semana. (Ele não vem sempre não, e aos sábados ele trabalha).
Já percebi que ele não me chama muito pra ir pra lá, ele sempre quer vir pra cá. As vezes quando estou lá sinto que estou incomodando, e ela com certeza acha que incomoda o filho dela vir aqui em casa porque incomodaria eu ir lá na casa dela.

Mas, o que aconteceu foi que esses dias ele veio aqui em casa, ela disse pra ele voltar as 18:00PM, mas ele chegou aqui umas 16:30PM (após o trabalho). Então pedi pra ele ficar até as 20:00, e ele quis ficar, mas se ele dissesse que não podia ficar mais, eu entenderia. Então, ele ficou aqui até esse horário ( e não tem problema algum, não incomoda ninguém aqui em casa, e como falei: ele não vem aqui todo santo dia). Aí a mãe dele disse que ele tava incomodando o pessoal aqui de casa e bla bla. Quando ele voltou pra casa dele, ela disse um monte pra ele, disse que ele não ia sair esse final de semana (ou seja, não ia me ver), também que agora ele anda dando trabalho pra ela, que ele tem que fazer as coisas em casa. E pra piorar tudo, junta a mãe e a irmã dele para ficar falando um monte pra ele, mandando ele fazer comida, dobrar roupa, não ir fazer academia porque ele tem que arrumar a casa. E essa cobrança deixa ele mal.

Ela quer que ele faça tudo em casa, sendo que ele trabalha, todos eles trabalham aliás. Não entendo porque as duas pegam tanto no pé dele. Ele é uma boa pessoa, não faz nada de errado, todos eles estão cansados, porque só ele tem que dar conta de tudo? Porque a irmã dele pode agir como se fosse a mãe dele também?

Essa irmã dele é mais velha e ajuda menos em casa, como disse: as coisas pesam sempre mais nas costas dele, porque junta as duas para cair matando em cima dele. A irmã dele tem mais tempo, acorda mais tarde pra ir pro serviço, mas ainda assim ele que tem que dar conta de tudo. Ele tem 18 anos, mas como mora com elas, fica difícil, tem que obedecer mesmo. O trabalho dele é pesado, ele acorda às 4:30 pra chegar só de tarde. Então, essas regras e cobranças dela(s) sobrecarregam ele, porque elas falam um monte, por muitos minutos. Ficam falando muito no ouvido dele, até no whats. E elas pegam no pé dele por coisas bestas, ficam cobrando ele por coisas que não fazem sentido.

Um exemplo: vou resumir, esses dias eles foram pra casa de um parente. Ai tinha um primo dele que os pais dele iriam levar até a casa dele, ai ele não quis ir junto porque no carro já iriam muitas pessoas. Então, dirigindo foi o cunhado dele, ai foi também pai, irmã, bla bla. Mas aí, depois juntou a mãe e a irmã pra falar um monte pra ele que ele deveria ter ido levar esse primo sim, que não sei oque. Levaram a sério isso, e caíram matando em cima dele. Enfim, tem Muitas situações.

Outra coisa: sou tímida, e não consigo ficar conversando muito. Para eu me soltar requer tempo. E meu namorado disse pra eu falar mais com ela porque ela pensava que eu não gostava dela e etc. Enfim, não sei se ela tem ciúmes do filho dela, ou oque. Mas tá sendo bem complicado, ele está mal, e ela é Muito brava. O que eu faço? Sinto uma cobrança excessiva sobre mim para ser “amiga” dela, e já percebi esse jeito dela de repreender ele em tudo, e acaba me trazendo uma certa imagem sobre ela. Não só isso, essas coisas acabam refletindo na nossa relação, já que mal nos vemos. Enfim…

A melhor resposta 17 MAI 2024

Olá!

É complicado determinar o motivo da mãe dele ser tão rígida sem conhecer mais sobre o contexto de vida dela, mas muitas mães são rígidas e controladoras por motivos diversos, como proteção excessiva, ciúmes, não conseguir lidar com uma maior liberdade e independência emocional do filho, etc.

E, quando alguém novo, como no seu caso, entra na dinâmica familiar, pode intensificar ainda mais essa insegurança e atitudes dela para sentir que mantem o controle - como decidir até que horas o filho poderá ficar na sua casa.

Mas nada disso reduz a pressão que você vem sentindo. Compreendo como pode ser difícil tentar se aproximar dela considerando a forma como ela se comporta e o receio de ela reagir mal a ti. Contudo, busque entender a perspectiva da mãe dele, mesmo que pareça difícil. Tente conhecer um pouco da história de vida dela - compreendendo um pouco mais o motivo de ela ser como é poderá te ajudar a sentir mais empatia e aproximação na relação com ela.

Ainda assim, é importante manter limites saudáveis para proteger sua saúde mental. Promova seu autocuidado e tenha momentos de descanso e lazer para equilibrar com o estresse dessas situações.

Se você sentir necessidade ou diante do sofrimento, considere buscar ajuda profissional para encontrar esse equilíbrio e manter sua saúde.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

172 respostas

20 MAI 2024

Nada pode fazer e o problema não é a mãe dele oi irmã, ou...
Ele permite essa intromissão, ele se coloca para servir os outros, ser capacho delas e elas querem te ensinar como agor com ele.
Ele já tem 18 anos e pode iniciar ser responsável pela sua forma de ação e reação. Enquanto ele não cortar o cordão umbilical psicológico com a familia dele, sempre vai ser manipulado, pode até se queixar, mas se coloca como vítima.
Responsabilize ele por essa situação. Se ele quiser outros resultados na vida dele, precisa se dar conta disso.
Precisa de Terapia
Abraços.

6190 respostas

18 MAI 2024

Olá!

Agradeço por compartilhar essas questões tão complexas e delicadas sobre o relacionamento com sua sogra e como isso está afetando você e seu namorado. É compreensível que você se sinta sobrecarregada e pressionada por essa dinâmica familiar.

Primeiramente, é importante reconhecer a necessidade de respeitar seus próprios limites e conforto social. Você não precisa se forçar a estabelecer uma intimidade artificial com sua sogra, mas pode demonstrar respeito e interesse genuíno por ela. Lembre-se de que o desenvolvimento de relações familiares saudáveis leva tempo e pode ser uma jornada gradual.

Quanto à dinâmica familiar em si, sugiro encorajar seu namorado a ter uma conversa honesta com sua mãe e irmã sobre como as cobranças e críticas constantes estão afetando negativamente a ele e ao relacionamento de vocês. Ele pode expressar suas necessidades e expectativas de maneira clara e respeitosa, estabelecendo limites saudáveis ​​e buscando apoio individual ou familiar, se necessário.

Vocês dois formam uma equipe e podem enfrentar esses desafios juntos, com paciência, comunicação aberta e apoio mútuo. Se necessário, estou aqui para oferecer orientação e suporte durante esse processo.

Atenciosamente,
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

17 MAI 2024

Primeiramente, obrigado por ter expressado seus sentimentos, pode parecer pouco, mas muitas vezes as pessoas deixam passar esses pequenos detalhes, é preciso coragem para pedir ajuda e expressar seus sentimentos principalmente com quem você não conhece, por isso, valorize o próprio esforço que faz para manter o seu relacionamento.

O individuo é constituído por diversas mascaras sociais: você age com o seu namorado de forma diferente da qual age com a sua mãe por exemplo, no modo de falar, de interpretar e etc. No seu relato, as diversas relações envolvidas, estão nutrindo diferentes expectativas pessoais na outra pessoa, o que quero dizer com isso: a mãe dele espera que ele seja algo diferente, ela espera que você seja diferente, você espera que ela seja de outra forma (não estamos falando sobre serem pessoas boas ou ruins, apenas de esperarem diversas coisas uns dos outros), e o conflito vem no momento em que as partes percebem que o outro não esta mudando ou não é aquilo que quer.

Por que eu resolvi esclarecer isso antes: por que a comunicação é um fator primordial para uma convivência saudável, saber o que esperar e o que é preciso fazer, seja através de um combinado, uma rotina organizada, ou até mesmo de uma conversa de desabafo, pode resultar em uma melhora no ambiente.

Você citou a timidez, mas é algo que te incomoda e que te faz se sentir estagnada? Se sim, recomendo que faça exercícios mentais ou até mesmo em voz alta, de conversar sobre aquilo que você quer falar, estar preparado é a principal ferramenta para quem é tímido, por que você passa do papel de precisar improvisar e lidar com o inesperado, para o papel de alguém que vai “atuar” diante do que treinou, e quando o que você treinou já tiver acabado, o choque do encontro já vai ter sido amenizado.

Vou introduzir um novo tópico mesclando com a ferramenta anterior: uma ótima ferramenta para que você conquiste a empatia dela, que ela deixe de te colocar em posições conflituosas, é fazer perguntas, pergunte o máximo que puder para ela, as pessoas se sentem bem quando percebem que alguém tem interesse nelas, então vamos para um exemplo utilizando a ferramenta 1 ( o treino da timidez ) e a 2 (perguntar para gerar empatia).

No próximo final de semana você decide que quer se aproximar mais dela, durante a semana, você pensa em quais tipos de pergunta a faria se empolgar com uma conversa, ela gosta de comida caseira? Ótimo, então pense: como posso introduzir o assunto? Repita várias frases de introdução e crie uma pergunta: “enquanto vínhamos para cá passamos de frente para uma lanchonete, tinham pães caseiros, pensamos em trazer para você, você gosta desse tipo de comida?” A demonstração do seu interesse e a empolgação dela por um assunto que interessa a ela, fará com que ela mesma mantenha a conversa, ela terminou de te responder? “Qual comida caseira você mais gosta? Jura, minha avó também..” - “ quem te ensinou a fazer essa ai?” E etc…

Sobre o conflito familiar do seu namorado, lembre-se sempre: você esta em um “ambiente externo”, evite pensar no que “eu tenho que fazer”, por que tudo de errado recairá sobre você, aconselhe seu namorado a demonstrar que esta insatisfeito com a rotina da casa, que o afeta sentimentalmente e que precisa de organização, uma listinha de tarefas já deve ser um ótimo começo, mas isso DEVE partir dele e não de você.

Espero que possa ter te ajudado com o básico, é claro que toda situação precisa do contexto completo e que é preciso muito tato e cuidado para lidar com situações emocionais, por isso cabe a você ajustar e decidir quais palavras e conceitos servem para o seu caso.

Um forte abraço e boa sorte!

Maicon Peterson Neves dos Santos Psicólogo em Goianésia

2 respostas

17 MAI 2024

Bom dia, Anonimo678! Obrigado por escrever. Você coloca uma questão, mas vou direcionar a reflexão para outra área que me parece mais enriquecedora. Começarei com objetividade. Certamente que tua sogra, como mãe de um rapaz de dezoito anos, conta ao mesmo tempo com inseguranças dela, mas também conta com vivência e desejo de direcionar - segundo a visão dela - o filho. Você também conta com tuas inseguranças.
Vamos aos tempos atuais de nossa cultura: a sociedade é complexa, em nosso mundo temos que aprender muitas coisas que demandam muito tempo e amadurecimento. Queremos trabalho bem remunerado, queremos viajar, comprar coisas, casa, carro, tecnologia. Assim sendo, em média, até mais ou menos os vinte e sete anos de idade, nossas prioridades devem envolver entendimento da natureza humana e da cultura. Para isso, devemos viver prioritariamente, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos consistentes, trabalho comprometido, esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte e cultura. Os namoros, até os vinte e sete anos, devem ser secundários, muito mais para a amadurecer, conhecer as pessoas, entender as questões das relações amorosas sobre as relações apaixonadas. Os namoros precisam ser secundários.
Se desejar, estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços!

9121 respostas

17 MAI 2024

Olá,
A situação que você descreveu parece complexa e envolve muitas dinâmicas familiares e pessoais. Vamos tentar abordar algumas dessas questões.
Dinâmicas Familiares e Comportamentais
1. Relação Mãe-Filho:
- Muitas vezes, mães podem ser rígidas ou controladoras por diversas razões, como medo de perder o controle, proteção excessiva ou dificuldades em lidar com a independência dos filhos. Isso pode se intensificar se ela sentir que a dinâmica familiar está mudando com a presença de uma pessoa nova, como você.

2. Ciúmes:
- É possível que haja uma certa dose de ciúmes, especialmente se a mãe sentir que está "perdendo" o filho para outra pessoa. Esse ciúmes pode se manifestar em comportamentos rígidos e controladores.

3. Distribuição de Tarefas:
- A desigualdade na distribuição das tarefas domésticas pode ser uma fonte de estresse e ressentimento. Pode haver expectativas culturais ou familiares que colocam uma carga maior sobre ele.
Estratégias e Soluções
1. Comunicação:
- Tente conversar abertamente com seu namorado sobre como essas dinâmicas estão afetando você e o relacionamento. É importante que ele também sinta que pode compartilhar seus sentimentos e frustrações com você.

2. Empatia e Compreensão:
- Tente entender a perspectiva da mãe dele, mesmo que seja difícil. Mostrar empatia e tentar construir um relacionamento com ela pode ajudar a aliviar algumas tensões.

3. Limites Saudáveis:
- Discuta com seu namorado a importância de estabelecer limites saudáveis com a família dele. Isso pode incluir negociar um equilíbrio mais justo das responsabilidades domésticas e o tempo que ele passa com você versus com a família.

4. Suporte Externo:
- Considere a possibilidade de buscar suporte externo, como a ajuda de um terapeuta familiar, para mediar essas questões e ajudar todos a se comunicarem melhor e resolverem conflitos.

5. Auto-cuidado:
- Lembre-se de cuidar de si mesma durante esse processo. Estar em uma situação estressante pode afetar sua saúde mental, então é importante encontrar formas de desestressar e manter seu bem-estar.
Essa situação requer paciência, comunicação clara e, possivelmente, apoio externo para ser resolvida. É importante que tanto você quanto seu namorado se sintam ouvidos e apoiados enquanto navegam por essas complexas dinâmicas familiares.

Saudações,
Patrícia

Patrícia Prata Baldávia Psicólogo em Marília