Por que a minha mente imita os sintomas que eu vejo?

Feita por >Stela · 28 abr 2021 Psicologia clínica

Desde meus 11 anos gostei de pesquisar sobre transtornos mentais e coisas do tipo, mesmo 2 anos depois eu ainda continuava com esse hábito: todo dia antes de dormir eu entrava em vários sites pra ler sobre essas coisas.
Depois de um tempo percebi que eu começava a "imitar" os sintomas das doenças que eu tinha lido sem perceber, não importava qual era, minha mente me fez "ter" depressão, ansiedade, tics, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de personalidade limítrofe, transtorno explosivo intermitente e MUITAS outras coisas, todas elas duram no máximo 2 meses e no mínimo 2 semanas
Porque a minha mente "imita" esses sintomas que eu vejo?
Estou mandando isso aqui pois eu não sei mais quem eu sou de verdade, e isso está me incomodando demais

A melhor resposta 29 ABR 2021

Olá Stela! Grato por escrever. Benvinda ao mundo dos estudantes de Psicopatologia! Quando na faculdade, os estudantes se deparam com a disciplina de Psicopatologia (estudo das doenças psicológicas), há uma grande frequência de identificação com o quadro das diversas doenças por parte de muitos estudantes. Essa modalidade de estudo apresenta particular atrativo e potencial para identificação.
De certa forma podemos dizer que as pessoas colhem o que plantam. Uma pessoa que se dedica por horas, todos os dias a estudar Russo, com o passar do tempo, aprenderá Russo.
Agora é hora de você contemplar outras áreas da tua vida, organizando rotina saudável, temperada, diversificada de vida, considerando atividade física, sono, socialização, esportes, lazer, dentre outros aspectos.
No futuro, o saber acumulado de Psicopatologia, com o fortalecimento da tua inteireza, da tua normalidade, poderá ser acomodado de jeito útil, saudável, adequado.
Hoje, sendo possível , será recomendável, que você possa ponderar de forma mais aprofundada e científica, com a ajuda de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia: fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

1 MAI 2021

Stela. É natural ler sobre um sintoma e achar que se encaixa. Mas talvez vc esteja passando muito tempo.
Não tem como diagnosticar. Mas parece q vc é hipocondríaca.
Se desejar fazer terapia sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 ABR 2021

Olá Stela!
É um aspecto comum da mente introjetar aspectos de pessoas que admiramos, gírias, etc.
Isso também pode ocorrer com conteúdos que nos impressionam mas é interessante você perceber que sua mente sempre a coloca na posição de "doente".
Este movimento pode estar relacionado a alguma insegurança ou uma necessidade de ser cuidada.
A psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento poderá auxiliar e aprofundar nestas questões.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo